Colchão pega fogo e idoso morre em incêndio em Feira de Santana



Um idoso de 89 anos morreu em um incêndio na noite da quinta-feira (29), no município de Feira de Santana, localizado a 109 quilômetros da capital baiana. O acidente aconteceu em uma casa localizada na rua Gameleira, no bairro do Limoeiro. De acordo com o site Acorda Cidade, o aposentado Esmeraldino Sena, 89 anos, estava deitada na cama fumando cigarro quando pegou no sono. O fogo começou quando as brasas do cigarro caíram no colchão onde o idoso dormia. Apesar de Esmeraldino chegar a ser socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), ele não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima sofreu queimaduras de primeiro e segundo grau. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade, onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para o sepultamento.

Funcionários da Odebrecth que trabalham na construção da fábrica da Itaipava fazem paralisação




Cerca 1.200 funcionários da Odebrecth paralisaram as suas atividades na manhã desta sexta (30). Várias são as reclamações, tais como: Alimentação: segundo os trabalhadores é de péssima qualidade, tempo de descanso após almoço, muito pouco não chegando a 20 minutos, salários não condizem como combinado, falaram também que o pagamento do décimo não esta correto, horas extras não estão sendo contabilizadas corretamente. Alem dessas reivindicações os funcionários vem sofrendo assédio moral constante, e a todo tempo com ameaça de demissão. Segundo alguns funcionários, um colega se acidentou, e a empresa alegou que a culpa é do funcionário. Já existem várias funcionários de outras cidades, inclusive prontos para trabalharem, tirando assim as vagas locais. A paralisação segue por tempo indeterminado.

Veja mais fotos

(Informações e fotos: Marcus Aragão / Site Aragão Notícias)

Feira de Santana: expulsas pela madrasta, crianças passam cinco dias em matagal

Duas crianças de 11 e 7 anos foram abandonadas em um matagal no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, a 109 km de Salvador. Os dois irmãos foram resgatados pelo Conselho Tutelar, que também retirou de casa dos pais os outros três irmãos mais novos. Os pais das crianças vão responder por maus tratos, segundo informações da Polícia Civil da cidade. As duas crianças mais velhas, frutos de um relacionamento anterior do pai, foram colocadas para fora de casa pela madrasta. A menina de 11 anos e o menino de 7 se abrigaram perto de um cajueiro a cerca de 1 km da casa do pai e passaram cinco dias comendo somente caju e tomando água, até que uma denúncia foi feita pelo número 156, segundo a Secretaria de Prevenção à Violência. As crianças foram achadas na madrugada de terça-feira (27) dormindo no meio da mata, segundo a conselheira Magna Moreira declarou à TV Subaé. "O imão pequeno tem muitos arranhões pelo corpo. Eles têm muitas marcas de violência que foram praticadas antes. Foi emocionante encontrá-los daquela forma. Um policial que estava conosco chorou igual a uma criança", conta. "Tenho certeza que os pais serao responsabilizados", disse à TV Bahia o secretário Misael Freitas. As crianças agora fazem parte do projeto "Rua, Tô Fora" até que uma decisão definitiva sobre a guarda delas seja tomada. Os pais, Moisés da Silva e Josileide Barbosa da Costa, estão no Complexo Policial Investigador Bandeira.

(Correio da Bahia)

Homem morre enforcado em Santaluz






O lavrador João do Carmo, conhecido como “Zé do Arroz “ 66 anos, foi encontrado morto a 00h30 desta quinta (29) próximo a sua residência na comunidade de Capoeira Grande município de Santaluz. O corpo estava pendurado por uma corda presa em um galho de árvore conhecida como pau de rato. Familiares disseram a polícia que João do Carmo estava depressivo e que já tinha comentado a um dos filhos, que estava preste a morrer e que o mesmo o encontraria perto de casa. Na noite de quarta,28, João deitou-se e a meia noite levantou, vestiu uma calça uma camisa manga comprida e saiu, os filhos não desconfiaram de nada pois era de costume o mesmo levantar a noite para colher a fibra de sisal do campo só que depois de uma hora parentes ao levantar para ir trabalhar no motor de sisal encontrou João do Carmo pendurado enforcado. A Delegacia de Polícia Civil de Santaluz foi comunicada do acontecido e o agente Manoel Pinheiro Neto se deslocou ate o local onde fez o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o DPT (Departamento de Policia Técnica) de Feira de Santana para ser necropsiado. O enterro de João do Carmo aconteceu no fim da tarde desta quinta no cemitério de Santaluz.

(Calila Notícias)

Salvador: 'Filhinhos de papai' provocam acidente e médico morre no Canela




Um grave acidente foi provocado por dois jovens de classe média alta na noite desta quinta-feira (28), no viaduto dos Reis Católicos, na Avenida Reitor Miguel Calmon, no bairro Canela, em Salvador. De acordo com informações da polícia, eles portavam lança perfume quando colidiram com dois veículos, deixando uma pessoa morta e o trânsito lento no local. Segundo testemunhas, o condutor do carro modelo Actyon de cor branca e placa NZY 7713, perdeu o controle do veículo subiu o canteiro e acabou batendo em dois carros que seguiam em direção contrária, um Eco Sport dourado (placa NYU 0207), e um Polo branco (placa NTK 6054), conduzido pelo médico identificado como Alex Moura Martins, de 29 anos que ficou preso nas ferragens após o acidente. Ele chegou a receber atendimento de agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mas acabou morrendo. A polícia encaminhou o condutor do Actyon, Joeraldo dos Santos Fraga Filho, para a 1ª Delegacia Territorial (DT/Barrris), para prestar depoimento. Ele negou que tinha ingerido bebida alcoolica e a existência de lança-perfume.


(Informações e fotos do repórter Jorge Araújo / Bocão News)

Carcereiro esquece portão aberto e presos fogem de delegacia, diz polícia



Dois presos da delegacia de Ubaitaba, na região sul da Bahia, fugiram da unidade policial na noite de quarta-feira. De acordo com dois funcionários da unidade, os homens escaparam após o carcereiro esquecer a porta de uma das alas unidade aberta. “Tem um carceragem novato, senhor de idade, e ontem ele foi sozinho recolher os presos para o banho de sol, mas vacilou e deixou um portão aberto. Eles [os dois presos] se esconderam em outra ala e, quando foi de noite, eles arrombaram uma grade, forçaram uma porta e saíram pela porta do alojamento que ele deixou aberta. Pularam o muro pelo buraco do ar condicionado. Os outros presos não fugiram porque não quiseram”, relata a funcionária da unidade policial. Segundo a funcionária, a delegacia tem quatro celas e capacidade para oito presos, mas abrigava 17 homens no momento da fuga. Ela conta que o delegado já havia solicitado a transferência dos dois presos que fugiram para outra unidade. Um deles responde na Justiça por assalto a carros, enquanto o outro é acusado de tráfico de drogas e homicídio. O delegado da unidade não foi localizado pela reportagem. 

(G1)

E-mails revelam influência de Rose sobre Lula


A prudência preenche um formulário, marca hora e toma chá de cadeira na antessala. A intimidade sobe pelo elevador privativo, entra sem bater e sussurra no ouvidinho. Muito chegada a Lula, Rosemary Noronha, a Rose, esqueceu de maneirar. Acabou virando estrela da Operação Porto Seguro. E arrastou para dentro do inquérito duas consoantes que deveriam ser imaculadas: ‘PR’. PR era como Rose se referia ao presidente da República nos e-mails que trocava com os irmãos Paulo e Rubens Vieira, dois expoentes do grupo que traficava interesses privados na administração pública. Colecionadas pela Polícia Federal no curso da investigação, as mensagens eletrônicas revelam como a chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo usava a influência que exercia sobre Lula para cavar nomeações para cargos graúdos. “Cara Rose, eu preencho todos os requisitos para o cargo”, escreveu Rubens Vieira em e-mail de 20 de janeiro de 2009. “Sou o corregedor-geral da agência desde agosto de 2006 […]. Fui professor na Universidade Federal de Rondônia. Publiquei diversos artigos em jornais de grande circulação.” 

(Blog do Josias)

Pai e filha morrem em acidente com ambulância na BA-698






 Um homem e sua filha morreram no final da tarde desta quarta-feira (29) em um acidente na BA-698, trecho que liga Mucuri ao distrito de Itabatã. Segundo informações do site regional Sul Bahia News, uma ambulância da prefeitura de Mucuri modelo Ducato retornava para Teixeira de Freitas quando se chocou lateralmente com um Voyage. O paciente Manoel da Paixão Jesus Santos, 69 anos, que estava sendo transportado após ter um acidente cardiovascular cerebral, morreu na hora. Sua filha, Maria Aparecida Batista dos Santos, 34 anos, teve politraumatismo. Ela chegou a ser socorrida para o Hospital de Teixeira de Freitas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O condutor do Voyage, identificado apenas pelo prenome de Marquinhos, e sua esposa grávida de dois meses, de prenome Núbia, tiveram ferimentos graves. Núbia foi encaminhada para o Hospital Paineiras em Itabatã, onde continua internada. Marquinhos foi levado para o Hospital de Teixeira de Freitas. Ainda segundo o site regional, o acidente foi causado depois que um pneu da ambulância estourou. Os corpos de Manoel e Maria foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, onde serão periciados.

(Correio da Bahia)

Souza Cruz eleva preços de cigarros na Bahia e em 19 estados





Desde o último domingo (25) o consumidor de várias partes do País está pagando mais caro na hora de comprar cigarros de algumas marcas da Souza Cruz. De acordo com a empresa, o reajuste médio foi de 16% e atingiu 20 Estados. “Houve aumento em todos os Estados do Norte e Nordeste, além do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, além do Distrito Federal”, informa nota da fabricante. Já em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso os preços ficaram inalterados. A expectativa é que a medida seja estendida para outras praças do País, mas a Souza Cruz não confirma a informação. A empresa alega que, “por causa de razões concorrenciais, não falamos sobre o tema ‘preços’”. O reajuste ocorre em antecipação à elevação da tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o setor de tabaco, que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2013. 

(Estadão)

Homem é soterrado durante construção de casa em Salvador




Um homem ficou soterrado durante a construção de uma casa no bairro de Periperi, na manhã desta quinta-feira (29). O acidente aconteceu por volta das 8h30 no conjunto habitacional Colinas de Periperi, localizado na rua 13 de maio. De acordo com informações da Central de Polícia, ele trabalhava na construção de uma fundação no quintal da casa quando houve um desabamento no local. Uma unidade do Corpo de Bombeiros está no local tentando resgatá-lo. Ainda não há informações sobre o que provocou o desabamento, ou se a vítima ficou ferida durante o incidente na obra.

(Correio da Bahia)

Falso Neymar é preso no RJ após chantagear mulheres por ‘fotos constrangedoras’




Agentes da polícia de Santa Catarina prenderam em Volta Redonda (RJ) um estoquista de 23 anos que se passava pelo jogador Neymar na internet para extorquir mulheres jovens. Usando o Facebook, ele pedia fotos delas em situações constrangedoras, depois as chantageava, pedindo até R$ 50 mil às vítimas para não expor o material na web. Uma estudante de Direito, de Florianópolis, de 23 anos, deu queixa na Divisão Antisequestros do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em outubro, depois de descobrir a fraude e ser chantageada. O delegado Renato Hendges, encarregado do caso, disse que o falso Neymar usava fotos do verdadeiro jogador no site, mas pedia privacidade alegando que era uma pessoa famosa e que não poderia se expor. A estudante contou à polícia que durante meses ficou interagindo com o golpista na web, sempre à noite, porque ele dizia que tinha que treinar durante o dia. A polícia chegou à casa do golpista pela identificação do computador. Ele tinha um irmão como cúmplice. A Justiça de Florianópolis decretou as prisões temporárias dos dois. No computador do estoquista havia mais vítimas. Os nomes dos irmãos não foram revelados. Eles serão levados para Santa Catarina na sexta-feira (30). 

(Uol)

Jornalista Joelmir Beting morre aos 75 anos em São Paulo




O jornalista Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) em São Paulo. Ele tinha 75 anos e estava internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein - desde domingo (25) em estado de coma, depois de sofrer um acidente vascular encefálico hermorrágico. Ele respirava com ajuda de aparelhos. Segundo a Folha Online, Beting morreu à 0h55 (horário de Brasília). O jornalista passava desde o dia 22 de outubro por um tratamento para combater uma doença autoimune. A morte foi comunidada pelo filho de Joelmir, o também jornalista Mauro Beting, que entrou ao vivo na Rádio Bandeirantes durante a madrugada com a informação. Beting também foi homenageado por Bóris Casoy, apresentador do "Jornal da Noite", da Band, Natural de Tambaú, no interior de São Paulo, Beting é considerado um dos pioneiros da imprensa econômica do Brasil. Em 1970, ele passou a escrever uma coluna diária sobre o tema para a Folha de S. Paulo, publicada por 34 anos e reproduzida em mais de 50 jornais pelo país. Beting era formado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele passou ainda pelas emissoras Record, Bandeirantes, Globo, TV Gazera e Globonews. Desde 2004, Beting fazia parte do "Jornal da Band", na Bandeirantes. Beting chegou a ser chamado de "Chacrinha da economia", por evitar termos do meio e buscar uma linguagem mais fácil e acessível. "Não falo para a dona de casa, mas para a empregada dela", chegou a dizer. Joelmir Beting era casado desde 1963 com Lucila, com quem teve dois filhos - além do jornalista Mauro, que trabalha como apresentador esportivo, ele é pai do publicitário Giangranco. Ele também é tio do jornalista Erich Beting. A informação sobre o enterro de Beting ainda não foi divulgada pela família.

Mensalão: Deputado João Paulo Cunha é condenado a nove anos de prisão




O ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), foi condenado nesta quarta-feira (28) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a nove anos e quatro meses em regime fechado por envolvimento no esquema do mensalão. O deputado foi penalizado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro e multado em mais de R$ 370 mil. Paulo Cunha foi acusado de receber R$ 50 mil no ano de 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar agência de Marcos Valério em contratos com a Casa.

(Bahia Notícias)

Carla Perez e Scheila Carvalho voltam ao É o Tchan em 2013

Por: Redação Bocão News

Em uma tentativa de reviver a época áurea do É O Tchan, o grupo vai reunir a formação original para gravar um DVD em 2013. O trabalho terá participações de Carla Perez, Scheila Carvalho e Débora Brasil - ex-dançarinas do grupo de pagode. "Vamos juntar a Carla Perez, a Scheila Carvalho e também a Débora Brasil. Todo mundo vai colocar a mão no joelho. E segurar o tchan", garante o cantor Beto Jamaica, em entrevista à coluna 'Diário da Fama', do jornal 'Diário de S. Paulo'. Entre os planos do vocalista para o grande encontro, está convidar nomes de peso como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Daniela Mercury para a gravação. "O Tchan sempre será sucesso", afirmou Jamaica, que já confirmou as participações de Xanddy, marido de Carla Perez, e de Léo Santana, do grupo 'Parangolé'.

Felipão está de volta à Seleção Brasileira



A Seleção Brasileira já tem um novo técnico. Após dez anos, Luiz Felipe Scolari está de volta ao comando da equipe canarinho.

Felipão assume a vaga deixada por Mano Menezes, demitido na última sexta-feira. Apesar de não ter confirmado oficialmente, o presidente da CBF, José Maria Marin, agendou uma entrevista coletiva para esta quinta-feira (29), quando anunciará o retorno do treinador pentacampeão mundial em 2002.

Scolari assume a Seleção em um momento conturbado. Além da saída de Mano, o diretor de seleções, Andrés Sanchez, entregou o cargo nesta quarta. O dirigente foi contrário à demissão do ex-técnico do Corinthians.

Além de Felipão, o ex-supervisor Américo Faria também deve retornar à Seleção. Outra novidade pode ser Carlos Alberto Parreira, mas desta vez como coordenador.

Para voltar a comandar o Brasil, Scolari, que teve como último clube o Palmeiras, rebaixado para a Série B, superou a concorrência de Tite, do Corinthians, e Muricy Ramalho, do Santos. O gaúcho chega com o respaldo do vice-presidente da CBF e braço direito de Marin, Marco Polo Del Nero.


Por: Redação Bocão News 

No apagar das luzes Moema Gramacho faz licitação de outdoors

Por: Redação Bocão News
O Ministério Público Estadual (MPE) tem combatido a prática de prefeitos que, em fim de mandato, fecham contratos nos últimos dias da gestão. Dito isto, torna-se importante trazer à luz duas convocações para Concorrência Pública divulgadas no Diário Oficial de Lauro de Freitas da última terça-feira (27).

A primeira – nº25/2012 – tem o objetivo de contratar um empresa para concessão de uso de áreas públicas da cidade para instalação e exploração de engenhos publicitários – outdoors-. A medida pode soar estranha, o que é agravado quando se tem em vista que a concorrência acontece no dia 28 de dezembro, restando quatro dias para o fim da administração de Moema Gramacho (PT). O valor do contrato é de 1.980 milhão ( preço mínimo).

O segundo aviso de licitação – nº26/2012 – tem o preço máximo definido em R$ 2.306.397,56 que serão desembolsados pelos cofres da prefeitura para pagar o contrato de uma empresa de engenharia que fará a execução de serviços de manutenção de prédios públicos.

Professor de educação física é condenado por torturar mulher



O professor de educação física Adalberto França Araújo Filho, 42 anos, foi condenado a seis anos e três meses de prisão em regime semi-aberto em julgamento realizado na terça-feira, no Tribunal do Júri de Lauro de Freitas, cidade localizada na região metropolitana de Salvador. De acordo com o advogado do réu, Fabiano Pimentel, o professor foi acusado pela promotoria de agredir e torturar a ex-mulher dele em 2009, na casa onde moravam no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas. Ainda segundo o advogado de defesa, a decisão foi tomada pelo júri popular, formado por sete jurados. Pimentel informou ao G1 que foram quatro votos a favor da condenação e três contra. O promotor do caso é Luciano Valadares e a juíza que presidiu a sessão foi Patrícia Sobral. O julgamento começou na manhã de terça-feira e foi concluído por volta das 22h.

(G1)
 

Justiça condena prefeito de Eunápolis a três anos e três meses de reclusão





A 1ª Câmara do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou o prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira, nesta terça-feira (27), a três anos e três meses de reclusão por utilizar indevidamente recursos públicos para fins de autopromoção em publicidade governamental. A ação contra José Robério foi apresentada pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O prefeito também foi condenado a perda do mandato eletivo e se tornou inelegível por cinco anos. O crime foi cometido em 2005, quando o prefeito contratou a empresa Bureau Comunicação e Markentig S/C Ltda, pelo valor de R$ 77 mi, para editar e distribuir 20 mil exemplares de uma revista para divulgar ações governamentais que ligavam o seu nome a imagens com obras e serviços do Município. Para o CAP, a conduta é vedada por lei e foi apresentada ao MP-BA pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Na mesma sessão, a 1ª Câmara absolveu o prefeito de Itarantim, Gideão Matos, acusado em duas ações penais de descumprimento de ordens judiciais. A Corte decidiu ainda por reconhecer a extinção de punibilidade, pela ocorrência de prescrição, e arquivou processo movido pelo MP contra o prefeito de Sítio do Mato, Danilson Santos Silva, acusado de cometer crimes licitatórios.

(Bahia Notícias)

A cada 18 horas uma pessoa está sendo infectada com o vírus da Aids na Bahia


Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que de janeiro a maio deste ano 208 novos casos de AIDS foram registrados na Bahia. Dos infectados, 130 são homens e 74 mulheres, sendo que do total, quatro em menores de 13 anos. O órgão afirmou não disponibilizar no momento do número exato em ralação a todo o ano. Ainda de acordo com a Sesab, em 2011 foram diagnosticados 302 casos da doença na Bahia, sendo que desse total, 121 do sexo feminino e 181 do sexo masculino. A estatística ainda pode ser maior que a divulgada, já que os dados foram atualizados somente pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e muitos infectados pelo vírus não procuram atendimento médico. Desde 1984, a capital baiana registrou quase 7 mil casos de AIDS. 

(Tribuna da Bahia)

Professores estaduais prometem nova paralisação para o dia 13


Após promover uma paralisação ontem e na terça-feira anterior, os professores da rede estadual prometem outra paralisação, no dia 13. A decisão foi anunciada ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB). Nas duas últimas paralisações, a justificativa era de divergências no calendário de 2013. Desta vez, a APLB afirma que a mobilização é fruto de discordâncias nas negociações sobre o reajuste salarial. Na segunda-feira, os deputados aprovaram reajuste de 14% para professores (7% este mês e 7% em março), conforme negociado durante a greve de 115 dias, que terminou em agosto. O projeto exclui aposentados e pensionistas. “Exigimos que a nova lei contemple os aposentados, pensionistas e professores primários [do Ensino Fundamental]”. Como a gestão do Ensino Fundamental, da 1ª à 9ª série, é compartilhada entre estado e municípios, parte dos professores teme ficar de fora do processo. A Secretaria de Educação (SEC) informou que todos os professores licenciados e contratados da rede estadual que tenham sido deslocados para a municipal também terão direito à promoção. Sobre os aposentados e pensionistas, o órgão esclareceu que a lei aprovada não se trata de um plano de reajuste, mas de um plano de carreira e que, por isso, é voltada apenas para professores em exercício.

(Correio da Bahia)

Bahia é estado com mais municípios com risco de epidemia de dengue




Ao todo 21 municípios baianos têm risco de epidemia de dengue, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). Segundo levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, a Bahia é o estado da federação com mais municípios nessa situação. Este ano, o Liraa foi realizado em 1.239 municípios brasileiros. O município com a maior taxa de infestação no país foi Itabuna, que apresentou 18,4% dos imóveis com larvas do mosquito. Cafarnaum, com 12,1% é o quarto. São classificados como de risco os municípios que apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. Veja ao lado todos os municípios baianos nessas condições. É considerado estado de alerta quando a infestação está entre 1% e 3,9%. É o caso de Salvador, que apresentou índice de infestação de 2,1%. De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as cidades baianas reunirem condições favoráveis à proliferação do vetor durante todo o ano, como o clima quente, a presença dos quatro sorotipos do vírus e a reserva de água em locais impróprios, motivado sobretudo pela seca. “Estamos diante de uma epidemia urbana e, por isso mesmo, pedimos a população que reúna esforços para que consigamos conter a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença”, disse Padilha, reforçando o mote da campanha desse ano, cujo o slogan é “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”. “O estado, infelizmente, apresenta uma situação que favorece o risco de epidemia, afinal os quatro sorotipos da doença estão presentes”, pontua a coordenadora do Grupo de Trabalho do Programa Estadual de Combate à Dengue, Elisabeth França, ressaltando que a população já enfrentou, em vários momentos, as infecções causadas por um ou outro sorotipo, fato que sensibiliza ainda mais o organismo, favorecendo o aparecimento do tipo hemorrágico. “Temos, ainda, problemas estruturais graves, como municípios densamente povoados e problemas históricos de abastecimento de água e coleta de lixo”, explica. Associado a esses fatores, a representante do estado destaca uma dificuldade na mudança da cultura das populações que acham que a doença está distante. “Já encontramos foco da doença nos locais mais inusitados, desde em copo para dentadura, geladeira, bromélias”, diz a coordenadora.

(Correio da Bahia)

Criança morre atropelada na Estrada do Coco


Uma criança morreu atropelada na noite desta terça-feira (27) no Km 12 da BA-099, Estrada do Coco. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima, ainda não identificada, foi atingida pelo veículo em frente a Prefeitura Avançada. As circunstâncias do acidente, que aconteceu no sentido Salvador por volta das 20 horas, são desconhecidas. Ainda segundo a PRE, o motorista que atingiu a criança permanece no local.

(Correio da Bahia)

Irmã é presa suspeita de exigir R$ 50 milhões de deputado federal na Bahia



                                                             Foto reprodução Tv Bahia

O deputado federal pelo PR da Bahia, João Carlos Bacelar, sofreu tentativa de extorsão de R$ 50 milhões da irmã, de 32 anos, e de seu companheiro, de 38 anos, segundo informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) nesta terça-feira (27). O casal foi preso em seu apartamento no bairro nobre da Graça, em Salvador, pela equipe do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), que cumpriu mandados de prisão preventiva. A investigação foi iniciada há oito meses, depois que o deputado procurou a polícia desconfiado de que informações sobre a vida pessoal e parlamentar pudessem estar sendo repassadas para a imprensa. "Fizeram dossiês, distribuindo para a imprensa esses materiais, para que fossem divulgados matérias contra o deputado, para tentar prejudicar o seu mandato parlamentar", disse o delegado Oscar Vieira, responsável pelo caso. As investigações apontam que o companheiro da irmã instalou um programa no computador do deputado que transmitia mensagens recebidas e enviadas diretamente para o dele. "Eu não preciso extorquir, eu nunca extorqui ninguém. Tudo o que é meu eu adquiri com o meu suor. Não tinha programa pirata instalado, nunca existiu isso", disse André Dumet, o companheiro suspeito, no momento da prisão. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos também na casa dos pais do deputado e de um irmão do suspeito, que é policial federal. No entanto, não há indicativo de participação de outras pessoas no crime. Três inquéritos foram instaurados pela polícia: um de interceptação de e-mails, outro de estelionato, porque a irmã fez uma operação ilegal de uma conta da empresa da família para o companheiro, no valor de R$ 580 mil; e o terceiro de extorsão, já que a irmã e o companheiro chegaram a exigir R$ 50 milhões do deputado para não passar informações para a imprensa. Se condenados, os dois podem pegar pena de reclusão de 10 a 19 anos.

(G1)

Ex-prefeita de Itanagra tem direitos políticos suspensos pelo TRF

Maria Bahiense não prestou contas e nem comprovou a destinação de uma verba federal



A ex-prefeita do município de Itanagra, localizada a 91 quilômetros de Salvador, foi condenada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1). Maria José Bahiense da Costa continuará com seus direitos políticos suspensos por três anos sem a possibilidade de recorrer judicialmente. Ela também está proibida de realizar contratações com o poder público e nem poderá receber incentivos e benefícios do governo.

Ela foi condenada por não prestar contas e nem comprovar a destinação de uma verba de R$ 22,7 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) em 1999 para o programa Dinheiro Direto na Escola. O dinheiro era destinado à manutenção de escolas do ensino fundamental.

O processo teve início em 2005 no Tribunal de Contas da União (Tcu), que também condenou a ex-prefeita e obrigou o pagamento de uma multa de dois mil reais, mas Maria Bahiense recorreu ao TRF-1.

(Correio da Bahia)

Camaçari: luta contra lixo tóxico une populares, ambientalistas, governo e oposição



 A luta contra a vinda de toneladas de lixo tóxico de São Paulo para Camaçari está mobilizando a sociedade local. Até mesmo líderes do governo e da oposição se uniram em torno do propósito de impedir a vinda do material comprovadamente cancerígeno para o município. Em reunião na noite desta segunda-feira, cerca de 200 ambientalistas, além de lideranças comunitárias e representantes de movimentos populares, criaram um fórum suprapartidário como forma de intensificar a luta. Uma das principais articuladoras do grupo é a deputada estadual Luiza Maia (PT). Dentre as propostas apresentadas pelos participantes do encontro estão a realização de um protesto em frente a Cetrel, empresa contratada pela Rhodya para queimar o lixo tóxico, um abaixo assinado, uma campanha junto aos meios de comunicação e uma carta aberta para a sociedade. Também está prevista uma audiência pública na Assembleia Legislativa e na Câmara de Camaçari. 

(Política Livre)

Virgem de Sapeaçu: Câmara de Feira de Santana investiga participação de edil no leilão




O presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Antônio Francisco Neto (DEM), instituiu um colegiado para apurar o envolvimento de um membro da casa no caso da jovem que leiloou a virgindade em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. Rebeca Bernardo Ribeiro contou, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band, que a primeira oferta recebida partiu de um vereador feirense, que a teria oferecido R$ 35 mil e pediu para que sua identidade não fosse revelada. Segundo a coluna Tempo Presente, uma comissão formada por três edis irá até a cidade da jovem e tentará convencê-la a revelar a identidade do autor da proposta. 

(Bahia Notícias)

PM morre ao colidir motocicleta com animal na BR-381


 Um soldado da Polícia Militar da Bahia morreu na madrugada desta terça-feira (27) em um acidente na BA-381, trecho entre os municípios de Cansanção e Itiúba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 3h30, no km 4 da rodovia. Pedro Batista Viana Júnior, de 31 anos, pilotava uma motocicleta quando atropelou um animal que estava solto na pista. O PM, que foi arremessado para fora da pista, não resistiu aos ferimentos. Nas últimas 24 horas, a PRF já registrou nas rodovias federais que cortam o estado, oito acidentes, com duas pessoas feridas e uma morta.

(Bahia Notícias)

Incêndio atinge gráfica no centro de Eunápolis, no sul da Bahia




Um incêndio atingiu uma gráfica por volta das 5h30 desta terça-feira (27), no centro do município de Eunápolis, na região sul da Bahia. Ninguém ficou ferido. Testemunhas contaram que o fogo começou no escritório de criação do estabelecimento. Populares ajudaram a retirar equipamentos como computadores e máquinas de impressão. No entanto, as chamas chegaram a destruir alguns móveis. Testemunhas relaram ainda que o alarme de incêndio disparou e vizinhos ouviram pequenas explosões. O dono do estabelecimento acredita que o fogo pode ter sido provocado por um curto-circuito. Tintas inflamáveis e materiais plásticos do escritório podem ter ajudado o fogo a se alastrar. As chamas foram controladas uma hora e meia depois por brigadistas de uma empresa produtora de celulose na região. As chamas não atingiram o depósito onde ficam materiais inflamáveis e as máquinas de impressão mais caras. No momento do incêndio, estavam no local um funcionário com a família, que mora nos fundos da gráfica. Eles conseguiram escapar ilesos. O Departamento de Polícia Técnica vai fazer uma perícia no local para tentar identificar as causas do incêndio.

(G1)

Salvador: Ciclista fica ferido após ser atropelado por veículo na BR-324


Um ciclista de 47 anos ficou ferido após ser atropelado por um carro de passeio na BR-324, nas proximidades do viaduto de Valéria. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do km 613, quando um veículo que ainda não foi identificado colidiu contra uma bicicleta. O ciclista José Soares Puridade ficou ferido e foi socorrido por uma ambulância da concessionária Via Bahia para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está internado. O estado de saúde da vítima, assim como a gravidade dos ferimentos dele, não foi divulgado pela unidade médica. Nas últimas 24 horas, as rodovias federais baianas registraram 21 acidentes de trânsito com 11 pessoas feridas.

(Correio da Bahia)

Paraguai: Presidente anuncia descoberta de petróleo no Norte do país


O presidente do Paraguai, Federico Franco, anunciou nesta segunda-feira (26) que foi descoberta grande quantidade de petróleo na região do Chaco, no norte do país. Segundo o presidente, o governo se empenhará para que o Paraguai seja incluído na relação dos países produtores de petróleo. O anúncio de Franco ocorreu durante almoço com empresários brasileiros. "O Paraguai é um país cheio de oportunidades. Se Deus quiser, na próxima semana, será encontrado mais petróleo de qualidade e abundância na região do Chaco, na Bacia de Perity”, disse Franco. As empresas responsáveis pela exploração do produto são Crescent Global Oil, cuja sede fica no Texas, nos Estados Unidos, e Pirity Hidrocarbonetos. A previsão é que a perfuração ocorra a partir de dezembro deste ano. O Chaco é uma região extensa, com parte de deserto e pouco povoada. As autoridades paraguaias têm buscado petróleo nessa área para evitar a dependência estrangeira. O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em decorrência de suspeitas dos líderes regionais sobre o rompimento da ordem política durante o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

(Bahia Notícias)

Jornalista Joelmir Beting está internado em estado grave



 

Joelmir Beting está internado em estado grave no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com boletim médico, o jornalista da Band está hospitalizado desde o dia 22 de outubro para o tratamento de uma doença autoimune, da qual vinha se recuperando, mas teve uma piora neste domingo (25), quando sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE). 

(iG)

Carlinhos Cachoeira é internado em hospital de Goiânia



 

Carlinhos Cachoeira foi internado na noite deste domingo (25) no Hospital Neurológico de Goiânia. Um boletim médico deve ser divulgado ainda na manhã desta segunda-feira (26). A causa da internação ainda não foi informada. Desde que saiu da prisão, na madrugada da última quarta-feira (21), Cachoeira voltou para Goiânia com a mulher Andressa Mendonça. Eles estão morando no condomínio Alphaville Cruzeiro do Sul, na região sul.

(Bocão News)

Vírus “sequestra” computador e exige resgate de $ 200 para liberar máquina


Um novo tipo de ataque virtual tem surpreendido internautas em diversos países, inclusive no Brasil. Momentos depois de iniciar o sistema operacional do computador, uma mensagem de alerta, geralmente assinada pelo governo, avisa o usuário que todas as funções do computador, bem como os arquivos armazenados nele, estão bloqueados. A mensagem orienta o usuário a pagar uma “taxa” para que seu computador seja desbloqueado. Na hora do susto, muitos pagam, mas nem todos recuperam o acesso ao computador. O chamado “ransomware” entra em ação depois que o usuário instala um vírus no computador, sem saber, quando clica em um link malicioso recebido por e-mail ou ao acessar uma página de web infectada. De acordo com a fabricante de antivírus McAfee, o número de amostras de ransomware cresceu 43% no último trimestre. No total, mais de 200 mil amostras deste tipo de malware foram coletadas pela empresa no período. Isso representa quase o triplo de amostras coletadas no mesmo período do ano passado. 

(iG)

Cobra sucuri é capturada em rio no centro de Alagoinhas

 
 
Neste sábado (24), por volta das 10:00 da manha em frente a agencia da Caixa Econômica de Alagoinhas, uma cobra sucuri de aproximadamente três metros foi avistada por populares, nadando no rio catu que corta o centro da cidade. A cobra foi capturada por um homem que ate o momento não foi identificado. Em seguida a cobra foi levada na garupa de um moto taxi tomando destino ignorado.

(Informações redação do Aragão notícias / Imagens feitas por um Internauta)

Vereador morre em acidente na BR-122




O vereador de Pindaí, José Ozenilson Dourado (PSDB), de 55 anos, conhecido como Zé do Dourado, morreu na tarde de sábado (24) após sofrer um acidente com a motocicleta em que conduzia na BR-122. Segundo o Blog do Anderson o político esteve em Guanambi, cidade vizinha que fica a 33 quilômetros e no retorno ao seu município perdeu o controle da moto, bateu numa estaca e fraturou o pescoço, morrendo no local. Zé Dourado já presidiu a câmara municipal, estava exercendo o quarto mandato e chegou a registrar a candidatura em 2012, mas renunciou. A vítima estava passando por um momento difícil, inclusive estava com problemas na visão.

Ataques suicidas em igreja na Nigéria mata 11 pessoas



Dois ataques suicidas devastaram uma igreja em Kaduna, Nordeste da Nigéria, neste domingo, matando ao menos 11 pessoas e deixando mais de 30 feridos. Um porta-voz do Exército nigeriano disse à BBC que os militares ficaram "surpresos e envergonhados" com o atentado, já que ele ocorreu em uma igreja dentro de uma zona militar. O primeiro homem-bomba entrou com um veículo carregado de explosivos dentro da igreja no fim da missa. Cerca de dez minutos depois, um outro carro-bomba foi detonado do lado de fora. Autoridades culparam o grupo militante islâmico Boko Haram pelo atentado. O grupo luta para derrubar o governo e impor uma forma de lei islâmica à população. Kaduna é um região-chave por estar na divisão entre o Sul do país, majoritariamente cristão, e o Norte, cuja maior parte da população é muçulmana. 

(Agência Brasil)

Rixa política matou prefeito e primeira-dama de Jussiape



O autor do massacre de Jussiape, Claudionor Galvão de Oliveira, o Colon, 43 anos, saiu de casa na manhã de sábado sabendo exatamente o que ia fazer. Conforme acreditam os amigos e testemunhas, o ataque de fúria foi planejado. Saiu de casa com uma espingarda nas mãos, um revólver calibre 38 na cintura e munição amarrada ao pescoço, pronto para não mais voltar. Seu primeiro alvo foi o diretor da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46 anos, que tomava uma cerveja em um bar, na praça da cidade. Entrou no local por uma porta lateral, avisou ao proprietário que a dívida que tinha a receber, fosse paga a uma prima, ficou diante da vítima e desferiu o tiro de espingarda à queima-roupa. Na cabeça, sem chances de defesa. “Todo mundo na cidade tinha medo dele, porque era um grande caçador de veados, sabia atirar”, observa o irmão de Oderlange, o comerciante Edson Pereira Novaes, de 45 anos. “Ele chegou sem dar uma palavra, depois saiu andando tranquilamente, trocando a cápsula da espingarda, uma frieza impressionante”, relata Luiz Rodrigues, 52 anos, que estava na mesa do bar na hora do ataque. A partir de então, foi quase uma hora de pânico e correria na pequena Jussiape, a 530 quilômetros de Salvador, na área sul da Chapada Diamantina. Comerciantes fecharam as portas e as pessoas corriam. Um policial chegou a tentar deter Colon, mas foi atingido na perna. Determinado, Colon foi em direção à casa do prefeito reeleito Procópio Alencar (PDT), de 75 anos, e encontrou, no caminho, a primeira-dama Jandira, 71, que ia à feira da cidade. Atingiu ela com um tiro na nuca e seguiu para o consultório médico de Procópio, que fica do lado de sua residência. “Ele disse ao meu pai: ‘matei sua esposa e vim aqui te matar’. Meu pai começou a chorar e dizer que ele não fizesse isso, se não acabaria com a própria vida”, relata o filho de Procópio, Robson Alencar. Colon não atendeu ao pedido de clemência: pediu ao paciente que presenciou o diálogo que saísse e somou mais uma morte com um tiro na cabeça. “Na saída, ao ver minha mãe tendo espasmos, deu mais dois tiros para confirmar a morte”, relatou Robson. Sua lista era mais longa, e até a chegada de reforço policial, ele teve tempo de ir à casa de diversos inimigos que esperava levar consigo. O principal deles era o presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Gilberto Freitas (PSC), que quando soube que estava na mira, trancou-se na Câmara Municipal. Colon foi até a casa de Gilberto, onde estava sua mulher, Eliene de Freitas, de 28 anos. Após dezenas de chutes na porta, foi para a casa do pai do vereador, Nadir Freitas, de 82 anos. Chegou a apontar a arma para o idoso, mas desistiu de executa-lo após apelos de um neto. Partiu em busca também de Edson, irmão de Oderlange: “Eu me tranquei dentro do salão. Ele passou lá, tentou arrombar, mas não conseguiu”. Na sua saga, foi ainda nas casas de João Batista Trindade, dono de um posto de gasolina, do ex-prefeito Sílio Souza, e de um rapaz de prenome Girlênio, a quem creditava a morte por envenenamento de um cachorro de caça seu. Seu último alvo foi um policial militar que chegou após a notícia da matança. Givanildo dos Santos Alves foi baleado na cabeça e segue internado em estado grave, no Instituto Brandão de Reabilitação, em Vitória da Conquista. 

(Correio da Bahia)

Salvador: Veículo pega fogo após colidir com poste em Patamares




Um carro modelo Corsa pegou fogo na madrugada deste sábado (24), por volta das 3h40 da madrugada, na Avenida Otávio Mangabeira, em Patamares. O veículo entrou em chamas após colidir com um poste e foi necessário a intervenção do Corpo de Bombeiros, mas não foi suficiente para evitar a destruição total do carro. Segundo a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), o motorista identificado como Josenilton não ficou ferido. Outro acidente registrado pela Centel aconteceu às 9h05 na Estrada Velha do Aeroporto, próximo ao Estádio Barradão. O veículo teria descido um barranco e duas pessoas ficaram feridas. Os bombeiros também foram acionados e prestam atendimento no local.

(Bahia Notícias)

Lei determina que SUS trate câncer em 60 dias



O paciente com câncer atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deverá começar a receber tratamento em até 60 dias após o diagnóstico. Na prática, a média de espera por alguns procedimentos chega a quatro meses. De acordo com relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado em novembro do ano passado, pacientes com indicação para radioterapia aguardam, em média, 113,4 dias. O prazo foi determinado pela lei 12.732, sancionada pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira e publicada ontem no Diário Oficial da União. Para médicos e entidades ligadas a pacientes, a lei representa uma boa notícia. A questão é como a regra, que entrará em vigor daqui a 180 dias, será posta em prática. Segundo o médico Robson Ferrigno, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), a lei é impossível de ser cumprida. “Não há estabelecimentos nem médicos suficientes. Existe uma demanda reprimida muito alta, inúmeros pacientes na lista de espera. Precisa de mais investimentos e de mais contratações de serviços. Se não fizer parcerias público-privadas, não vejo acontecer.” Ele observa que uma boa iniciativa do governo é o projeto de estruturação de 80 serviços de radioterapia até 2015. “A ressalva é o prazo grande. O ideal é que o governo contrate serviços para ajudar na demanda.” Para o diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, a política recente relativa à radioterapia – que aumentou o valor repassado para as instituições que atendem pelo SUS – foi bem-sucedida em diminuir as filas. 

(Estadão)

Carro é incendiado no centro de Cruz das Almas



Um veículo Gol foi incendiado na madrugada deste sábado (24) na Praça Senador Themístocles, em Cruz das Almas. Segundo informações da Polícia Militar, o incêndio foi provocado por um coquetel molotov (garrafa cheia de combustível), arremessado por um homem que estava dentro de um veículo de cor escura. O incendiário foi visto por uma testemunha fugindo do local logo após o crime. O carro incendiado pertence a um vendedor ambulante da cidade de Feira de Santana. Ninguém ficou ferido. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

(Forte na Notícia)

Homem fere grupo de sem teto para impedir invasão




Pelo menos quatro integrantes de um grupo de sem teto foram baleados, por volta da 1h30 da madrugada deste sábado, ao tentarem ocupar um prédio abandonado, de oito andares, localizado na altura do nº 39 da Rua do Ouvidor, próximo à Praça da Bandeira, no centro da capital paulista. Ao entrarem no imóvel, os invasores foram surpreendidos por um homem armado que disparou contra o grupo que estava à frente do restante das famílias. Os feridos seriam dois homens e duas mulheres e todos foram socorridos pelos próprios integrantes do movimento. Três permaneciam internados no pronto-socorro do Hospital do Servidor Público Municipal e um no pronto-socorro do Hospital Glória. Segundo Lucas Nascimento da Costa, advogado da Federação Pró-Moradia do Brasil, entidade que representa os sem teto, cerca de 300 pessoas tentaram ocupar o imóvel. Segundo Lucas, o prédio é particular, estaria abandonado e possui uma dívida de IPTU muito alta. ”No momento da invasão, o pessoal gritou ”ocupação pacífica, famílias de sem teto, Federação Pró-Moradia do Brasil”, mas o cidadão que estava lá dentro, em vez de atirar para cima, descarregou a arma contra as pessoas”, afirmou Lucas. “São famílias de todas as regiões da cidade; muitas delas estão em processo de despejo e não têm para onde ir”, acrescentou. 

(Estadão)

Caso Eliza Samudio: Macarrão é condenado a 15 anos de prisão





Luiz Henrique Romão, mais conhecido como Macarrão, de 27 anos, foi condenado a 15 anos de prisão, pela morte de Eliza Samudio. A condenação ocorreu na noite desta sexta-feira (23), no Tribunal do Júri de Contagem, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Segundo informações do site G1, 12 anos serão cumpridos em regime fechado. Ele foi condenado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou defesa da vítima), sequestro e cárcere privado. Outros três anos serão cumpridos em regime aberto. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. A decisão foi anunciada às 23h55 (no horário de verão brasileiro). De acordo com a promotoria, Macarrão teria planejado todo o crime, iniciado com o sequestro de Eliza, em 4 junho de 2010, e o assassinato da vítima. Ela teria sido morta por Marcos Aparecido dos Santos, o "Bola", na cidade de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. Fernanda Gomes de Castro, ex de Bruno, foi condenada por sequestro e cárcere privado, de Eliza Samudio e do filho da vítima. A pena foi de 5 anos em regime aberto. Segundo nota oficial do Tribunal de Justiça, "ao ler a sentença, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues esclareceu que, na estipulação de pena dos réus, a confissão espontânea de Macarrão foi uma circunstância atenuante, pois permitiu pela primeira vez o reconhecimento da morte de Eliza como um fato concreto. Entretanto, a conduta social de Luiz Henrique e os seus antecedentes não o favoreceram". Fernanda foi beneficiada por ser ré primária e não ter comportamento social reprovável. O Conselho de Sentença se reuniu por volta das 21h para deliberar sobre as acusações. O crime ocorreu 10 de junho de 2010. Segundo os autos, a vítima foi asfixiada e seu corpo não foi encontrado. Os processos dos réus Bruno Fernandes das Dores de Souza, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza e Marcos Aparecido dos Santos foi desmembrado e o julgamento deve realizar-se em 4 de março de 2013.

(Correio da Bahia)

Conquista: Acidente entre ônibus e carro deixa casal ferido




Duas pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus da viação Novo Horizonte e um veículo Uno na BA-265, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo informações do Blog do Anderson, o motorista do coletivo afirmou que o carro surgiu na contramão nas proximidades do anel viário da cidade. O casal que sofreu ferimentos estava no carro de passeio foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Os 20 passageiros e o condutor do ônibus que havia saído de Barra do Choça não ficaram feridos.

Alunos protestam contra a suposta demissão da Diretora e Professora Lígia - Itanagra

 


 
Alunos provenientes da rede municipal de ensino de Itanagra, litoral norte baiano, reivindicaram hoje (23) apartir das 14:00hs pelas ruas da cidade, contra a suposta exoneração da Profª Lígia como diretora da Escola Municipal Aldeia dos Curumins. A questão é que, o atual prefeito tenha exonerado a mesma do cargo de diretora da escola.

 Profª Lígia é conhecida como a melhor diretora do ensino público itanagrense atualmente!

Cartório Postal é inaugurado em Alagoinhas




 

Na tarde desta quinta (22), foi inaugurado oficialmente o CARTÓRIO POSTAL . Estiveram presentes a cerimônia os proprietários da empresa, os irmãos André Guerra e Lucas Guerra, suas esposas o prefeito Paulo Cezar, Frei Everaldino, o representante da Franquia o senhor Odairh Pereira que veio de São Paulo e demais autoridades. O cartório postal já estava funcionando a cerca de um mês, sendo inaugurado oficialmente nesta quinta. O Cartório postal presta relevantes serviços no sentido de facilitar a vida das pessoas que necessitam de algum tipo de documento ou certidões de cartórios de qualquer cidade do Brasil e também de algumas cidades do exterior. Na Bahia o cartório postal esta presente nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Jequié, Barreiras e agora também em Alagoinhas. No Brasil são mais de 500 Franquias. O Cartório Postal fica situado na rua Marechal Deodoro em frente ao colégio Santíssimo, telefone (75) 3031- 1212.


(Informações Marcus Aragão)

Presidente do México propõe mudar nome do país


A uma semana de deixar o poder, o presidente mexicano, Felipe Calderón, assinou decreto para alterar a Constituição, substituindo o nome do país de Estados Unidos Mexicanos para, simplesmente, México. Calderón propôs ontem (22) a mudança, ressaltando que "a Constituinte de 1824 nomeou o país dessa maneira tendo como paradigma os Estados Unidos. No próximo dia 1º assume o governo o presidente eleito Enrique Peña Nieto. A íntegra do discurso de Calderón está na página da Presidência da República do México. "O nome de um país expressa a relação simbólica com todos aqueles que o compõem: sua gente, suas origens, sua cultura e seus costumes", destacou Calderón, lembrando que o México é hoje uma nação livre e soberana, que “não precisa depender de ninguém”. A decisão deve ser apreciada pelo Congresso. Calderón lembrou que a palavra México refere-se às raízes indígenas, pois os astecas se reconheciam por esse nome. Os astecas, ressaltou o presidente, deixaram sua influência em vários campos no país - nas artes, na cultura e nas tradições. O presidente disse ainda que o nome Estados Unidos Mexicanos serviu para organizar o Estado em uma federação. "É tempo de voltarmos para a beleza mexicana e a simplicidade do nome do nosso país: o México. Um nome cantado, que nos identifica em todo o mundo e nos enche de orgulho", disse Calderón.

(Correio da Bahia)

Policial militar reage a assalto e mata bandido na avenida Paralela




Um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos criminosos por volta das 19h30 desta quinta-feira em frente a um condomínio na avenida Paralela, e Salvador. Segundo a Central de Polícia, o PM estava à paisana. O policial, que não teve o nome divulgado, estava em uma motocicleta quando foi abordado por outros dois assaltantes, também em uma moto. O policial conseguiu sacar a arma e atirou contra um dos criminosos. O homem identificado pela polícia como Ricardo Pinheiro dos Santos, 20 anos, foi atingido e morreu no local. O policial não ficou ferido. 

(Correio da Bahia)

Acidente em cruzamento da BR-116 deixa dois feridos no Entroncamento de Jaguaquara



 

Uma colisão transversal entre uma caminhonete e um Fiat Pálio deixou um casal ferido nesta quinta (22), num cruzamento da BR-116 com a BA-250 no Entroncamento de Jaguaquara. De acordo com o que foi apurado no local, pela nossa equipe de reportagem, o Fiat Pálio de placa GDU-8611, trafegava no sentido Jequié / Jaguaquara, por volta das 11h30, quando a caminhonete Mitsubishi L-200, de placa EBW- 1448, que seguia de Maracás para Jaguaquara, não obedeceu à sinalização de “pare” e avançou na pista de rolamento provocando a colisão. O motorista do Pálio, cujo nome não foi revelado, foi surpreendido pela L-200 e não houve tempo para frear o veículo. O homem estava no Fiat em companhia de uma mulher e ambos sofreram ferimentos, sendo socorridos ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Os ocupantes da caminhonete, um casal e uma criança, saíram ilesos do acidente. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e Concessionária Via Bahia estiveram no local, registrando a colisão. O trânsito na BR-116 funcionou em meia – pista até a remoção dos dois veículos que, coincidentemente, são de Maracás, segundo informou a Via Bahia.

(Blog do Marcos Frahm)

Rosemberg se desanima em disputar presidência da Assembleia ante postura do PT




O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) agora desfila desanimado pelos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia. Isso porque, até agora, não conseguiu o apoio do partido para disputar a presidência da Casa, que pode ter mais um mandato (o quarto) do atual presidente Marcelo Nilo (PDT). Rosemberg quer que o PT tenha uma definição sobre sua candidatura até terça-feira (27), quando deve acontecer mais uma reunião da bancada. Caso isso não aconteça, o petista promete tirar seu “cavalinho da chuva” e não mais disputar a presidência do Legislativo baiano. “Não sou candidato em mim. O deputado Marcelo Nilo já saiu atrás de apoio dos outros partidos, mas enquanto o PT não decidir sobre a minha candidatura, ou até mesmo se terá uma candidatura, não posso fazer o mesmo. Conversei com o líder do PT, deputado Yulo Oiticica, e disse que meu prazo seria até terça-feira”, afirmou ao Política Livre. E questionado sobre a possibilidade de a demora do PT em fechar a questão ser uma tentativa de ter uma candidatura que não fosse a dele, Rosemberg preferiu afastar a hipótese, destacando que é uma característica do partido discutir amplamente determinadas questões. “É do tradicionalismo do PT debater e não conseguir tomar uma posição”, disse. Rosemberg criticou ainda a postura dos aliados em acreditar ser necessário o apoio do governador Jaques Wagner para o candidato à presidência da Assembleia. “Não entendo o motivo de querer conversar com o governador. Essa tem que ser uma definição do partido. Afinal, quem vota são os 63 deputados estaduais. Cheguei, inclusive, a discutir a possibilidade de uma candidatura dentro dos blocos da base, mas Marcelo discordou”, ponderou.