O ITANAGRA NOTÍCIAS APRESENTA:

ENTREVISTA, COM:

OSVALDO BARRETO - SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO!


VAMOS FALAR, POR TELEFONE, COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DA BAHIA, OSVALDO BARRETO, SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. TUDO BEM, SECRETÁRIO?

Tudo bem, Estou disposto a tratar sobre esse assunto que é a educação!

E POR FALAR EM EDUCAÇÃO, SECRETÁRIO, PASSAMOS DE 30 DIAS DA GREVE DOS PROFESSORES EM NOSSO ESTADO. COMO ESTÁ O DIÁLOGO DO GOVERNO DA BAHIA COM A CATEGORIA?



Queria deixar claro que o Governo, em nenhum momento ele rompeu o dialogo com os professores, nós sempre estivemos dispostos a conversar, dialogar com o sindicato. Na realidade ao sindicato decretar greve ele interrompeu um processo de conversas e diálogos que vinham tendo. A greve teve inicio no dia onze, e dia dez tivemos reunião com o sindicato, eu e o secretario de administração, então o dialogo sempre foi mantido pela secretaria e pelo governo do estado. Continuamos abertos ao diálogo. O que nós estamos fazendo é um apelo aos professores que retornem as aulas! Já há um prejuízo imenso para as crianças e jovens, para as famílias, grande parte das nossas escolas está sem funcionar. O governo está se propondo com avisos para os professores retornarem, ter uma atitude de repor as aulas e repor os salários. A greve foi considerada ilegal pela justiça, e evidente que fica difícil para o governo dialogar com a categoria, com a greve ilegal.

SECRETÁRIO, OS PROFESSORES E O SINDICATO RECLAMAM QUE O GOVERNO DA BAHIA NÃO TERIA CUMPRIDO UM ACORDO FRUTO DE NEGOCIAÇÃO NO ANO PASSADO. ISTO ESTÁ MATERIALIZADO DE QUE FORMA? O GOVERNO DEIXOU MESMO DE CUMPRIR ALGUM ACORDO?

De forma nenhuma! O governo do estado da Bahia, ele pode ter o orgulho de afirmar o seguinte: a lei do piso salarial ela foi aprovada em 2008, e o piso começou a valer em janeiro de 2009, desde janeiro de 2009 até hoje o governo vem pagando o piso salarial a todos os professores e no caso da categoria dos professores licenciados o governo não precisou fazer nenhum ajuste já paga acima do piso desde 2009 por tanto nós estamos cumprindo acordo salarial firmado com os professores, porque o acordo ele foi aprovado pela lei 12.364 no dia 24 de novembro na Assembleia Legislativa e o sindicato dos professores comemorou a aprovação desta lei, considerando o melhor acordo salarial de todos os tempos. Então esse acordo está sendo cumprido, nós não temos uma dívida com os professores já é nesse sentido que nós estamos fazendo um apelo que voltem as salas de aula, pois a greve não tem um fundamento, que o governo deve 22,22% aos professores, isso não é verdade, porque um aumento desse é um aumento de piso salarial é para quem está abaixo do piso salarial, nós estamos pagando o piso salarial.

SECRETÁRIO, A QUE O SENHOR ATRIBUI, ENTÃO, ESSA GREVE? FALTA DE LIDERANÇA DO MOVIMENTO OU MOTIVAÇÃO POLÍTICA, EM SUA AVALIAÇÃO?

Eu penso que ouve uma precipitação do sindicato ao deflagrar a greve! Não sei se o conjunto da categoria tinha conhecimento do que tava posto na mesa, do que estava efetivamente sendo discutido eu acho que ouve uma precipitação, claro que toda greve tem que ter caráter político também, não tem greve só na radial ela se reveste em uma política, não poderia aqui afirmar que essa greve foi somente por motivação política,  a nossa expectativa é que essa greve se rompe o mais rápido possível, não tem mais sentido a continuidade. O governo está aberto ao dialogo então não há razão por continuidade da greve! Não há um fechamento por parte do governo para conversar com a categoria.

CONVERSAMOS COM O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, OSVALDO BARRETO. E QUAL O BALANÇO QUE O SENHOR FAZ DO FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS ATÉ AGORA, SECRETÁRIO?

Desde o inicio da greve, estivemos em cerca de 400 escolas que não entraram na greve. Nós estamos aqui acompanhando pelo sistema de gestão, as escolas já estão colocando notas, muitas escolas já colocaram a nota da primeira unidade, quer dizer que as aulas está acontecendo outras duzentas escolas retornaram ao trabalho, só nos últimos dias nós tivemos um retorno de cem escolas, há uma tendência de volta por parte das escolas pois a greve está localizada em algumas poucas diretorias regionais e em alguns municípios, a greve é concentrada em pouquíssimos municípios.
 
ENTÃO, O SENHOR ENTENDE QUE O MOVIMENTO PERDE FORÇA POR NÃO TER EM QUE SE SUSTENTAR?

Eu creio que sim! Tem que entender que não tem sentido essa greve e o governo quando fala nisso ele tem autoridade moral para falar sobre essa questão porque esse governo Wagner, fez uma política de valorização dos professores. Claro que os professores tem que ganhar sempre mais o professor tem que ser respeitado, veja que todos os anos a partir de 2009 os professores sempre tiveram um ajuste acima da inflação, em 2008 foi aprovado a legislação uma lei que instituiu o plano de carreira de um professor, que era uma grande reivindicação, com esse plano um professor pode ganhar em media doze a treze mil reais. Alem disso a Bahia está entre os cinco, seis , estados que pagam os melhores salários no Brasil. 

JÁ O QUE O SENHOR FALOU EM SALÁRIO, COMO ESTÁ A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES BAIANOS?

A Bahia ela nos últimos cinco anos, ela deu um reajuste, real ou seja acima da inflação de 30%. Até 2014 o reajuste vai chegar perto de 40%. Estou falando em reajuste real de salário! Um salário médio de um professor na Bahia é de $ 3.464, isso em cerca de 17 mil professores metade deles estão acima desse salário, tem professores ganhando $5.000, $6.000, agora, o inicial de um professor ganha no mínimo $ 2.167 isso para quem está iniciando a carreira de professor.
  
OBRIGADO SECRETÁRIO OSVALDO BARRETO PELOS ESCLARECIMENTOS E FIQUE À VONTADE PARA FINALIZAR A SUA PARTICIPAÇÃO EM NOSSO PROGRAMA. ATÉ UMA PRÓXIMA OPORTUNIDADE E UM ABRAÇO!  
   
Além de chamar mais uma vez os professores, quero deixar uma mensagem de tranquilidade para as famílias, que nós da secretaria estadual de educação, estamos comprometidos com a construção de uma escola de qualidades para o nosso estado, estamos trabalhando aqui para reorganizar o calendário escolar e as famílias podem ter certeza que nós iremos trabalhar fortemente para minimizar os prejuízos causados por essa greve. Aos alunos que estão no terceiro ano posso afirmar também, tranqüiliza-los dizer que a secretaria está montando um esquema e brevemente ele vão ver que nós vamos oferecer  uma oportunidade deles acelerarem e fortalecer estudos para que venham muito bem no ENEM. Quero deixar um abraço à todos e pedir aos nossos professores que retornem aos trabalhos que retornemos a normalidade da nossa escola! Um abraço e muito obrigado! 

(Entrevista cedida pela AGECOM - BAHIA)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário