A presidente Dilma Rousseff anda preocupada com as pesquisas que atestam avaliação negativa de governos petistas na corrida eleitoral para 2014, de acordo com informações publicadas pelo colunista Cláudio Humberto.
Segundo a publicação, as pesquisas apontam que os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do DF, Agnelo Queiroz, são os casos mais preocupantes. “Além dos três governos, que estão com dificuldades, o PT administra Sergipe, com Marcelo Déda, e Acre, com Tião Viana”, acrescenta o colunista.
Humberto conta também que o governador da Bahia, Jaques Wagner, desgastado por conta das greves dos servidores, está com a imagem mais suja que “pau de galinheiro”.
O colunista concluiu que Dilma já avaliou e “precisará de palanques fortes nos Estados para enfrentar os adversários hoje postos contra sua reeleição em 2014”.
(Bocão News)
MUQUÉM: POPULAÇÃO PROTESTA E GOVERNADOR CONCORDA
ResponderExcluira6f6f37217986e2e038ca10dd3fe8dd1
56f967c8e2132891bbf2fe5873d8f751
3c38e9b04ca81eb5bacdfe0430bfde43
Durante o I Seminário FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste, o governador Jaques Wagner presenciou a manifestação pacífica de populares sanfranciscanos indignados com a situação política que atravessa o município.
Empunhando faixas com palavras de ordem como “O povo quer o prefeito que elegeu”, “Muquém pede socorro” e “O prefeito do povo é Márcio Mariano”, os cidadãos que representavam uma população que, ansiosa, aguarda a decisão da justiça em sua mais alta Corte. Trajando preto em sinal de luto pelo que eles chamam de ‘morte da democracia’, os manifestantes roubaram a cena durante o evento realizado na cidade de Barreiras, no último dia 26.
A comunidade ainda espera a decisão final da justiça para que o prefeito seja definitivamente empossado. Márcio Mariano (PP) foi eleito por duas vezes (2012 e 2013), mas em virtude dos entraves jurídicos travados nos tribunais, ainda não pôde assumir o cargo de prefeito, que atualmente é exercido interinamente pelo Presidente da Câmara. A diplomação e a posse que estavam marcadas para o final deste mês foram suspensas e aguardam julgamento.
Em entrevista ao radialista Celso Tadeu (Kojac), da Dinâmica FM, o governador Jaques Wagner disse que tem pleno conhecimento da situação e como político acha que a interferência da justiça pode ser danosa ao processo democrático.
Enquanto a decisão não sai, a população reclama a falta de serviços essenciais como médicos e remédios, merenda e aula nas escolas da rede municipal, água potável, além da falta de pagamento dos servidores e ingerência dos recursos públicos. Segundo informações, o afastamento do atual gestor, Osmar Gaspar de Sena, deve ocorrer nos próximos dias. Certo é que o próximo prefeito encontrará inúmeras dificuldades para recompor a administração pública municipal.
Vale ressaltar a importância das várias manifestações de iniciativa popular realizadas no sentido de chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a inusitada situação política a que está sujeita a comunidade sanfranciscana. Os protestos como a marcha dos professores, a concentração em frente ao Fórum de Ibotirama, o minuto de silêncio em frente a prefeitura e o protesto em Barreiras têm surtido efeito e, somados às duas escolhas nas urnas, certamente antecipam o resultado dos tribunais, que jamais deve confrontar ou pôr em xeque, a vontade democrática da maioria.
FOTOS: Video Arte
Fonte: O Diário da Bahia
Mons.Bertolomeu Gorges
ResponderExcluirmaio 06, 2013
Atenção Sr. Governador do Estado da bahia Jaques Wagnwe!!
O senhor investiu tanto dinheiro em Bibliotecas Publicas.
E hoje a Prefeitura de Muquém sob o comando do Osmar Gaspar, acabam de desativar a Biblioteca Publica do povoado de Javí -Muquém do São Francisco, e levaram o computador, livros e equipamentos, mesas e cadeiras para um carcere privado,deixando os estudantes, escolas e famílias sem Biblioteca.Isto é o fim da picada. Pedimos providencias urgentes.Pelo que parece, o governo investe e a prefeitura desfaz do bom projeto.
Funcionário quebraram o cadeado e levaram tudo, restando o projeto nas gavetas da prefeitura, resta saber pra onde vai o dinheiro.???
Mons.Bertolomeu Gorges
Javí – Muquém – Ba.
MORADORA DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO NO OESTE DA BAHIA PEDE SOCORRO
ResponderExcluirOlá, venho até aqui movida por indignação e um profundo sentimento de impunidade. Venho aqui para pedir socorro, Ajude o povo da minha cidade. Moro hoje na (salvo engano) única cidade do Brasil onde o prefeito foi eleito duas vezes e não assumiu, em razão da falta de uma certidão que segundo entendimento de alguns Ministros do TSE nem deveria ter sido exigida, hoje, a oposição inconformada luta no TSE para que o prefeito eleito pela segunda vez não assuma a prefeitura sob a alegação de que ele deu nulidade ao primeiro pleito.
Como se não fosse o bastante, o município hoje é administrado pelo presidente da câmara que pertence ao grupo politico que perdeu as duas eleições, e vem administrando de forma corrupta e perseguidora, situações inimagináveis vem acontecendo, e por mais que as pessoas e os jornais locais denunciem (correio da Bahia foi um deles), nada aconteceu até agora. Temos um cenário de licitações milionárias atrasos nos pagamentos dos funcionários ligados ao candidato vencedor, transferência de funcionários da sede do município para a zona rural, atos de improbidade administrativa explicita que fora levados ao conhecimento do Ministério publico, até hoje estão sem resposta. O MP até pediu o imediato afastamento do Interino, mas isso faz um mês, e ele continua lá.
hoje o candidato derrotado nas eleições é um dos contratados da prefeitura e exerce (teoricamente) cargo de confiança, mas na verdade tem se apresentado aos munícipes como O PREFEITO, apresentando inclusive aos visitantes o seu gabinete de prefeito, sala que ocupa verdadeiramente.
A cidade de Muquém do São Francisco - BA, antes ganhadoras de vários prêmios pela bela administração, inclusive o Selo Unicef, hoje perdeu todos os benefício sociais, dentre eles o TOPA, imprescindível para o município e gerador de inúmeros empregos. Assim como a degradação tem atingido outros pontos como, falta de aulas nas escolas, ou aulas apenas até o intervalo do recreio, onde as crianças são dispensadas por falta de merenda, assim como os ônibus escolares que foram licitados sob o valor de mais de 2 milhões de reais pelo uso por 6 meses, e que não são usados por que a empresa que ganhou a licitação do combustível de mais de 1 milhão não tem fornecido porque a prefeitura não pagou o posto de gasolina, e nenhum outro vende a prazo porque a prefeitura não possui mais credibilidade.
A merenda da creche escolar não tem passado pela orientação de uma nutricionista, assim como faltam médicos, enfermeiro, dentre outros profissionais indispensáveis a população, sendo que os postos de saúde da zona rural fecharam as portas. Até mesmo os benefícios do bolsa família foram cortados pela incompetência de quem está gerindo o sistema, e com essa situação, a sobrevivência de muitos que dela dependia ficou extremamente comprometida.
A verdade é que minha cidade não tem mais que 3 mil habitantes, sendo que aproximadamente 9 mil residem na zona rural. Sendo assim, situações que para quem mora em cidades grandes são sem importância para nós, é o fim, e tem motivado muitas famílias a fecharem suas casas e procurarem outro lugar para morar onde um pobre e analfabeto (maioria em nosso município), possa viver com a dignidade que o Muquém não mais oferece.
Estamos sem ter a quem recorrer.
Estamos pedindo socorro.
Só pela repercussão da mídia poderemos conseguir alguma atitude da justiça.
Nosso candidato não é ficha suja. Ele só se enganou no momento de entregar uma certidão.
Mas é o povo que está pagando, o nosso povo ta sofrendo, tem gente que não tem nem a alegria e o sorriso sempre estampado no rosto. Por favor nos ajude!
texto de uma cidadã sanfranciscana que preferiu não se identificar