Brumado: vereador diz que cidade vizinha “rouba” moradores




Um vereador da cidade de Brumado, no Sudoeste da Bahia, resolveu polemizar na já incômoda situação de limites territoriais entre a cidade que o elegeu e a vizinha Aracatu. O edil José Carlos dos Reis (PDT) provocou e disse que Aracatu está “roubando” moradores de Brumado. A declaração bombástica foi feita na última segunda-feira (8) na Câmara de vereadores. O pedetista exibiu um mapa com os limites das duas cidades e disse que, de maneira irregular, Aracatu está registrando munícipes legais de Brumado. “Temos encontrado em Aracatu uma resistência em se respeitar os limites territoriais. Comunidades como Mirante, Tabuleiro, Descoberta, Passo, Passagem do Lajedo, são localidades que estão sendo cooptadas, ocupadas indevidamente pelo município”, explicou. O vereador explicou que Aracatu está registrando terras de Brumado como suas e, assim, os nascidos nestas localidades ocupam o território brumadense, mas acabam registrados no vizinho. Os problemas incluem também sedes de títulos eleitorais de cidadãos de Brumado em Aracatu. O objetivo de tudo isto, de acordo com o parlamentar, é aumentar a população de Aracatu, o que, com os registros do Censo, aumenta verbas de repasses federais do município. As informações são do Brumado Notícias.

(Informações do site Bocão News)

Um comentário:

  1. MUQUÉM: POPULAÇÃO PROTESTA E GOVERNADOR CONCORDA

    a6f6f37217986e2e038ca10dd3fe8dd1

    56f967c8e2132891bbf2fe5873d8f751

    3c38e9b04ca81eb5bacdfe0430bfde43

    Durante o I Seminário FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste, o governador Jaques Wagner presenciou a manifestação pacífica de populares sanfranciscanos indignados com a situação política que atravessa o município.

    Empunhando faixas com palavras de ordem como “O povo quer o prefeito que elegeu”, “Muquém pede socorro” e “O prefeito do povo é Márcio Mariano”, os cidadãos que representavam uma população que, ansiosa, aguarda a decisão da justiça em sua mais alta Corte. Trajando preto em sinal de luto pelo que eles chamam de ‘morte da democracia’, os manifestantes roubaram a cena durante o evento realizado na cidade de Barreiras, no último dia 26.

    A comunidade ainda espera a decisão final da justiça para que o prefeito seja definitivamente empossado. Márcio Mariano (PP) foi eleito por duas vezes (2012 e 2013), mas em virtude dos entraves jurídicos travados nos tribunais, ainda não pôde assumir o cargo de prefeito, que atualmente é exercido interinamente pelo Presidente da Câmara. A diplomação e a posse que estavam marcadas para o final deste mês foram suspensas e aguardam julgamento.

    Em entrevista ao radialista Celso Tadeu (Kojac), da Dinâmica FM, o governador Jaques Wagner disse que tem pleno conhecimento da situação e como político acha que a interferência da justiça pode ser danosa ao processo democrático.

    Enquanto a decisão não sai, a população reclama a falta de serviços essenciais como médicos e remédios, merenda e aula nas escolas da rede municipal, água potável, além da falta de pagamento dos servidores e ingerência dos recursos públicos. Segundo informações, o afastamento do atual gestor, Osmar Gaspar de Sena, deve ocorrer nos próximos dias. Certo é que o próximo prefeito encontrará inúmeras dificuldades para recompor a administração pública municipal.

    Vale ressaltar a importância das várias manifestações de iniciativa popular realizadas no sentido de chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a inusitada situação política a que está sujeita a comunidade sanfranciscana. Os protestos como a marcha dos professores, a concentração em frente ao Fórum de Ibotirama, o minuto de silêncio em frente a prefeitura e o protesto em Barreiras têm surtido efeito e, somados às duas escolhas nas urnas, certamente antecipam o resultado dos tribunais, que jamais deve confrontar ou pôr em xeque, a vontade democrática da maioria.

    FOTOS: Video Arte
    Fonte: O Diário da Bahia

    ResponderExcluir