Entrevista: Alagoinhas: prefeito fala sobre gestão e manda recado para oponentes

Alagoinhas: prefeito fala sobre gestão e manda recado para oponentes

 (Entrevista realizada pela equipe do Bocão News, e pulblicada no mesmo no dia 31 de junho de 2012)

Por: Fabíola Lima

Foto: Roberto Viana // Bocão News

 
Confiante nos resultados de sua gestão como prefeito de Alagoinhas, Paulo Cesar Simões (PDT) arrepende-se apenas de investir pouco na saúde do município e leva soluções para seu plano de campanha na busca da reeleição. Em entrevista ao site Bocão News ele relata o desenvolvimento industrial da cidade, garante que não brinca de ser político e relata emocionado: “já fui pedreiro, motorista, vereador, deputado, em tudo aprendi algo importante. Fui escolhido pelo povo e devo honrar este posto sem soberba, mas mostrando para a oposição que posso continuar”.
 

Bocão News: Como foi o começo de sua história política?
Paulo César: Nós começamos aqui em uma tremenda batalha quando eu comecei a entender que seria político.
Eu venho de uma família de vinte irmãos e nunca imaginava ser político. Cheguei a ser vereador duas vezes, deputado estadual também duas vezes.

 











BN: E como foi sua experiência como vereador e deputado?
PC: Foi uma experiência muito boa. A maior faculdade que eu tive em minha vida foi ser vereador. Isso me fez ser simples, humilde e muito correto com as pessoas. E por isso o povo de Alagoinhas me fez prefeito. Eu fiquei surpreso porque na época eram muitos opositores, mas hoje reconhece e batem palmas, porque segundo os empresários um dos prefeitos mais empreendedores da Bahia está aqui em Alagoinhas. Não quero citar nomes, mas hoje eles batem palmas para mim. Eu sempre disse que iria administrar com os melhores, haja vista que nos somos a sétima cidade da Bahia. Por isso temos ótimos técnicos. Por isso estamos felizes com o trabalho que realizamos na saúde, educação e no social. Em apenas três anos e meio de governo só não vê os avanços quem não quer. O nosso grande objetivo é criar empregos e melhorar a renda em Alagoinhas.  

BN:
Quais os recentes avanços com relação a atração de industrias para a cidade?
PC: A indústria São Miguel está para inaugurar, assim como temos uma indústria americana para atender a Schincariol e outras empresas que estamos trazendo como a Itaipava e a Coca-Cola, que está bem encaminhado. Par tudo isso temos o apoio do governador Wagner, que dá os incentivos estaduais e nós damos a isenção municipal. Nos esforçamos pra trazer franquias como Subway, Bobs, Americanas, etc. Estou tratando com a Le Biscuit e pra trazer um grande shopping para cá. 

BN: O senhor falou sobre o desenvolvimento da cidade. Quais foram as obras concretas?
 
PC: Nós nos reunimos com os secretários para requalificar as ruas, a cidade. Inauguramos mais de cinquenta ruas, requalificamos passeios, asfaltos, rede de esgoto, praças, etc. E não vai parar por aí, pois continuamos em ritmo acelerado. Estamos investindo também no loteamento Santa Terezinha. Trouxemos também para Alagoinhas 6.500 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. 

 























BN: Mas como o senhor conseguiu atingir esse patamar de obras e qual o valor do investimento?
 
PC: Nós temos que colocar pessoas certas nos lugares certos. Eu sei que Alagoinhas precisa de muitas coisas, pois deixaram heranças malditas para mim. Eu tenho vários projetos de cunho social, mas tempo é curto. Mas o segredo de tudo isso é a vontade política de querer ser um prefeito que as pessoas olhem nos olhos e agradeçam.

BN: Como o senhor figura nas pesquisas em Alagoinhas?
 
PC: Tenho pesquisas, mas isso não me envaidece. Estamos indo bem.
 
BN: suficiente para reeleição?
PC: Olha, temos muita humildade. A eleição é muito difícil e o adversário é muito perigoso.  

BN: O transporte público e o trânsito são pedras no sapato de muitos prefeitos. E aqui, como estão esses setores? 
 
PC: Nós encontramos uma frota de ônibus sucateada. Nós trocamos ônibus, compramos – em parceria com o governo Federal – sete ônibus escolares. Todos com equipamentos modernos. Nós evoluímos muito com relação a isso. Quando nos entramos para a prefeitura, Alagoinhas tinha semáforos de quarenta anos atrás. Colocamos semáforos de primeiro mundo, moderno, digitalizado. Estamos modernizando a cidade. Vamos construir uma estação de transbordo e dar uma colocação melhor ao transito de alagoinhas

BN: E como a prefeitura age para dar segurança aos cidadãos?
 
PC: Demos um banho de luz em quase toda a cidade e isso melhora a segurança e consequentemente a qualidade de vida. A Guarda Municipal está modernizada, toda regulamentada para ajudar na segurança. Já estive com o governador Wagner e o secretário solicitando mais efetivo e câmeras para monitorar a cidade, não só no Centro, mas também nas periferias. Serão investidos R$ 500 mil para essa modernização. 

BN: Em muitos locais as manifestações populares perderam o fôlego. Em Alagoinhas, há o resgate?
 
PC: As festas populares sempre aconteciam, mas demos mais credibilidade. Resgatamos a micareta, investimos no São João local, com atrações regionais. Estamos evoluindo com relação a isso. 

BN: A seca afetou a rotina da cidade?
 
PC: Alagoinhas não é semi-árido, mas sofreu. Mas graças a Deus a chuva chegou. Tarde, mas chegou. Nós fizemos a nossa parte, levamos água aonde não tinha.

BN: Quais as principais ações da prefeitura com relação à saúde no município?
 
PC: O Brasil passa por problemas com a saúde, mas esse é um direito de todos. Temos que priorizar e para mim a saúde sempre foi prioridade Contratamos vários agentes de endemias para combate a dengue. Compramos quatro ambulâncias com recursos próprios para tender a zona rural. Lançamos agora a construção de duas UPAs e vou dar ordem de serviço pra construção de mais três postos do Programa Saúde na Família. O objetivo é desafogar os hospitais. Recentemente nós criamos o projeto do Samu regional. 

 













BN: Alagoinhas tem algum tipo de programa de saúde que evita a saída de moradores daqui para tratamento em outras grandes cidades?
PC: Olha, eu conversei com o governador Wagner e nós demos uma sacudida muito grande na requalificação do nosso Hospital Regional. Aqui não tinha aparelho de tomografia computadorizada, ressonância magnética, gerador de energia, etc. Tudo isso eu solicitei ao governador. Mas evitamos o máximo possível a ida de pacientes a outras cidades. Mas tem que ter o esforço de todos os governos.

BN: Quais os principais pontos de sua campanha a reeleição e o que pretende executar se ganhar?
 
PC: O primeiro passo é ganhar. A gente não pode brincar com a saúde. Vamos melhorar ainda mais a saúde em Alagoinhas. Vamos continuar com os projetos das UPAs, com atendimento 24h. Queremos criar mais postos de saúde e colocar médicos e medicamentos onde for necessário. 
 

A reportagem do site esteve nas ruas de Alagoinhas para conhecer as citadas execuções do prefeito e opinião de alguns moradores da cidade. 

Cleidiane Araujo, 20 aos e mãe de uma criança de seis meses afirma que tem há médicos nos postos de saúde e acredita na melhoria da cidade que há algum tempo estava abandonada: “antes não dava para sair nas ruas a noite. A violência tem em muitos lugares, mas parece que, ao menos, estão tentando mudar isso”

A vendedora Cristiane Mares, 38 anos, moradora do município há 2 anos, disse para a reportagem que o atual prefeito trabalha para a população. “antes esta cidade estava abandonada. Ele melhorou educação, saúde e as ruas estão com outra cara”

Para o guarda municipal, Maurício Cesar, 39 anos, a gestão do prefeito é de comemoração e expectativa de melhorias: “finalmente posso ver minha categoria com profissão regulamentada. Sou guarda, recebo salário e benefícios de minha profissão. Direito que buscávamos há mais de 16 anos. Mas, a saúde ainda merece atenção do prefeito, acredito que ela deva vir em primeiro lugar. Se o Brasil tem problemas nesta área, não me importa. Quero saber o que ele fará pela cidade onde moro”

Comemorando o sucesso nas vendas durante o São João, a comerciante Adelaide Lobato, 46 aos, disse que ainda aguarda mais do prefeito: “ele pode estar fazendo muito pela cidade, mas ainda há muito que fazer”

 

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário