Vereador é acusado de homofobia em Lauro de Freitas



O vereador Gilmar Oliveira (PSD) presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, é acusado por Djair de Jesus Júnior, 26 anos, conhecido como Pirikito, de homofobia na manhã da última sexta-feira (26). Segundo Djair, desde o início do ano o vereador tem demonstrado comportamento discriminatório com LGBTs na cidade. De acordo com Djair de Jesus Júnior, o vereador Gilmar, que também é pastor evangélico, desde que assumiu a presidência da Casa Legislativa persegue homossexuais e muitos teriam deixado de ir à Câmara por conta de uma possível determinação do presidente, que teria alegado que iria acabar com a “viadagem na Câmara”. Djair trabalhava na Casa Legislativa como assessor do vereador Antonio Rosalvo (PSDB), do ex-presidente da Câmara. “Cheguei e pedi a permissão da secretária para fazer a impressão do documento e ela permitiu que usasse um computador disponível na ante sala da presidência” explica o assessor. Nesse momento, conta Djair que o vereador Gilmar entrou exaltado e perguntou em voz alta o que ele estava fazendo e declaradoo que não queria “viadagem aqui (Câmara)”. “Isso doeu tanto, que me levantei e sai para beber água porque meu coração estava a ponto de sair pra fora”, conta justificando que sua atitude é homofobia e que ele foi humilhado com base na sua orientação sexual na presença de várias pessoas que estavam no ambiente e presenciaram o caso. A também assessora parlamentar Daiane Martinelli, 25 anos, declarou-se chocada com a situação protagonizada pelo vereador, sem nenhum motivo aparente. “Eu achei que Djair iria responder, mas ele se levantou e saiu da sala sem dizer nada ao vereador”, disse Daiane informando ainda que o parlamentar apareceu aos gritos usando a expressão “Saia de minha sala agora, não quero essa viadagem aqui não”. “Foi humilhante, falta de respeito, homofobia, discriminação” declarou Djair. No sábado (27), Djair pediu ajuda ao Grupo Gay da Bahia (GGB), e nesta segunda-feira (29), ele promete oficializar ao Ministério Público da Bahia em Lauro de Freitas, queixa crime contra o vereador Gilmar Oliveira.

(Informações site Bocão News)

Cantor Netinho está com tumor no fígado




O cantor Netinho continua internado no Hospital Aliança, em Salvador, e descobriu que está com um tumor no fígado. Segundo o EGO, contudo, o artista que foi hospitalizado com dores na coxa e no abdômen na última quarta-feira (24), já realizou uma biópsia para determinar se o tumor é malígno. De acordo com o portal, a assessoria de Netinho afirma que o cantor está acordado e consciente, e que o resultado do exame revelou uma boa surpresa: o tumor é benígno. O cantor também foi diagnosticado com psoíte - uma inflamação de um múscilo do abdômen chamado psoas. Ele também apresentou problemas vasculares na região e teve de passar por uma cirurgia na unidade hospitalar. Netinho segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde e ainda não tem previsão de alta.

(Informações site Correio da Bahia)

Brasil terá doutrina de inteligência penitenciária para combater crime organizado




Deve ser lançada em maio no Brasil a Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária, manual elaborado pelo governo federal que prevê medidas para subsidiar o planejamento de políticas públicas e combater o crime organizado dentro e fora das prisões. O Estadão teve acesso ao texto, que ficará escondido por cinco anos e lista "ações de busca sigilosas". Entre as medidas estão a interceptação postal de correspondências, interceptação de sinais e dados e infiltração de agentes e técnicas operacionais como observação, memorização, foto interpretação, disfarce, análise comportamental e leitura da fala a distância. Em entrevista ao jornal, o Ministério da Justiça informou que a doutrina terá "distribuição restrita aos chefes de inteligência das penitenciárias federais e dos sistemas prisionais estaduais e do Distrito Federal". A pasta alega que havia "a carência de instrumento que permitisse nortear a integração entre as agências de inteligência penitenciária e facilitar o compartilhamento de informações entre elas, de maneira padronizada".

(Informações site Bahia Notícias)

Wagner não concorda com afobação do PT




Os encontros estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) iniciaram neste fim de semana nos municípios de Juazeiro e Conceição do Coité. Até 26 de maio, 10 municípios sediarão os encontros, que debatem a reforma política, a democratização da mídia e os 10 anos dos governos Lula e Dilma. De acordo com o presidente estadual do partido, Jonas Paulo, a as eleições também entram em pauta, como a resolução sobre política de alianças, tática eleitoral, candidatura petista e campanha. “A proposta é consolidar a unidade e construir o consenso. É a trajetória do PT liderando o processo de mudanças da Bahia”, disse. Mas parece que o governador não concorda com a afobação do partido. Para ele, os debates erram pelo pecado da precipitação.

(Informações site Bocão News)

Ex-ministro Saulo Ramos morre no interior de São Paulo





Ex-ministro da Justiça, ex-consultor-geral da República, jurista e escritor, Saulo Ramos, de 83 anos, morreu ontem, no fim da tarde, no interior de São Paulo. Ramos, que nasceu em Brodowski, sofria de problemas cardíacos e fazia hemodiálise. A morte dele foi lamentada pelo governo de São Paulo, que divulgou nota de pesar. “É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-ministro da Justiça José Saulo Pereira Ramos. Jurista refinado e exemplar, teve participação fundamental no processo de restauração da democracia e do estado de direito no país. Nossos sentimentos e orações à família.” A nota foi publicada no site do governo do estado. Saulo Ramos foi ministro do governo do ex-presidente José Sarney e também atuou como advogado do Senado. Na relação de livros que escreveu, destacam-se Código da Vida, Café – Poesia da Terra e das Enxadas, além de Divórcio à Brasileira. Na obra Código da Vida, ele diz que é sua biografia e relata uma série de fatos políticos.

Angola fecha igrejas brasileiras por 'propaganda enganosa'




O governo de Angola baniu a maioria das igrejas evangélicas brasileiras do país e acusa as entidades de praticar "propaganda enganosa" e "se aproveitam das fragilidades do povo angolano". Cerca de 15% da população angolana é evangélica, fatia que tem crescido, segundo o governo. Em 31 de dezembro do ano passado, morreram 16 pessoas por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda. O culto reuniu 150 mil pessoas. Após o episódio, o governo abriu uma investigação. Em fevereiro, a Universal e outras igrejas evangélicas brasileiras no país, a Mundial do Poder de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém, foram fechadas. No dia 31 de março deste ano, o governo levantou a interdição da Universal, única reconhecida pelo Estado.

(Informações do site Bahia Notícias)

Casal morre em batida frontal entre carretas na BR-101




Um casal morreu em um acidente na BR-101 na manhã deste sábado (27), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente aconteceu na altura do município de Alcobaça. Segundo testemunhas informaram ao site "Teixeira News", uma carreta da empresa Tecmad perdeu o controle e desceu uma ladeira descontroladamente, batendo de frente com outra carreta, do Grupo Bahia Beer, que seguia para a cidade do Rio de Janeiro para buscar carregamento de cerveja. O motorista da carreta atingida, Gabriel Alves dos Santos, 55, morreu no local. A esposa dele, Doralice Carvalho Queiroz, 46 anos, foi socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas já chegou sem vida. O motorista que teria causado o acidente fugiu. O casal que morreu vivia na cidade de Teixeira de Freitas, onde os corpos serão sepultados. Com as duas carretas atravessadas na pista, o trânsito na região ficou parado, gerando congestionamento de quase 10 km, de acordo com a PRF. O caso será investigado pela 8ª Coordenadoria de Polícia Regional (Coorpin).

(Informações do site Correio da Bahia)

Pior seca em 80 anos já matou um milhão de bois no Semiárido baiano




Um rebanho dizimado por falta de água e de pasto. O número de bois mortos por causa da seca no Semiárido baiano chegou a um milhão, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A estimativa é que apenas o rabanho perdido nos últimos três anos – cerca de um terço do original, de três milhões de bovinos – causou um prejuízo aos produtores baianos de R$ 800 milhões, considerando o custo por cabeça de gado de R$ 800. Com a morte dos bovinos, a produção de leite foi afetada, com queda de 70% na região, chegando a 100% em alguns municípios. A criação de caprinos também está sofrendo e a agricultura está destruída, o que causou uma elevação nos preços dos alimentos básicos. Por conta da seca, a cesta básica de Salvador teve a segunda maior alta acumulada do país nos últimos 12 meses, de acordo com o Dieese. A previsão é que a estiagem continue, pelo menos, até novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chegamos ao ápice da seca. O produtor de bovinos não tem mais reservas de alimento e não existe mais comércio, porque ninguém quer o gado seco”, diz Humberto Miranda, vice-presidente da Faeb e presidente do Sindicato Rural de Miguel Calmon. Miranda perdeu 40 cabeças de gado de 400 e viu sua produção de leite cair 50% - de 700 litros por dia para 350 litros. Também em Miguel Calmon, o produtor Daniel Ramos estima que perdeu 35% do rebanho que mantinha em 2012 e 60% da produção de leite. “A região tá acabada. O capim morreu todo. A situação é a pior possível. Não tem comida e pastos para os animais. A gente não vê saída”, lamenta Ramos. Há um consenso de que esta é a pior seca dos últimos 80 anos. O fenômeno já dura dois anos e enfrentará agora a terceira temporada sem chuvas. O presidente da Faeb, João Martins, estima mais cinco meses de completa miséria. “Chegamos ao pior momento dessa longa estiagem. Os produtores estão desesperados”. s números refletem esse cenário. Segundo dados da Faeb, na Bahia, a produção de milho, feijão e mandioca está zerada. A mamona teve uma queda média de 80%. O sisal apresenta o mesmo índice de perda. A fruticultura não fugiu à regra. O maracujá registra uma queda média em torno de 25%, mas chega aos 60% nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas. A criação de caprinos também está a cada dia sendo reduzida. A média de perda é de 25%. Entretanto, alguns produtores já perderam 60% de seu rebanho.

(Informações do site Correio da Bahia)

Homem coloca fogo na própria casa e é resgatado por vizinhos



Um homem aparentemente embriagado iniciou um incêndio dentro da própria residência no município de Candeias, região metropolitana de Salvador, no fim da manhã deste domingo (28), por volta das 12h. Segundo a Central de Polícia (Centel), Manoel Sampaio da Silva, ateou fogo ao sofá de sua casa e deu início ao incêndio. A situação foi vista por vizinhos que perceberam que ele ainda estava dentro do imóvel. Eles alertaram a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (Candeias) e entraram na casa para resgatar Manoel. Quando os agentes da PM chegaram à rua da Paz, onde o incidente aconteceu, os populares tinham salvado a vítima e debelado as chamas. A vítima foi encaminhada para um posto médico local, mas não há informações sobre o seu estado de saúde. O Corpo de Bombeiros também foi encaminhado para o local para analisar os danos da residência e realizar os trabalhos de rescaldo.

(informações site Correio da Bahia)

Evangélicos 'saem do armário' e migram para igreja gay




A Igreja Cristã Contemporânea, fundada no Rio de Janeiro em 2006, inaugura oficialmente um templo na capital paulista neste sábado (27). O espaço fica em Tatuapé, na zona leste da capital paulista. Conhecida por aceitar gays, celebrar uniões entre pessoas do mesmo sexo e defender que a Bíblia não condena a homossexualidade, o templo religioso vinha há cerca de três meses realizando cultos em um salão de festas improvisado em São Paulo. De acordo com seus dirigentes, durante este tempo, o público era de cerca de cem pessoas. Coma contabilização dos seis templos que tem no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte, estima-se que o público total de fieis seja de cerca de 1,8 mil pessoas, conforme os líderes religiosos. Quem a frequenta é, na maioria, evangélico que teve o primeiro contato com a religião em igrejas conhecidas como mais tradicionais e deixou de frequentá-la em função da homossexualidade.

(Informações do site Bahia Notícias)

Senado colombiano rejeita proposta de casamento homossexual



O Senado da Colômbia rejeitou a proposta de legalização do matrimônio igualitário (casamento homossexual), nesta quinta-feira (25). O projeto de lei recebeu 17 votos a favor e 51 contra e deverá ser arquivado e só voltará à pauta quando outro projeto tramitar por uma das casas legislativas do páis. A discussão provocou manifestações favoráveis e contrárias, em redes sociais, e também em frente ao Senado do país. Os partidos de La U e Conservador foram os que mais votaram contra a iniciativa, enquanto que a maior parte dos votos favoráveis vieram do Partido Liberal e do Polo Democrático (que reúne movimentos de esquerda do país). O senador Benedetti, autor da proposta, disse que "ficou comprovado que o Congresso do país não serve para nada". Na oposição, o senador da bancada conservadora, Roberto Gerlein, ressaltou os princípios não laicos da população. “Não compartilho, não aplaudo e não desejo o sexo escatológico. Acho que este tipo de sexo é incapaz de gerar vida humana, por ser um sexo que se pratica com fins recreativos [...] Não tem importância, não se justifica e desqualifica o projeto em análise", comentou.

(Informações do site Agencia Brasil)

Bandidos queimam viva mulher que só tinha R$ 30 na conta bancária



Três bandidos atearam fogo e mataram uma dentista, nesta quinta-feira (15), em São Bernardo do Campo (SP), porque ela tinha apenas R$ 30 na conta bancária. Os criminosos invadiram o consultório de Cinthya Magaly Moutinho, que forneceu seu cartão do banco e a senha. Dois integrantes do grupo foram a um posto de combustível fazer o saque e, ao descobrir a baixa quantia na conta, a queimaram viva. Segundo o delegado de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho, a polícia acredita que um quarto bandido aguardava na frente do consultório e desconfia que uma quadrilha especializada em assaltos a consultórios atue na região. "Já temos imagens de um dos bandidos e em pouco espaço de tempo vamos tirá-los de circulação", relatou. No momento do crime, Cinthya atendia uma paciente, que ficou com os olhos vendados durante o assalto e teve a bolsa, o celular e dinheiro roubados. "Ela tentou apagar o fogo quando os homens fugiram, mas a dentista morreu em menos de três minutos", informou o delegado.

(Informações do site Bahia Notícias)

Bonfim: Ciclistas fotografam suposto disco voador na serra do Gado Bravo




Dois ciclistas teriam flagrado um objeto voador não identificado (Ovni) quando sinalizavam, no último dia 14 de abril, uma trilha para competição de Mountain Bike, na serra do Gado Bravo, uma extensão da Chapada Diamantina, próximo a Senhor do Bonfim. De acordo com reportagem do site Falando Tudo, Raimundo Natação e Igor Geovani afirmaram que o objeto era em formato oval, do tamanho de uma a'utomóvel, parecido com um disco voador e fazia um barulho de uma máquina de costurar. Segundo a dupla, mesmo com medo, eles conseguiram registrar o momento e fazer seis fotos do objeto. Ainda conforme os ciclistas, a nave extraterrestre ficou cerca de 15 minutos no ar e desapareceu em uma velocidade muito alta. As imagens foram enviadas para a análise do ufólogo Ubirajara Lins.


(Informações do site Bahia Notícias)

População de Teodoro Sampaio protesta contra instalação de presídio


Foto ilustrativa

Em entrevista ao repórter Luciano Reis (Am 1240 e Ouro Negro FM), o presidente do PT local o senhor Evilásio Magalhães, informou que a população da cidade estaria revoltada com a administração do prefeito AIRA SUGA , o qual já teria fechado acordo com o governo do estado, para a instalação de um PRESÍDIO, que seriam ocupados por 2.500 (dois mil e quinhentos) detentos. Segundo Evilásio, o terreno já estaria sido avaliado, e no último sábado dia 20 houve até uma passeata na cidade, onde a população rechaçou a idéia.

"A população clama pelo progresso, mas construção de presídio NÃO".

Bandido tenta assaltar taxista com arma falsa e acaba detido




Usando um pedaço de madeira enrolado com borracha para simular uma arma de fogo, Antônio José de Oliveira Filho, 27, tentou roubar um táxi, na noite desta quinta-feira (26), em Eunápolis. Mas o bandido, que manteve refém o motorista e dois passageiros, dentre eles uma menina de oito anos, acabou preso pela polícia local. Segundo relato do motorista do taxi, que não teve a identidade preservada pela polícia, ele se preparava para levar um homem e a neta até a cidade de Porto Seguro. Ainda de acordo com o profissional, o bandido se aproximou do veículo no ponto que fica perto da Justiça Federal e perguntou se também poderia ser levado. Na BR-367, proximidades de Vera Cruz, o ladrão anunciou o assalto, assumiu a direção do táxi e colocou o passageiro no porta-malas. Quando transitava por uma estrada de terra, um dos pneus do veículo estourou e Antônio foi obrigado a parar para trocá-lo. O passageiro aproveitou para fugir do porta-malas. O marginal resolveu deixar a criança e o taxista às margens da rodovia e voltar em direção à Eunápolis. Depois de receber uma denúncia anônima, a polícia montou barreira logo após o terminal rodoviário e conseguiu interceptar o automóvel. Antônio foi autuado em flagrante pelo delegado Rodolfo Faro por roubo qualificado - já que restringiu a liberdade da vítima. O assaltante afirmou que mora no bairro Juca Rosa e que já tinha passagem por furto. Sem querer dar mais em detalhes, ele afirmou que foi obrigado a roubar o carro por uma quadrilha que estaria ameaçando a sua família.

(Informações do site Radar64)

'Medida fragilizará democracia', diz Barbosa sobre PEC que submete ações do STF




Além de deputados baianos, o o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também comentou, nesta quinta-feira (25), a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que prevê que o Congresso referende súmulas vinculantes, ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações declaratórias de constitucionalidade (ADC) emitidas pelo Supremo. Segundo o ministro, a medida “fragilizará a democracia”, caso seja incorporada à Carta Magna. "Separação de poderes não é uma noção abstrata. Faz parte do direito de todos os cidadãos. Integra o conjunto de mecanismos constitucionais pelos quais um poder contém ou neutraliza os abusos do outro", justificou Barbosa. "Tem quase 80 anos a tradição já consolidada de se permitir que o Supremo Tribunal Federal declare a inviabilidade jurídica de uma lei votada pelo Congresso, por violação de uma cláusula constitucional. Por que alterar isso agora, em pleno século XXI?", questionou, por intermédio de sua assessoria. O presidente do Supremo retorna nesta sexta (26) dos Estados Unidos, onde participou de cerimônia da revista "Time".

(Informações do site O Globo)

Campanha nacional contra hipertensão terá foco na criança e no adolescente




A hipertensão na criança e no adolescente será o foco da campanha que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai desenvolver este ano, com atividades em todos todos os estados e no Distrito Federal, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado hoje. De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos, têm a doença. Para o coordenador da campanha e diretor da SBC, Carlos Alberto Machado, a maior preocupação é que não existe entre os brasileiros a cultura de medir a pressão arterial durante a infância e a adolescência. Ele alertou que há possibilidade de esses índices aumentarem porque também tem crescido o número de crianças obesas no país. ” É importante mudar o estilo de vida dessas crianças. É muito mais fácil mudar o estilo de uma criança do que de um adulto”, disse o médico.

Avião de pequeno porte cai em Luís Eduardo Magalhães e empresário morre




Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (25) no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Com a queda, a aeronave pegou fogo. Empresário do ramo do negócio e morador de Barreiras, Dirceu Montani Filho morreu no acidente.


Dirceu era casado e tinha uma filha de 1 ano e 2 meses (Foto: Reprodução)

Segundo o Correio, ele deixava o estado para visitar uma de suas fazendas no Piauí. Um amigo da vítima relatou que o avião, modelo Elite VFR, perdeu força após decolar e caiu na cabeceira da pista. Dirceu era casado e tinha uma filha de 1 ano e dois meses.

(Informações do site Bahia Notícias)

Simon chama Dilma de ‘marechala’ e ‘política vulgar’





Aos 83 anos de idade, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez o discurso mais contundente contra a presidente Dilma Rousseff, durante a discussão do pedido de urgência, apresentado por governistas, para votar o projeto que dificulta o funcionamento de novos partidos políticos. Contrário ao projeto, Simon chamou Dilma de “marechala presidente” e “política vulgar”. Afirmou que a presidente está “perdendo a credibilidade” e “se deixou ludibriar pela paixão do cargo e para se manter no cargo, custe o que custar”.

(Informações do site O Globo)

Salvador: Aprovado projeto que prevê prisão de ‘flanelinha’



Foi aprovado nesta quarta-feira, 24, na Câmara de Salvador, o projeto de lei que proíbe as atividades dos flanelinhas em Salvador. O projeto de lei 38/12, de autoria do vereador Paulo Câmara (PSDB), presidente da casa, determina que os guardadores de veículos flagrados em atividade devem ser enquadrados no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais, que prevê de 15 dias a três meses de prisão. O projeto ainda terá que ser sancionado pelo prefeito ACM Neto (DEM). De acordo com a proposição, apenas o poder público poderá explorar comercialmente o estacionamento de veículos em áreas públicas. “Eles privatizam as vias públicas e causam insegurança ao cidadão, através de uma aproximação provocativa e muitas vezes até violenta”, justificou Câmara, que não teme a repercussão negativa. “O projeto prevê uma parceria com a Secretaria de Ação Social, que identificará quem de fato faz desse trabalho o seu sustento e o encaminhará para outra atividade”, diz.

(Informações do site A Tarde)

Bruno poderá voltar aos gramados em julho, diz advogado




O advogado do goleiro Bruno Fernandes, Lúcio Adolfo da Silva, disse que seu cliente está perto de conseguir a prisão domiciliar para voltar a jogar futebol, o que deve ocorrer, segundo ele, “em julho” próximo. Adolfo esteve nesta quarta-feira, 24, no Fórum de Contagem (MG), onde o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, está sendo julgado desde segunda-feira acusado de matar e desaparecer com o corpo de Eliza Samudio. Adolfo justifica seu otimismo com o fato de que a sentença de Bruno, condenado em março a 22,3 anos de prisão por mandar matar Eliza, já ter chegado à Vara de Execuções Provisórias de Contagem, o que retira a juíza Marixa Rodrigues de qualquer deliberação sobre o caso. “A guia de execução provisória do Bruno foi expedida e foi encaminhada para a Vara de Execuções Provisórias daqui de Contagem, e se sujeita agora ao juiz Wagner Cavalieri”, disse o advogado de Bruno. Para o advogado, a juíza tem demonstrado morosidade no envio do processo para o Tribunal de Justiça e isso tem prejudicado Bruno. “Já deveria ter sido encaminhado há mais de um mês. Essa demora, inclusive, é possível que eu leve isso ao conhecimento do tribunal para um habeas corpus em favor do Bruno”, afirmou Adolfo. Ele também protesta contra a negativa da juíza em analisar as razões de sua apelação contra a emissão do atestado de óbito de Eliza. Além das apelações, Adolfo vai a Brasília defender o habeas corpus pedido ao Supremo Tribunal Federal para prisão domiciliar a Bruno. “Ele tem que pagar pensão do Bruninho e de outras duas filhas. Então eu acredito que o tribunal, diante da realidade do Bruno, que é de extrema visibilidade, não vai fugir. Acredito que até o fim de julho ele poderá voltar a jogar a bola.” Segundo ele, o Boa Esporte Clube, de Varginha, no Sul de Minas, mantém o interesse em contratar Bruno.

(Informações do site Estadão)

Capim Grosso: PRF detém condutor de veículo de Riachão com a CNH falsa




Em mais uma operação de combate a criminalidade, nesta terça-feira (23) por volta das 10h20, no km 356 da BR-324, área do Posto PRF de Capim Grosso, foi abordado o veículo GOL/CLI, placa policial JNK - 0508 – BA. O veículo era conduzido por Júlio J. C. da Silva, 40 anos, lavrador, natural e residente em Riachão do Jacuípe, a cerca de 100 km de Capim Grosso. Segundo a Ascom da PRF, durante a fiscalização foi solicitada a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do lavrador, mês este apresentou uma carteira com fortes indícios de falsificação. Em consulta aos sistemas SERPRO, INFOSEG e DETRAN/BA, foi constatado que não existe o número do registro que tinha na respectiva CNH, assim como o CPF de Júlio não constava nos sistemas que ele era habilitado. Ao questionar como o lavrador "tirou" a CNH, ele informou aos agentes da PRF que conseguiu com um despachante, no município de Salvador. Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado para a DEPOL de Capim Grosso - BA, para serem tomadas as providências cabíveis.

(Informações e Fotos do site Interior da Bahia)

Riachão: Acidente entre carreta e picape deixa um morto na BR-324



Uma pessoa morreu nesta quarta-feira (24) após uma carreta colidir com uma picape no Km 440 da BR-324, próximo a ponte do Rio Tocós, em Riachão do Jacuípe, no nordeste baiano. Jailton Luiz Ribeiro Ferreira, natural de Tanquinho, que residia em Feira de Santana, morreu no local. Ele dirigia uma Mitsubishi L-200. O motorista da carreta Ford Cargo 4532-E, Israel França dos Santos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. O seu estado de saúde é considerado grave. Na colisão, uma grande quantidade de óleo diesel que era transportado pela carreta vazou na pista e escorreu até o Rio Tocós, que está seco.

(Informações e Fotos do site Calila Notícias)

Sete garçons do Senado recebem entre R$ 7 mil e R$ 14,6 mil, diz jornal



Os garçons que servem os cafezinhos dos senadores ganham até 20 vezes mais do que o piso da categoria em Brasília. Segundo apurou o jornal O Globo, sete garçons do Senado recebem entre R$ 7,3 mil e R$ 14,6 mil — três deles atuam exclusivamente no plenário, e quatro ficam no cafezinho aos fundos, onde circulam parlamentares, assessores e jornalistas. Os sete garçons são cargos comissionados na Secretaria Geral da Mesa com títulos de assistentes parlamentares. Segundo O Globo, todos foram nomeados de uma só vez, num dos atos secretos editados em 2001 pelo então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia. Nos últimos 12 anos, os garçons, que tem remuneração básica de R$ 3,3 mil pela AP-5 (categoria de remuneração), para o AP-4 e AP-2, que recebem R$ 6,7 mil e R$ 8,5 mil, respectivamente. O maior salário é pago, segundo a publicação, ao garçom José Antonio Paiva Torres, conhecido como Zezinho, que serve exclusivamente os senadores no plenário. Zezinho recebeu R$ 5,2 mil somente em horas extras. A remuneração bruta chegou a R$ 14,6 mil. José Antonio Paiva Torres, o Zezinho, que serve exclusivamente os senadores no plenário. Ele recebeu R$ 5,2 mil somente em horas extras. A remuneração bruta chegou a R$ 14,6 mil. Em resposta ao GLOBO, a assessoria de imprensa do Senado afirma que os servidores realizam atividades de apoio previstas no Regulamento Administrativo da Casa. 
 


(Informações do site Correio da Bahia)

Salvador: João Henrique se envolve em acidente em Ondina




Informações chegadas a este Política Livre dão conta de que o ex-prefeito João Henrique (PP) teria sofrido um acidente na manhã de hoje. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (TranSalvador), o veículo onde estava o antigo gestor, um fiat Pálio, bateu em um poste na Avenida Oceânica, bairro de Ondina, em frente ao antigo clube Espanhol. Ele foi socorrido para o Hospital Aliança, com ferimentos leves, ainda não informações sobre o que causou o acidente ou se havia mais alguém dentro do veículo.

(Informações do site Política Livre)

PF pede quebra de sigilo do ‘faz-tudo’ de Lula




A Polícia Federal vai pedir a quebra do sigilo bancário de Freud Godoy, segurança e assessor pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida faz parte do inquérito instaurado para desvendar o caminho percorrido pelos recursos distribuídos no esquema do mensalão e é também um desdobramento do depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza à Procuradoria-Geral da República em setembro do ano passado. Valério afirmou que o mensalão bancou despesas pessoais de Lula. O ex-presidente afirma que é mentira. Ontem, Valério prestou novo depoimento à PF em Brasília. O operador do mensalão deixou a sede da polícia por volta das 16 horas. O inquérito aberto vai rastrear supostos repasses do mensalão para o ex-presidente. A PF também deve ouvir o auxiliar de Lula nos próximos 10 dias, em São Paulo.

(Informações do site O Estadão)

Marina e Aécio atacam Dilma por ‘sufocar’ criação de partidos




Liderando o movimento suprapartidário contra o projeto que limita o tempo de TV e repasses do fundo partidário para novos partidos, lançado nesta terça-feira no Senado, a ex-senadora Marina Silva intensificou os ataques à presidente Dilma Rousseff e à operação, que , declarou, claramente está sendo articulada pelo Palácio do Planalto para sufocar a criação de seu partido, o Rede Sustentabilidade. Na reunião no gabinete do senador Pedro Simon (PMDB-RS), com a participação de lideranças do PSB, PSDB, PDT e PSOL , os presentes e o pré-candidato tucano Aécio Neves (MG) disseram que o movimento vai reagir ao que chamaram de “pacote de Abril moderno”, comparando com o Pacote de Abril que editou o AI-5.

(Informações do site O Globo)

Estiagem e diminuição de verbas levam caravana de prefeitos baianos a Brasília

Hoje, mais de 100 prefeitos baianos participam em Brasília de audiência pública com a bancada de deputados federais e senadores para discutir, entre inúmeras pautas, medidas emergenciais e estruturantes no combate à seca e a compensação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em virtude da brusca queda provocada pela redução do IPI para automóveis e produtos da linha branca. Maior estado do Nordeste, a Bahia, conforme atesta a presidente da União dos Municípios da Bahia, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, também é o mais impactado pelos efeitos da seca. Ao todo, conforme ela, são mais de 400 mil quilômetros quadrados atingidos, representando 70% do território baiano, colocando em estado de emergência 252 municípios, totalizando 2.821.578 pessoas, de acordo com dados da Coordenação Estadual de Defesa Civil da Bahia (Cordec) em 23 de abril de 2013. O quadro, alerta Quitéria, tem piorado com a intensificação do êxodo rural das famílias sertanejas que deixam seus lares em busca de emprego no sul e sudoeste do país. 


(Informações do site Tribuna da Bahia)

Representante do Vaticano chega ao Rio para preparar visita do papa Francisco



O responsável pelas viagens internacionais do papa, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio na manhã de ontem para preparar a visita do pontífice à cidade. Francisco participará da Jornada Mundial da Juventude, principal evento internacional de jovens católicos, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho. Segundo a assessoria de imprensa do evento, Gasbarri teve reuniões com os organizadores da Jornada Mundial, além de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A agenda do papa Bento XIV no evento havia sido definida no final do ano passado. No entanto, com a renúncia de Bento XIV e a escolha do novo papa, o Vaticano está modificando a agenda. A participação de Francisco está confirmada em pelo menos quatro eventos: a cerimônia de acolhida na Praia de Copacabana, a Via Sacra no mesmo local, uma vigília e a missa final, em Guaratiba, na zona oeste da cidade.
(Informações do site Política Livre)

Fabricante de equipamentos eólicos terá nova unidade em Camaçari





A fabricante de pás e acessórios para geradores eólicos Tecsis comunica nesta terça-feira (23), ao governador Jaques Wagner, a implantação de uma unidade industrial em Camaçari. O anúncio do investimento de R$ 100 milhões acontece às 14h, na sede da Governadoria. A fábrica terá capacidade para produzir quatro mil pás por ano e estima gerar 3,5 mil empregos diretos. Dentro da cadeia de produção eólica no estado, já se instalaram fabricantes como a Alstom, Gamesa, Acciona. A Torrebras pretende inaugurar sua fábrica em maio.

(Informações do site Bahia Notícias)

Modernização viária dotará Alagoinhas de avenida típica de grande metrópole




O prefeito Paulo Cezar apresenta à sociedade alagoinhense nessa terça-feira, no Hotel Áster, às 18h30, a Reestruturação e Modernização Viária do Binário Central de Alagoinhas (avenidas Dr. Dantas Bião e a Elvira Dórea), como também a requalificação da Praça Ruy Barbosa. O projeto dotará o centro da cidade de uma via urbana com as características encontradas nos grandes centros metropolitanos. Além do prefeito, também estarão expondo itens do projeto a secretária Sônia Fontes (Infraestrutura e Planejamento), Anderson Baqueiro, superintendente municipal de Transportes e Trânsito e Moisés Sales, presidente da Coelba. O Projeto Urbanístico é composto dos seguintes itens: retirada do canteiro central; mudança da rede elétrica, telefônica e das linhas ópticas do centro para as laterais com substituição dos postes e luminárias; replantio de árvores nas laterais e construção de novos canteiros (paisagismo); construção de novos passeios, meio fio, pavimento, rampas de acessibilidade e faixas modo Tecryl (impermeabilizante), repavimentação asfáltica e recuperação de pavimento. No item Tráfego haverá modificação dos sentidos de tráfego; reestruturação e reordenamento de circulação; disciplinamento dos estacionamentos (carros, motocicletas e bicicletas, além dos pontos de ônibus) e sinalização vertical e horizontal. À Coelba caberá o trabalho de mudança de poste de fiação elétrica, como o surgimento de novos pontos. 


(Informações do site Aragão Notícias / ASCOM)

TCM na cola de Luiz Caetano




No projeto para candidatar ao governo do estado do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), o Tribunal de Contas do Município (TCM) pode ser o entrave. De acordo com o jornalista Jairo Júnior, no Correio desta terça-feira (23), Caetano encontrou sua carne de pescoço na luta para continuar com o sonho de se candidatar. No Diário Oficial do Estado de segunda-feira foi publicada uma notificação para que Caetano compareça - pessoalmente ou através de prepostos - às inspeções de auditores do TCM em obras realizadas durante sua gestão. A medida foi determinada após denúncias feitas ao tribunal pela oposição, com acusações de superfaturamento em contratos com empreiteiras. A mais cabeluda delas diz respeito a um suposto desvio de cerca de R$ 2 milhões para a reforma de campos de futebol, cuja vistoria inicial constatou que as intervenções sequer foram iniciadas. Fora o cerco fechado em torno das obras de Luiz Caetano, o TCM impôs ainda uma série de condenações contra o ex-prefeito de Camaçari, desde o início do mês. Entre elas, determinou ao petista pagamento de multa de R$ 20 mi e o ressarcimento de R$ 1,8 milhão aos cofres públicos, por contratos irregulares com empresas de engenharia. Mas, ainda segundo o colunista, Luiz Caetano não é o único ex-prefeito petista da Região Metropolitana na mira do TCM. No mesmo dia do anúncio da inspeção em Camaçari, o tribunal também expediu notificação semelhante contra Moema Gramacho, atual secretária estadual de Desenvolvimento Social, que comandou Lauro de Freitas entre 2005 e 2012.

(Informações do site Bocão News)

Ana Maria leva cinco pontos na boca após ser atropelada em programa




O programa “Mais Você” foi apresentado pelo personagem Louro José na manhã desta terça-feira (23). O motivo foi que a apresentadora, Ana Maria Brafa, foi atropelada por um carro sem motorista na segunda-feira (22) e levou cinco pontos na boca. A produção do programa deu um tempo para que ela se recupere. No início do programa, um vídeo de explicação aos fãs foi exibido e o programa teve matérias especiais exibidas em outros programas. "Eu vim aqui dizer para vocês que depois do incidente de ontem achamos melhor que eu ficasse em casa hoje para poder ficar inteira para vocês amanhã", explicou.

(Informações do site Bocão News)

Deputado propõe retirada da imagem de 'faca na caveira' de materiais da polícia




O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) vai propor à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, que recomende aos comandos das polícias militares em todo o país a proibição da caveira como símbolo dos batalhões. O argumento do parlamentar é uma portaria assinada pela gestora que recomenda a proibição do uso, em fardas ou veículos oficiais, de símbolos e expressões com “conteúdo intimidatório ou ameaçador, assim como de frases e jargões em músicas ou jingles de treinamento que façam apologia ao crime e à violência”. Na Paraíba, o Conselho de Direitos Humanos convenceu o governador Ricardo Coutinho (PSB), em março, a retirar das fardas e veículos do Batalhão de Operações Especiais a imagem de um crânio atravessado por punhais. “Queremos a implementação dessa resolução em todos os estados, tirando esses símbolos que não são expressão de liberdade, justiça e paz”, argumenta Luiz Couto, que também condena o uso de expressões que incitam o ódio em cânticos de treinamentos de militares. Defensores do símbolo, no entanto, dizem que a imagem lembra a morte dos próprios policiais, “companheira inseparável devido ao alto nível de risco das missões cumpridas”.

(Informações do site Congresso em Foco)

Município de Nordestina poderá se tornar o maior produtor de diamantes do mundo




O Município de Nordestina poderá ser o novo motor do desenvolvimento da Bahia nos próximos anos, as novas descobertas de diamantes podem transformar o município no Novo Eldorado da Mineração Brasileira. Com investimentos em torno de R$ 100 milhões, a empresa Lipari Mineração vai começar a produzir, em escala comercial, no primeiro trimestre de 2015, diamantes na mina de Braúna, em Nordestina, no semiárido baiano. A produção média anual estimada de diamantes é de 225 mil quilates, ao longo da vida útil de 7 anos da mina à céu aberto, com possibilidade de desenvolvimento de mina subterrânea. “Teremos a primeira mina de diamantes de fontes primárias da América do Sul”, comemora o governador Jaques Wagner, feliz com a possibilidade da Bahia entrar no seleto clube dos maiores produtores mundiais de diamantes. Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, produzir diamantes é abrilhantar todo um trabalho feito pelo Governo do Estado, pelo DNPM e pela CBPM em apostar, de fato, na mineração baiana. Ele afirma que somente no setor mineral, já existe uma carteira de investimentos da ordem de R$ 31 bilhões, em investimentos e pesquisas, previstos até 2016. O Projeto Braúna abrange 22 ocorrências de kimberlito, rochas vulcânicas formadas à grandes profundidades e cuja existência é fundamental para que diamantes possam ser encontrados. Foco dos trabalhos de pesquisa gemológica e desenvolvimento desde 2008, o depósito da BR-03 é o maior dentre as ocorrências do Projeto Braúna.“Em cinco anos, os resultados da unidade BR-03 foram altamente positivos, sendo extraídos os primeiros diamantes baianos da mina situada em Nordestina, a 359 Km de Salvador. Agora, em janeiro de 2013, atualizamos a estimativa de recursos minerais do depósito kimberlítico, com potencial mineral de mais 1,7 milhões de quilates”, explica o canadense Keneth W. Johnson, diretor-geral da Lipari. A meta da empresa é tornar-se a maior produtora de diamantes brutos da América do Sul. Além de ser diretamente beneficiado pela redução das alíquotas de ICMS para gemas e jóias, o projeto vai implicar também em investimentos em infraestrutura. “O transporte do ouro é feito através de helicópteros. Para os diamantes, precisaremos de aviões. Então, já vamos começar a estudar um projeto para a construção de um aeroporto, que certamente vai beneficiar toda aquela região de Nordestina, Santa Luz, Queimadas, Cansanção, Quijingue, Tucano, Monte Santo, Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal”, avalia o secretário da Infraestrutura, o vice-governador Oto Alencar.

(Informações do site A Tarde)

Ipirá: Moradores estão preocupados com torre da Oi que ameaça cair



Uma torre de telefonia móvel da empresa Oi, instalada no distrito de Capela do Alto Alegre, em Ipiraí, no norte baiano, tem tirado o sossego de moradores do entorno. Os residentes temem que o equipamento desabe a qualquer momento, já que há pouco tempo começou a inclinar. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (22) por uma moradora ao site Calila Notícias. “Até engenheiros da Coelba afirmaram que a torre está torta, e quando tem ventos fortes, balança de um jeito que todo mundo fica com medo. Já ligamos várias vezes, eles mandam sempre uma equipe de reparo, mas quando chega aqui, diz que não estão preparados pra resolver o problema e vão embora”, cobrou Rita de Cássia, moradora da localidade. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a assessoria da Oi, mas os telefonemas não foram atendidos.

(Informações do site Bahia Notícias)

Médicos paralisam atendimentos a planos de saúde nesta quinta




Médicos baianos suspenderão consultas, exames e cirurgias eletivas de todos os planos de saúde na próxima quinta-feira (25), informou o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). A manifestação fará parte do Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde, com mobilização de profissionais de todo o país contra o desequilíbrio na relação de trabalho por intermédio das operadoras de saúde complementar. Por meio de nota, a entidade sindical aconselhou aos usuários que têm consulta agendada para esta data que remarquem o atendimento. Os casos de urgência e emergência serão atendidos normalmente. Ainda na quinta, os médicos realizarão um debate aberto ao público com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Procon, Agência Nacional de Saúde (ANS), Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Defensoria Pública e representantes dos usuários dos planos, para discutir as medidas a serem tomadas. O evento acontece às 14h, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina.

(Informações do site Bahia Notícias)

Professores do estado suspendem aulas em escolas e universidades



Professores da rede estadual de ensino suspendem de hoje até quinta-feira as atividades em adesão à paralisação nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. De acordo com o coordenador-geral do sindicato da categoria, Rui Oliveira, será realizado amanhã, às 9h, na Praça Municipal, um ato conjunto com os professores da rede municipal, que aderirem à paralisação. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou, em nota, que o governo paga acima do piso nacional a todos os 32.614 professores licenciados. Para 2013, o Ministério da Educação estabelece R$ 1.567 como piso nacional. Na rede estadual da Bahia, o salário inicial é de R$ 1.659,94 — informa a SEC. Também fazem paralisação hoje os professores das quatro universidades estaduais da Bahia — Uneb, Uefs, Uesc e Uesb. Segundo o Fórum das Associações dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, as reivindicações incluem reajuste de 28% do salário, reajuste linear retroativo a janeiro (referente à inflação no período), além da implantação de um calendário de incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) integralmente em 2013. O governo propõe incorporar parte da CET em março de 2014. A SEC informou que apresentou duas propostas: reajuste de 4% do salário e aumentos na gratificação de incentivo à pós-graduação, de 5% para especialistas e mestres, e 10% para doutores. Hoje, governo e associações de professores se reúnem.

(Informações do site Correio da Bahia)

Wagner está mais sujo que “pau de galinheiro”, diz colunista


A presidente Dilma Rousseff anda preocupada com as pesquisas que atestam avaliação negativa de governos petistas na corrida eleitoral para 2014, de acordo com informações publicadas pelo colunista Cláudio Humberto.

Segundo a publicação, as pesquisas apontam que os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do DF, Agnelo Queiroz, são os casos mais preocupantes. “Além dos três governos, que estão com dificuldades, o PT administra Sergipe, com Marcelo Déda, e Acre, com Tião Viana”, acrescenta o colunista.

Humberto conta também que o governador da Bahia, Jaques Wagner, desgastado por conta das greves dos servidores, está com a imagem mais suja que “pau de galinheiro”.

O colunista concluiu que Dilma já avaliou e “precisará de palanques fortes nos Estados para enfrentar os adversários hoje postos contra sua reeleição em 2014”.


(Bocão News)

Ana Maria Braga é atropelada ao vivo por carro que anda sozinho no "Mais Você"


A apresentadora Ana Maria Braga foi atropelada por um carro ao vivo "Mais Você" desta segunda-feira (22). Ela apresentava uma matéria sobre um carro inteligente que dirige sozinho quando o veículo deu ré e ela foi derrubada pela porta. Após o acidente, a transmissão ao vivo foi cortada e o Louro José retomou a apresentação do "Mais Você". Ele disse que Ana Maria havia levado "um tombo", mas que já estava bem. Na volta do intervalo comercial, apresentadora brincou com o caso: "Esse é o típico chamado acidente". O acidente ganhou destaque nas redes sociais e o termo "Ana Maria Braga" foi parar na lista dos assuntos mais comentados do Twitter no mundo. Alguns famosos comentaram o acidente: "Tadinha da Ana Maria! Só to lendo por aqui o que rolou...pgm ao vivo, participativo é legal mas às vezes da ERROR", escreveu a apresentadora Astrid Fontinelli.

(Informações do site Correio da Bahia)

Bahia terá nova redução na conta de luz a partir de segunda-feira




A partir de segunda-feira (22) na Bahia haverá uma nova redução nas contas de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores residenciais, considerados de baixa tensão, terão uma redução nas contas de 9,9%. Já a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, terá uma diminuição maior, de 10,53%. No caso dos consumidores de médio e grande porte, a redução será de 4,03%. A redução média em todo o estado será de 7,92%. A medida acontece depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (16), os reajustes nas contas de luz após o 3º Ciclo de Revisão Tarifária, realizada a cada quatro ou cinco anos. Segundo a Coelba, concessionária que administra o serviço no estado, a redução para o consumidor residencial comum, de 9,9%, equivale a cerca de 99% do estado. A concessionária atende a cinco milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos.

(Informações do site Bocão News)

Motorista embriagado atropela mulher em Amargosa




Uma mulher ficou ferida após ser atropelada por um veículo de passeio conduzido por um homem embriagado, na cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações do site Criativa Online, o acidente aconteceu na noite da última sexta-feira (19) na Avenida Antônio Carlos Magalhães. O motorista do carro Parati, de placa KFS – 8868, teria colidido com outro veículo antes de atingir a mulher, de nome não revelado, que caminhava na calçada da via pública. O carro Parati só parou quando bateu na parede de uma residência. A vítima foi socorrida ao hospital local e o veículo atropelador foi apreendido pela Polícia Militar e encaminhado para a Delegacia Territorial de Amargosa juntamente com o condutor.

(Informações do Blog do Marcos Frahm)

Salvador: Marco Prisco é vítima de 'bote' no Porto da Barra



O vereador de Salvador e presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra), Marco Prisco (PSDB), foi vítima de um "bote" na noite deste domingo (21), quando passava pelo Porto da Barra com sua esposa e quatro amigos. Em sua página do Facebook, Prisco contou que "quatro elementos em um Uno preto quatro portas, armados”, tentaram fechar veiculo que dirigia. "Graças a Deus conseguimos frear o carro na hora do bote, nos desvencilhar e ficar perto de uma viatura da CIPM [Companhia Independente de Polícia Militar] Barra, e os mesmos seguiram pela orla. Cheguei a segui-los durante um bom trajeto e informar à Centel [Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar da Bahia] , mas não sei o que ocorreu depois", desabafou. Segundo o vereador, dois de seus amigos que estavam no carro no momento do incidente são policiais. O fato teria acontecido por volta das 23h30. 

(Informações do site Bahia Notícias)

Terroristas iam para Nova York e planejavam novo atentado, diz polícia




Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, e seu irmão Tamerlan, 26, planejavam realizar um novo atentado, segundo a polícia de Boston. A afirmação foi feita com base na investigação que vem sido realizada enquanto o suspeito sobrevivente está sem condições de prestar depoimento ao FBI. De acordo com o jornal The New York Times, quando roubaram um carro na noite da quinta-feira (18) após matar um policial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), eles chegaram a afirmar à vítima que foi roubada que planejavam ir para Nova York. O dono do veículo foi deixado ileso em um posto de combustível pouco antes dos policiais localizarem o carro e entrarem em confronto direto com os suspeitos. Uma das evidências de que os irmãos planejavam um novo ataque, segundo o Comissário de polícia de Boston, Edward Davis, era a quantidade de armamento que os dois possuíam enquanto tentavam fugir. "Temos motivos para acreditar, baseado nas evidências encontradas no local - as explosões, a quantidade de explosivos e o armamento de que dispunham - que eles planejavam atacar outras pessoas", afirmou o Comissário à CBS. As autoridades informaram que encontraram quatro tipos de armas com os jovens: três revólveres e um fuzil M-4, similar ao que é utilizado pelas tropas americanas no Afeganistão. Esta última arma de fogo estava em posse de Dzhokhar quando entrou em conflito final com a polícia na cidade de Watertown, antes de ser capturado.

Esplanada: Três pessoas morrem em acidente entre dois caminhões



 

Três pessoas morreram, entre elas um bebê, em um acidente envolvendo duas carretas na tarde deste sábado (20), no km 31 na estrada que liga Esplanada a Baixa do Itariri, no Nordeste Baiano. Um caminhão baú, placa DXH – 3673 do estado do Paraná, colidiu com uma carreta Volkswagen placa HSI – 9260 de Serra Talhada – PE. O motorista do caminhão baú, uma mulher e uma criança de aparentemente dois anos de idade, que estavam na carreta morreram na hora. Segundo informações, as duas últimas eram do município de Pojuca. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiro da cidade de Rio Real, de Alagoinhas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAM)U se dirigiram ao local. Os corpos foram encaminhados ao IML de Alagoinhas. O acidente causou 15 km de congestionamento deixando o tráfego lento. A Polícia acredita que a realização de uma ultrapassagem, associada à pista molhada pode ter sido a causa da tragédia. O corpo do bebê foi um dos primeiros a ser resgatados das ferragens.

(Informações do site Forte na Notícia)

Motorista de Palio morre ao colidir com carreta no Jorrinho



 

Um homem morreu na noite de sábado dia 20, em um grave acidente na rodovia BR-116/Norte, no município de Tucano. O acidente ocorreu por volta das 22h10, no povoado de Jorrinho e vitimou fatalmente Flávio Araújo Cavalcante, 31 anos, morador de Tucano. Segundo informações,ele perdeu o controle da direção do Fiat Palio Fire de cor prata, placa policial; JQV-6346, licença de Ribeira do Pombal-BA, e colidiu com uma carreta baú de cor vermelha, de placa policial; MMJ-6420, licença de Campos Novos-SC. Com o impacto da batida, o veículo foi arremessado para fora da pista, ficando destruído. A vítima morreu no local. De acordo com o site gilsantosnoticias, Flávio é irmão do 1º suplente de vereador Marcos do Raio X, e teve o corpo parcialmente esfacelado, sendo necessário a ajuda de um trator para retirá-lo das ferragens. O motorista da carreta identificado com Antônio Roberval Silva, 40 anos, informou a GS, que estava seguindo de Trindade-PB, com destino a cidade de Erval do Oeste-SC, carregado de gesso, quando foi surpreendido pelo veículo de passeio. “Foi tudo muito rápido, eu estava seguindo na minha faixa, quando de repente, o palio veio em minha direção. Tentei frear, mas foi inevitável o choque entre os veículos”, contou. Estiveram no local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência, os policiais militares da 2ª-CIPM/Tucano, 1º-Pelotão do distrito de Caldas do Jorro e agentes da Guarda Civil Municipal de Tucano(GCMT). O fato foi comunicado ao posto da Polícia Rodoviária Federal em Feira de Santana. O corpo de Flávio foi periciado pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica da cidade de Euclides da Cunha e em seguida, removido para o Instituto Médico Legal(IML) daquela cidade.

(Informações do site Calila Notícias / Foto Gil Santos)

PSB anuncia abertura de processo disciplinar contra o Pastor Isidório



 

O PSB baiano anunciou a abertura de um processo disciplinar contra o deputado estadual Pastor Sargento Isidório, após a entrevista concedida pelo parlamentar ao Bahia Notícias. Por meio de nota, o partido diz que o deputado utilizou “expressões chulas e de baixo calão, para atingir o PSB como conjunto, dirigentes do partido, personalidades da Bahia, em desacordo com princípios do partido e da representação partidária a ele conferida pela população”. A legenda ainda afirmou que defende e pratica a ampla liberdade de credo, religião e de opinião, que reflete na composição dos seus filiados e repudia todo tipo de manifestação preconceituosa, seja ela religiosa, racial ou sexual. Será garantido a deputado o contraditório e direito de defesa.

(Informações do site Bahia Notícias)

Programa comandado pela mulher de Daniela Mercury sai do ar na CBN



Programa comandado pela mulher de Daniela Mercury sai do ar na CBN
 
Pouco tempo depois de Daniela Mercury ter assumido a relação homossexual com Malu Verçosa e de toda a repercussão que teve o caso, o programa Salto Alto, que tinha a jornalista como uma das apresentadoras na CBN, foi retirado do ar. Malu, que é editora-chefe na TV Bahia, apresentava a atração ao lado das colegas Andréa Silva e Scheila Anunciação. Há quem diga que para a emissora a estratégia veio a calhar, já que Malu estaria com a imagem muito exposta depois que seu casamento com a Rainha do Axé ficou em evidência em todo o Brasil.

(Bahia Notícias)

Hospital do Subúrbio recebe prêmio em Washington


Hospital do Subúrbio recebe prêmio em Washington
Foto: Luiz Ribeiro
O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu nesta quinta-feira (18), em Washington (EUA), o terceiro prêmio internacional concedido pelo Internacional Finance Corporation e pelo Infrastructure Journal, que classificou a unidade médica entre os 10 melhores projetos de Parceria Público Privada (PPP) da América Latina e do Caribe. Membro do Grupo Banco Mundial, o Internacional Finance Corporation é a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento. A solenidade de entrega foi realizada na sede do Banco Mundial, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e do presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela gestão do HS – Jorge Oliveira. 
(Bahia Notícias)

FHC tenta convencer Serra a não deixar PSDB


FHC tenta convencer Serra a não deixar PSDB
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tenta convencer o ex-governador de São Paulo, José Serra, a não deixar o PSDB e migrar para o recém-criado MD (Mobilização Democrática), resultado da fusão do PPS com o PMN, informa reportagem da Folha. De acordo com a publicação, FHC argumentou, em conversa com Serra, que apenas no PSDB o correligionário teria chance de realizar o desejo de disputar mais uma vez a Presidência da República, em caso de desistência do senador mineiro Aécio Neves. O ex-presidente alegou ainda que o amigo ficaria desconfortável ao subir em um palanque adversário de aliados históricos, como o senador Aloysio Nunes Ferreira ou o próprio FHC. Na tentativa de impedir o voo de outros tucanos, Fernando Henrique Cardoso chegou a procurar integrantes do extinto PPS para pedir que a nova legenda não ofereça vantagens a membros do PSDB. 
(Bahia Notícias)

Estudante lê juramento às avessas e atrasa formatura de turma inteira

Estudante lê juramento às avessas e atrasa formatura de turma inteira
 
Uma aluna responsável por ler o texto de juramento da turma que se formava em Cinema no período 2012.2 pela PUC Rio de Janeiro resolveu inovar e atrasou a graduação de todos os estudantes da classe. Na cerimônia, a jovem incluiu a expressão "ou não" ao final de todas as frases do juramento, o que revertia totalmente o sentido da cerimônia. "Prometo exercer minha profissão/ com espírito de quem se entrega / a uma verdadeira missão de serviço / tendo sempre em vista o bem comum; ou não. Dedicar-me a conhecer e avaliar / a realidade social / e aprofundar meus conhecimentos / a fim de satisfazer as necessidades da sociedade; ou não", discursou. Os outros 29 formandos acabaram por repetir as palavras da estudante. O diretor do Departamento de Comunicação Social da faculdade, César Romero, que presidia a solenidade, enviou um vídeo do juramento à reitoria da instituição, que decidiu pela anulação e a realização de duas novas cerimônias alternativas depois de alguns meses. 
 
(Informações de O Globo)

Americana é presa após dar puxão no pênis do ex-marido

Americana é presa após dar puxão no pênis do ex-marido
Foto: Divulgação
Uma mulher de 22 anos foi presa na Flórida (EUA), depois de agredir o ex-namorado com um "puxão" em seu órgão genital, após uma discussão. Segundo o jornal Sun Sentinel, a americana Laquavia Sharele Wallace foi buscar a filha na casa do ex-companheiro e tentou reatar o namoro, mas o homem não se mostrou interessado. A partir da negativa, o casal começou a brigar e, em determinado momento, Laquavia agarrou o pênis do ex-namorado com uma das mãos e o puxou com força, segundo o depoimento de uma testemunha à polícia. A polícia acusa a jovem de agressão. Informações do G1. 
 
(Bahia Notícias)

Rita Lee é condenada a pagar R$ 10 mil a PMs de Sergipe




A cantora e compositora Rita Lee foi condenada na Justiça a pagar indenização por danos morais a dois policiais militares de Sergipe, no valor de R$ 5 mil para cada, por insultos dirigidos aos PMs durante um show em janeiro do ano passado. De acordo com a Folha de S. Paulo, por dois votos a um, a Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Sergipe reformou a sentença de 1º grau e condenou a artista nesta quinta (18). Foram votados cinco dos 33 recursos interpostos pelos PMs que fizeram a segurança do Festival de Verão, no município de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju, onde ocorreu o show de Rita. Durante a apresentação, a cantora criticou a agressividade de policiais militares com o público. Na ocasião, a polícia afirmou ter agido porque parte da plateia fumava maconha. "Esses cachorros, filhos da puta, não vão prender ninguém", disse Rita Lee. Ela foi detida por apologia ao crime e por desacato, levada à delegacia e depois liberada. Por meio de sua assessoria de imprensa, Rita Lee declarou que "por enquanto, não há nada a declarar, apenas a lamentar". Cada policial entrou com uma ação, cobrando indenização no valor de R$ 24.880.

(Informações do site Bocão News)

Itacaré: ex-prefeito tem problemas com cheques por insuficiência de fundos




Nesta quarta-feira, o Tribunal de Contas dos Municípios considerou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Itacaré, Antônio Mário Damasceno, em razão da devolução de diversos cheques por insuficiência de fundos, alcançando um montante de R$ 615.893,93 e acarretando prejuízo ao erário com despesas de tarifas e taxas bancárias no total de R$ 7.118,73, nos meses de outubro a dezembro/2011. O relator do processo, Conselheiro Fernando Vita, solicitou o encaminhamento de formulação de representação ao Ministério Público e imputou multa no valor de R$ 2 mil ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão. Em sua defesa, o ex-prefeito admite que a partir de setembro/2011 a Secretaria de Finanças resolveu adotar a forma de pagamento através de cheques, que até então não havia sido utilizada pela entidade. Infelizmente, as devoluções dos cheques começaram a acontecer a partir do mês de outubro/2011, pois o Tesoureiro e o Secretário de Finanças demonstraram não ter controle específico dos saldos disponíveis para cobertura dos pagamentos, que só veio a ser detectada no encerramento do mês pela contabilidade, juntamente com o controle interno.

(Informações do site Política Livre)

Forte chuva faz barragem de Brumado transbordar




As fortes chuvas que atingem o sudoeste baiano serviram para amenizar os efeitos da seca na região. Nesta quinta-feira (18), a Barragem de Cristalândia em Brumado, responsável pelo abastecimento da cidade, transbordou. O fato, que ressalta o potencial hídrico do Rio das Contas, foi registrado pelo diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Léo Teixeira. “A felicidade é tanta que gostaria de compartilhar com a população Brumadense a chegada de água na Barragem de Cristalândia”, comemorou. A represa pode vir a abastecer também o município de Malhada de Pedras.

(Informações do site Brumado Notícias)

Em acidente, moto de ex-Polegar explode e cantor fica ferido




O cantor Rafael Ilha passou por um sufoco na última quarta-feira (17). O ex-Polegar dirigia sua moto quando foi atingido por um veículo, que fugiu sem prestar ajuda, na Ponte Estaiada, em São Paulo. "Eu dei o sinal para a esquerda, nisso o carro acelerou para ultrapassar e bateu na roda da frente da minha moto. Quando estava rolando no chão, vi que ia dar uma pancada com a mureta de concreto e já soltei a moto, que foi para o outro. Com o atrito, ela acabou explodindo", contou ele ao site Uol. Mesmo usando capacete, Rafael sofreu diversos ferimentos pelo corpo e foi levado para o hospital São Luis, mas foi liberado no mesmo dia. "Não quebrei nada, com exceção da luxação no dedão direito, mas do pescoço para baixo estou todo machucado", afirmou o ex-Polegar.