Dona Canô é enterrada em Santo Amaro, na Bahia

Por G1 BA
Foto: Lílian Marques/G1
Caetano acompanha sepultamento da mãe em Santo Amaro da Purificaçã
Foi enterrado por volta das 11h (horário da Bahia), em Santo Amaro da Purificação, o corpo de Dona Canô, que morreu aos 105 anos na manhã de terça-feira (25). Os amigos e familiares se despediram da matriarca, mãe de Caetano e Bethânia, nesta quarta-feira (26), no cemitério da cidade. O corpo de Dona Canô chegou em cortejo que saiu da Igreja da Matriz após missa de corpo presente.
Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Além da família, estiveram presentes a cantora Margareth Menezes, acompanhada do marido; o presidente da Rede Bahia, ACM Junior; e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM).

A missa foi celebrada por Dom Giovani, bispo auxiliar de Salvador, e por monsenhor Valter Pinto, pároco da Igreja da Matriz. O Coral Miguel Lima, do qual Dona Canô já fez parte em Santo Amaro, apresentou-se durante a cerimônia.

A matriarca, de 105 anos, morreu na manhã de terça-feira, em casa, na companhia dos filhos após passar a noite de Natal com eles. Caetano e Bethânia acompanharam o velório da mãe, que começou na residência da família com acesso restrito aos mais próximos. Depois, outros amigos e admiradores tiveram acesso à cerimônia realizada no Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, no centro da cidade, onde o velório se estendeu até a manhã desta quarta-feira.

O corpo de Dona Canô saiu da casa da família no final da tarde de terça-feira em um cortejo até o Memorial marcado pela emoção e muitos aplausos. Caetano de Bethânia não falaram com a imprensa sobre a morte da mãe.

Dona Canô esteve internada por seis dias. Ela recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21). Ela sofreu um ataque isquêmico cerebral, o que gerou redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo boletim médico.

De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.

A matriarca teve oito filhos. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.

No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário