Dono de bimotor que caiu em Ilhéus depõe nesta quinta


Dono de bimotor que caiu em Ilhéus depõe nesta quinta

O proprietário do bimotor que caiu em Ilhéus prestará depoimento na tarde dessa quinta-feira (27), na Delegacia de Proteção ao Turista de Ilhéus. Bruno de Sá Martins de Araújo terá de explicar aos investigadores por que a direção da aeronave foi trocada, noticiou o jornal Correio Braziliense. Na autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), quem deveria estar pilotando o equipamento era Amílcar Jacobina, e não Joaz Cardoso Ribeiro. Este último era habilitado apenas para operar aviões monomotores. A delegada chefe da unidade, Adriana Paternostro, adiantou que Bruno pode ser indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Ainda de acordo com o periódico, o dono da aeronave ainda será obrigado a arcar com todas as despesas referentes aos traslados dos corpos para Brasília.

Feira: Vereador Justiniano diz que sofreu atentado após denúncia contra político


Feira: Vereador Justiniano diz que sofreu atentado após denúncia contra político

 

O vereador Justiniano França (DEM), prestou queixa na manhã desta quinta-feira (27) no Complexo Policial de Feira de Santana. Segundo ele, por volta 0h20 acordou com um estouro e percebeu um fogo do lado do seu carro, que estava estacionado na garagem da sua casa, no bairro Serraria Brasil. “Quando eu desci, ouvi um barulho, não sei se foi um carro ou uma moto, e vi que o pneu do carro tinha estourado, pois o fogo queimou o pneu e danificou toda a lateral do carro. Pelo cheiro forte de gasolina, entende-se que foi uma bomba, mas só um perito pode apurar o que aconteceu”. Ele afirmou ao repórter Ed Santos que não houve nenhum dano na residência, apenas no veículo. “Não sei o que motivou e qual a intenção de quem fez isso. Não tenho inimigos, fico imaginando que foi por causa da denúncia que eu fiz na última terça-feira (25), contra um político da cidade. Mas, não tenho provas. A polícia vai investigar”.

(Acorda Cidade)

Salvador: Consumidor acha camisinha em Danone no Hiper Ideal


Salvador: Consumidor acha camisinha em Danone no Hiper Ideal

 

Durante o horário de trabalho, o motorista Márcio Rocha resolveu comprar um lanche no Hiper Ideal, em Piatã, na terça-feira (25), por volta das 14h. Dentre as várias opções, ele escolheu comprar um iogurte da Danone. Ele só não sabia que seria premiado com uma camisinha. Ansioso e com muita fome, ele quase toma toda a bebida assim que pagou pelo produto no caixa, até que sentiu que tinha algo dentro encostando em sua boca. Curioso e ciente de seus direitos de consumidor, ele retornou ao estabelecimento e informou que o produto poderia estar estragado. O gerente foi chamado e, diante de todos, analisou a bebida. Para a surpresa de Márcio, o gosto estranho que ele sentia era provocado por uma camisinha encontrada dentro da bebida. Chateado, o motorista não perdeu a linha, fotografou tudo e agendou atendimento no Procon. “Isso é uma falta de respeito com o cliente. Como isso pode ter parado ali dentro?”, questionou. De acordo com a assessoria de Comunicação do Procon, ele será ouvido, mas para conseguir qualquer tipo de indenização, ele deve recorrer ao poder judiciário, a exemplo do Codecon ou Tribunal de Justiça da Bahia. Ainda de acordo com o Procon, um agente do órgão deve ser encaminhado para periciar outros produtos no estabelecimento, para verificar se há irregularidade. De ante do caso a reportagem do Bocão News falou com a advogada Cristiana Alves e de acordo com ela o Márcio deve dar continuidade ao processo. “se for provado que a camisinha não foi plantada na mercadoria, ele poder indenizado por danos morais por conta do constrangimento”, explicou a advogada.

Projeto proíbe faculdades de cobrar por diplomas e outros documentos


Projeto proíbe faculdades de cobrar por diplomas e outros documentos


A Câmara analisa o Projeto de Lei 3866/12, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que proíbe faculdades e universidades de cobrar pela primeira emissão e registro do diploma de curso superior ou pela primeira via de documentos acadêmicos. Bornier argumenta que o Ministério Público já entrou na Justiça em diversos estados contra a cobrança de taxa para a emissão desses documentos. Mesmo assim, explica o deputado, as instituições de ensino continuam cobrando taxas para a expedição de qualquer tipo de documento acadêmico. Segundo Bornier, a situação é ainda mais grave no caso da primeira emissão e registro do diploma de ensino superior. O Ministério da Educação já decidiu que o diploma não pode ser taxado em separado, mas a determinação não tem sido cumprida.

(Tribuna da Bahia)

Paramirim: Homens são presos com armas roubadas no Fórum


Paramirim: Homens são presos com armas roubadas no Fórum

 

Três homens foram presos com sete armas, cocaína e cerca de R$ 10 mil reais por policiais da Companhia Independente de Polícia Especializada do Sudoeste (CIPE/CAESG) em um ferro velho na BA-152, na altura da cidade de Paramirim. Valdeir Conceição Alves, de 20 anos, o irmão dele, Tonival Conceição Alves, de 24 anos, e Cláudio José dos Santos, de 22 anos, estavam com as armas que haviam sido roubadas do Fórum de Paramirim no dia 5 de setembro e foram presos nesta quarta-feira (26), de acordo com informações do site Brumado Notícias. No local onde o trio estava, havia três revólveres calibre 32, um revólver calibre 22, uma pistola calibre 6,35, uma pistola calibre 7,65 e uma espingarda calibre 12. Também foram apreendidos 45 pinos com cocaína e a quantia de R$ 12,5 mil. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz substituto João Lemos, e os presos foram encaminhados para a delegacia da cidade, onde devem aguardar a conclusão do inquérito policial e o julgamento.

(Blog do Anderson)

Juiz expede alvará de soltura para presidente do Google no Brasil


Juiz expede alvará de soltura para presidente do Google no Brasil

 

O juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande (MS), Flávio Saad Peron, expediu alvará de soltura nesta quarta-feira (26) para o diretor-geral do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, detido pela Polícia Federal em São Paulo por suspeita de crime de desobediência. O executivo foi levado à sede da PF na capital paulista por não cumprir ordem judicial que determinava a exclusão do YouTube de dois vídeos com ataques ao candidato a prefeito de Campo Grande pelo PP, Alcides Bernal. O magistrado entendeu que, como o presidente do Google já irá responder a processo e, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, caberia a assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), uma espécie de boletim de ocorrência para crimes menos graves. De acordo com a assessoria do Google, Coelho já havia sido liberado por volta das 21h. 

(Folha de São Paulo)

Fiéis celebram dia de São Cosme e Damião nesta quinta-feira


Fiéis celebram dia de São Cosme e Damião nesta quinta-feira

 

Nesta quinta-feira (27), é celebrado o dia de São Cosme e Damião. Além dos tradicionais carurus espalhados por toda a capital baiana, acontece também a programação religiosa católica para festejar os santos gêmeos. A Paróquia dos Santos Cosme e Damião, localizada no bairro da Liberdade, preparou uma programação especial para homenagear os irmãos médicos. Até esta quarta-feira (26), os fiéis participaram de um novenário e refletiram sobre a saúde pública. A quinta-feira vai começar com uma alvorada às 5h, seguida por missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 15h30. Uma procissão, às 17h, e a missa solene que acontece em seguida encerram os festejos. Os irmãos gêmeos Cosme e Damião nasceram na Arábia na metade do século III e eram de família rica. Com o intuito de estudar medicina, eles se mudaram para a Síria, estabelecendo-se na Egéia da Cilícia. A tradição católica relata que os santos foram acusados de serem cristãos, de curar os enfermos com sua “magia” e de não obedecer ao edito imperial, que determinava a realização de sacrifícios aos deuses pagãos. Entretanto, Cosme e Damião não se esconderam e, por não negarem a fé em Jesus Cristo, foram mortos no início do século IV.

(Correio da Bahia)

Homens castrados podem viver mais, diz estudo


Homens castrados podem viver mais, diz estudo

 

A natureza contemplou as mulheres com vantagens competitivas em relação aos homens. Uma delas, é a longevidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas vivem de seis a oito anos a mais que eles. Uma recente pesquisa, feita pelos cientistas coreanos Kyung-Jin Min e Cheol-Koo Lee, desvenda esse mistério: o culpado por essa vida mais curta são os hormônios sexuais masculinos. Os coreanos pesquisaram os arquivos genealógicos da corte imperial da dinastia Chosun (1392-1910) nos quais relata-se a idade de 81 eunucos. E a conclusão foi de que eles viveram entre 14 e 19 anos a mais do que os homens que não haviam sido castrados. Alguns deles chegaram a viver mais de 100 anos numa época em que era normal os homens da corte viverem só até os 40 anos, vitimados por doenças desconhecidas. Eunucos eram homens submetidos à orquidectomia, procedimento que remove os testículos, tornando-os inférteis e impotentes. Assim, podiam ser guardiões dos haréns imperiais sem representar uma ameaça sexual às mulheres da corte. E de quebra, como concluiu a pesquisa, viviam bem mais. Se o problema é a longevidade, eis aí a solução. É preciso fazer, digamos, um certo sacrifício para obter alguns anos a mais de vida. Quem quiser, que seja o primeiro.

Zé Neto é acusado de cobrar parte de salários de funcionários para uso pessoal


Zé Neto é acusado de cobrar parte de salários de funcionários para uso pessoal

 

O deputado estadual Targino Machado (PSC) fez uma denúncia ao Ministério Público da Bahia do que chamou de “mensalinho”, que teria sido realizado pelo deputado estadual e candidato à prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto (PT). Segundo Machado, o petista cobra parte da remuneração de servidores indicados por ele ao cargo público, para uso pessoal. Com a suposta gravação em que Zé Neto apareceria cobrando parte do salário dos trabalhadores, Targino Machado garante que ingressará, logo que possível, com uma ação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia, pedindo a cassação do mandato do petista. “A referida narrativa não deixa dúvidas de que o denunciado pratica esta conduta de forma habitual e corriqueira. Prática esta que se configura crime de peculato e improbidade administrativa, o que deve ser apurado por este órgão ministerial, para posterior instauração de processo e aplicação das penalidades cabíveis”, diz um trecho do documento distribuído.

(Bocão News)

Juíza bloqueia bens do secretário-geral do PT


Juíza bloqueia bens do secretário-geral do PT


Titular da 6a Vara Federal de Guarulhos (SP), a juíza Louise Vilela Leite Filgueiras Borer decretou o bloqueio dos bens de Elói Pietá, secretário-geral do PT federal e ex-prefeito da cidade. Deve-se a providência a um pedido do Ministério Público Federal, que acusa Eloi Pietá e o antecessor dele na prefeitura, Jovino Cândido, de provocarem um prejuízo de R$ 47 milhões às arcas municipais. De acordo com a Procuradoria, a dupla autorizou pagamentos por serviços não previstos no contrato de construção de um complexo viário em Guarulhos. No dizer da juíza Louise, Elói e Jovino “assumiram o risco de propiciar o locupletamento ilícito de particulares em detrimento da administração.” No caso do secretário-geral do PT, bloquearam-se bens estimados em R$ 1,4 milhão. Quando ao antecessor do PV, o valor foi de R$ 3,2 milhões. Também alvejada na ação, a construtora OAS teve os bens bloqueados em R$ 37,5 milhões. Cabe recurso.

(Política Livre)

Após assembleia, bancários mantêm greve nos bancos públicos


Após assembleia, bancários mantêm greve nos bancos públicos


Os bancários da Bahia decidiram pelo fim da greve nos bancos privados e pela continuidade do movimento nas agências públicas em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, em Salvador, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcellos. Cerca de 800 pessoas participaram da sessão, que ocorreu na sede do sindicato, localizada na Ladeira dos Aflitos, no centro da capital. O atendimento nas agências privadas deve ser retomado já na quinta-feira. “Em relação aos bancos públicos existem, além da pauta geral, uma pauta específica. Nesse caso, nós queremos a recuperação dos direitos perdidos na era FHC [governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que aconteceu no período entre 1994 a 2002], que não fazem parte da proposta deles [Federação dos Bancos (Febraban)]“, explica Vasconcellos. 

(G1)

Carreta tomba na BR-324 e populares saqueiam carga de cerveja


Carreta tomba na BR-324 e populares saqueiam carga de cerveja



Uma carreta carregada de cerveja tombou por volta das 7h desta terça-feira (25), no sentido Salvador-Feira de Santana da BR-324, próximo a Pepsico. A carga foi saqueada por populares e, o motorista ainda não identificado, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral Clériston Andrade. Segundo informações, o motorista perdeu o controle da direção na curva de uma rotatória e tombou o veículo de placas PTB- 2428 e GWI-1498, licença de Petrolina. 

(Acorda Cidade)

Homem tenta matar a mãe e executa irmão a facadas em Pintadas


Homem tenta matar a mãe e executa irmão a facadas em Pintadas


Um homem matou o irmão e tentou assassinar a própria mãe nesta segunda-feira (24), no município de Pintadas, a 255 km de Salvador. Segundo informações da polícia, os três moravam na mesma casa, no povoado de Santo Antônio. No último domingo (22), Alaelson Santana de Queirós, 25 anos, discutiu com a mãe e tentou agredi-la, mas a briga foi apartada pelo irmão de Alaelson, Cosme Santana de Queirós, 23. Nesta segunda, depois que a mãe preparou o almoço, Cosme colocou a comida no prato do irmão e Alaelson pediu que ele pegasse um suco na geladeira. Quando Cosme virou de costas para o irmão, foi esfaqueado nas costas. Apesar de Alaelson ter trancado a porta para evitar a fuga do irmão, Cosme conseguiu pular uma das janelas do imóvel e fugir pela rua. O homem ainda tentou agredir a mãe, que tentava evitar a briga dos dois, mas ela também conseguiu fugir. Cosme conseguiu correr, mas acabou perdendo muito sangue e caiu na rua. Alaelson foi atrás do irmão e o esfaqueou. Segundo familiares, Alaelson tem distúrbios mentais. Ele foi preso em flagrante e deve ser transferido nesta terça-feira (25) para a delegacia de Ipirá. O corpo de Cosme foi encaminhado para o Departamento de Feira de Santana, onde passa por perícia.

(Correio da Bahia)

Apagão: Eletrobras investiu apenas 20,8% dos recursos previstos para 2012


Apagão: Eletrobras investiu apenas 20,8% dos recursos previstos para 2012


Um apagão ocorrido na tarde do último sábado, deixou seis Estados do Nordeste sem energia elétrica. A pane, que durou entre 20 e 30 minutos, atingiu vários municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Mais de cinco milhões de pessoas foram afetadas. Enquanto isso, o Grupo Eletrobras está estagnado em termos de investimentos. As aplicações da estatal atingiram, no primeiro semestre, a cifra de R$ 2,1 bilhões, valor que corresponde a somente 20,8% do orçamento disponível para o ano (R$ 10,3 bilhões). Trata-se da pior execução orçamentária em termos percentuais desde o ano 2000. Atualmente, várias obras esbarram em questões legais de diversas naturezas. A Usina de Belo Monte luta por espaço com os indígenas. Angra III aguarda julgamento de recurso interposto por uma empresa na licitação. A concorrência para a construção de termelétrica a gás natural em Manaus foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União, tendo em vista irregularidades no edital e na proposta vencedora. 

(Contas Abertas)

Presidente da Câmara de Itanhém é preso após ameaçar juiz


Presidente da Câmara de Itanhém é preso após ameaçar juiz


O presidente da Câmara de Vereadores de Itanhém, Roberth Caires Ribeiro (PSB), foi preso nesta sexta-feira (21) por policiais militares. O edil tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça. Conhecido como Robinho Caires, ele é acusado de ameaçar o juiz da Comarca local, Ricardo Costa e Silva, por conta de um processo de uso de documento público falso. Ná época, o político foi condenado à pena de três anos de reclusão em regime aberto e pagamento de multa, substituída por prestação de serviços à comunidade e compensação financeira. O vereador do município do extremo-sul baiano foi denunciado, ao lado da namorada Aline Bispo Gomes, por ter sido beneficiado pela adulteração de uma certidão negativa. Além disso, o vereador teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, mas tenta revogar a decisão sem segunda instância. Robinho Caires luta no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para conseguir o registro.

(Bahia Notícias)

Sr. do Bonfim: Ônibus da empresa São Luiz tomba na estrada para Andorinha


Sr. do Bonfim: Ônibus da empresa São Luiz tomba na estrada para Andorinha


Por volta das 12h35 desta segunda-feira (24), um ônibus da Empresa de Transportes São Luiz, placa JMW 7053, de Salvador, tombou na localidade de fazenda Caldeirão da Vaca, na zona rural da cidade de Andorinha, região de Senhor do Bonfim. O acidente aconteceu às margens da Rodovia BA-220, que liga Andorinha a Senhor do Bonfim, aproximadamente 2km da sede do primeiro município. Doze pessoas foram atingidas, sendo conduzidas para o Posto de Saúde de Andorinha. Entre as vítimas, 02 (duas) foram transferidas para a cidade de Senhor do Bonfim, mas, segundo informações colhidas no posto de saúde, nenhuma corre risco de morte. De acordo com a polícia, por motivos de a rodovia estar em reforma, a probabilidade de acidente é grande, devido a quantidade de cascalho e a cortina de poeira que se forma com o trânsito de veículos, dificultando, assim, a visibilidade dos motoristas.

(Blog Maravilha Notícias)

Eunápolis: Aposentado colhe quiabo de mais de 1 metro e meio


Eunápolis: Aposentado colhe quiabo de mais de 1 metro e meio



Um quiabo de mais de um metro e meio de cumprimento está chamando a atenção da vizinhança do aposentado Geraldo Alves, 76 anos. Ele tem uma horta no quintal de sua casa, no bairro Santa Lúcia, em Eunápolis, com o apoio do neto Luiddy, de 15 anos. O quiabo é maior do que o garoto. O aposentado, que já foi pecuarista na região, afirmou que não usou nenhum produto químico. 'Eu fiz o adubo com folhas, esterco de galinha, de gado e plantei. É um quiabo de rama. Com 60 dias estava deste tamanho', afirmou Geraldo. A horta começou a ser plantada há sete anos. Geraldo diz que sempre usou o mesmo tipo de adubo e que este não foi o primeiro legume gigante que colheu. 'Teve dois pepinos de 14 e 15 quilos e a cebolinha, que a folha é maior e não tem cabeça', disse.

(Radar 64)

Cantor Falcão sofre acidente de carro em Minas Gerais


Cantor Falcão sofre acidente de carro em Minas Gerais


O cantor Falcão levou um tremendo susto na madrugada desta segunda-feira (24). O artista sofreu um acidente de carro por volta das 5h da manhã quando saía de um show em Barbacena, Minas Gerais. O artista e seus músicos retornavam para o hotel quando o motorista perdeu o controle do carro e bateu em um muro. De acordo com o site 'O Fuxico', o tecladista da banda, Romário Peixoto, sofreu um corte na boca e a produtora do cantor, também ficou ferida. Todos foram atendidos na Santa Casa de Barbacena. “Foi apenas um susto, mas está todo mundo bem. Todos já deixaram Barbacena e o Falcão, inclusive, já viajou para Brasília, onde tem um compromisso”, explicou a assessoria do artista ao Fuxico.

Juiz determina prisão do presidente do Google no Brasil


Juiz determina prisão do presidente do Google no Brasil


O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) determinou a suspensão por 24 horas do YouTube e do Google em todo o estado e a prisão do presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, por crime de desobediência. Segundo a Justiça Eleitoral, o site não tirou do ar dois vídeos contra o candidato a prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP). Semana passada, o juiz eleitoral Flávio Saad Peren já havia determinado as punições. O Google recorreu, mas teve pedido negado no fim de semana. “Conquanto seja um espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação”, escreveu o juiz Amaury Kuklinski, relator do caso no TRE. A Polícia Federal em Mato Grosso do Sul disse que a determinação foi repassada à PF em São Paulo, onde Coelho trabalha. A assessoria da PF, porém, disse que ainda não recebeu a ordem de prisão. Procurado, o Google Brasil não se pronunciou sobre o assunto.

(Correio da Bahia)

Paraibanos são presos na Bahia ao transportar 21 kg de drogas para São Paulo


Paraibanos são presos na Bahia ao transportar 21 kg de drogas para São Paulo


Dois suspeitos foram presos com 21 quilos de cocaína e maconha na BR-110, perto de Ribeira do Pombal, no último domingo (23). Segundo a Polícia Civil, os paraibanos Aylson Azevedo Soares e Genival de Oliveira Correa estavam a caminho de São Paulo com a droga. A polícia busca identificar outros participantes do esquema de transporte de droga que liga a capital paulista a Campina Grande (PB). Foram apreendidos 11 quilos de maconha e 10 quilos de cocaína, além de dinheiro, um celular, oito chips e material para embalar a droga. Tudo estava escondido no interior do carro, dentro de bancos, portas, painel e dentro da tampa da carroceria da picape Montana. Os presos foram levados para a Delegacia de Ribeira do Pombal, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Um deles confessou que foi contratado para levar a droga para São Paulo por R$ 1 mil. Ele disse que viajou várias vezes para São Paulo para comprar drogas. Ele não revelou quem o contratou.

(Correio da Bahia)

Ogã é morto com tiro na cabeça por vizinho de terreiro de candomblé em Itaparica


Ogã é morto com tiro na cabeça por vizinho de terreiro de candomblé em Itaparica




O ogã de um terreiro de candomblé no distrito de Baiacu, na Ilha de Itaparica, foi morto com um tiro na cabeça dado pelo vizinho quando realizava uma instalação elétrica numa área do templo religioso para a primeira reunião de uma associação beneficente que ele havia criado para ajudar crianças carentes da região. Segundo Rosa Maria Lopes, ialorixá responsável pelo terreiro e companheira da vítima, Marcos Antônio Dias Santos Marcelino, de 35 anos, que também era eletricista, utilizava uma escada no muro que dividia o terreiro e a casa do vizinho para instalar uma lâmpada e iluminar o espaço onde ocorreria a reunião. Irritado com a presença de Marcos Antônio entre os dois imóveis, Manoel Correia dos Santos, que havia acabado de retornar de um bar e apresentava sinais de embriaguez, disse que atiraria contra o vizinho caso ele não descesse da escada. Marcos teria se recusado a descer e Manoel apertou o gatilho da espingarda, mas a arma não funcionou na primeira tentativa de matar o eletricista. Enquanto Marcos Antônio se preparava para retirar os fios da instalação e descer da escada, dando fim às ameaças, o vizinho disparou mais uma vez e atingiu a cabeça do eletricista. A vítima chegou a ser socorrida por familiares e amigos para o Hospital Geral de Itaparica, mas morreu a caminho da unidade, segundo Rosa Maria, esposa da vítima. Policiais da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar foram chamados ao local do crime e prenderam o atirador em flagrante. Ele não ofereceu resistência e chegou a dizer que pediria desculpas à vítima pela atitude, segundo um investigador da 24ª Delegacia Territorial (Vera Cruz) que não quis se identificar. 

(Correio da Bahia)

Cruz das Almas: Dr. Jean lidera disputa pela prefeitura, aponta pesquisa Séculus/Bahia Notícias


Cruz das Almas: Dr. Jean lidera disputa pela prefeitura, aponta pesquisa Séculus/Bahia Notícias


Pesquisa realizada pelo instituto Séculus, em parceria com o Bahia Notícias, aponta o candidato Dr. Jean (PMDB) em primeiro na disputa pela prefeitura de Cruz das Almas, com 48,89% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Valtércio (PT), com 28,07%. Na sequência, Dr. Fernandinho (PV) pontua com 2,57% e Professor Luciano Borba (PSOL) aparece com 1,29%. De acordo com o levantamento, 10,76% dos eleitores não sabem em quem votar, enquanto 5,73% disseram que não votariam em nenhum dos prefeituráveis e 2,69% não opinaram. A pesquisa investigou também o índice de rejeição dos candidatos. Valtércio teve 30,99%, seguido por Dr. Jean (18,6%), Dr. Fernandinho (10,76%) e Professor Luciano Borba (11,93%). Registrado com o número 00187/2012, o levantamento ouviu 885 pessoas entre os dias 8 e 10 de setembro.

(Bahia Notícias)

João Henrique admite concorrer ao governo do estado


João Henrique admite concorrer ao governo do estado


O prefeito de Salvador João Henrique (PP) acusou os diversos partidos que disputam a sucessão municipal de enterrar o passado. O gestor, em entrevista ao A Tarde, afirmou que todos o ajudaram em algum momento da gestão e agora “parece que deu uma amnésia” geral. O pepista revelou que no período pré-candidatura todos os “grandes” buscaram costurar a aliança com ele. Foi além, ao garantir que durante a campanha dois o fizeram novamente. Questionado sobre o segundo turno, João Henrique se esquivou argumentando que está fazendo de tudo para não contaminar a administração. Em dado momento, se esquece que há secretários no primeiro escalão trabalhando para candidatos abertamente, não na ilegalidade, mas legitimamente declararam apoio a um postulante, a exemplo de João Carlos Bacelar (Educação), presidente estadual do PTN, partido que está engajado na campanha de ACM Neto (DEM). Entre outros pontos abordados pelo prefeito pode se ler nas entrelinhas que o alinhamento político se fez necessário durante o mandato. Ao comentar a declaração do governador Jaques Wagner, que afirmou que João Henrique é indeciso administrativa e partidariamente, o prefeito de Salvador sugere que ambos cumprem o mesmo papel, só que cada um na sua. “Quanto às mudanças partidárias, houve em determinado momento a necessidade de uma aproximação maior com o governo federal, pela impossibilidade de a prefeitura contrair financiamentos”. João revela que pensa sim em disputar a eleição para governador. Segundo ele, não é dado o direito e o privilégio de acumular conhecimento sem distribuir com a sociedade. “Se você leva oito anos nessa gestão em situação adversa, com a desconstrução diária de sua imagem, não tem o direito de pegar toda essa experiência e se apropriar só para você”. O pepista se diz tranquilo com a possibilidade de ter as contas rejeitadas na Câmara. De acordo com os juristas consultados por ele, a inelegibilidade só se dá em casos onde são identificados dolo, má-fé ou improbidade. “E isso o próprio TCM há declarou, que não houve”.

(Bocão News)

Marina Silva adia planos para novo partido


Marina Silva adia planos para novo partido


Com um capital eleitoral de 20 milhões de votos, conquistados na eleição presidencial de 2010, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva pretende deixar para 2013 a discussão sobre a criação de um novo partido. Marina deixou o PV no ano passado e disse, em conversas com parlamentares, que vai aguardar o fim destas eleições para avaliar melhor a questão. A decisão tem causado preocupação entre seus aliados, que temem o risco de a legenda não ser criada a tempo de concorrer em 2014. Nas últimas semanas, deputados e senadores de PV, PT, PDT, PSOL, PSDB e PPS procuraram aliados de Marina para ajudar na fundação da sigla. Para concorrer, o novo partido precisa reunir, no mínimo, 482 mil assinaturas de apoio e ter seu pedido deferido pela Justiça Eleitoral até outubro de 2013. Recentemente o PSD, criado por Gilberto Kassab, levou oito meses para cumprir os requisitos exigidos pela legislação eleitoral. 

(O Globo)

Itamaraju: Pai é suspeito de estuprar filha de cinco anos


Itamaraju: Pai é suspeito de estuprar filha de cinco anos


Um homem foi detido na noite de domingo, no município de Itamaraju, região sul da Bahia, sob suspeita de estuprar a filha de cinco anos de idade, informou a polícia. De acordo com a PM da cidade, a denúncia foi feita pela própria mãe da criança, que desconfiou da agressão após a menina se queixar de dores. Ainda segundo a PM, uma equipe foi encaminhada para a casa da família, que encaminhou o pai, a mãe e a criança para a unidade policial. “No percurso, a guarnição desconfiou da atitude do pai, que falava em tom de ameaça para a mulher: ‘Olha lá o que você vai falar, para não prejudicar os outros’”, conta o subtenente Bonfim. Na unidade policial, foi constatado que o suspeito já havia sido preso por estupro de vulnerável há quatro anos. O homem foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Itamaraju, que investiga o caso. A criança foi levada para o Hospital Regional de Itamaraju, onde permanece internada na manhã desta segunda-feira, sob acompanhamento do Conselho Tutelar. 

(G1)

Itamaraju: Pai é suspeito de estuprar filha de cinco anos


Itamaraju: Pai é suspeito de estuprar filha de cinco anos


Um homem foi detido na noite de domingo, no município de Itamaraju, região sul da Bahia, sob suspeita de estuprar a filha de cinco anos de idade, informou a polícia. De acordo com a PM da cidade, a denúncia foi feita pela própria mãe da criança, que desconfiou da agressão após a menina se queixar de dores. Ainda segundo a PM, uma equipe foi encaminhada para a casa da família, que encaminhou o pai, a mãe e a criança para a unidade policial. “No percurso, a guarnição desconfiou da atitude do pai, que falava em tom de ameaça para a mulher: ‘Olha lá o que você vai falar, para não prejudicar os outros’”, conta o subtenente Bonfim. Na unidade policial, foi constatado que o suspeito já havia sido preso por estupro de vulnerável há quatro anos. O homem foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Itamaraju, que investiga o caso. A criança foi levada para o Hospital Regional de Itamaraju, onde permanece internada na manhã desta segunda-feira, sob acompanhamento do Conselho Tutelar. 

(G1)

Itamaraju: Pai é suspeito de estuprar filha de cinco anos


Itamaraju: Pai é suspeito de estuprar filha de cinco anos


Um homem foi detido na noite de domingo, no município de Itamaraju, região sul da Bahia, sob suspeita de estuprar a filha de cinco anos de idade, informou a polícia. De acordo com a PM da cidade, a denúncia foi feita pela própria mãe da criança, que desconfiou da agressão após a menina se queixar de dores. Ainda segundo a PM, uma equipe foi encaminhada para a casa da família, que encaminhou o pai, a mãe e a criança para a unidade policial. “No percurso, a guarnição desconfiou da atitude do pai, que falava em tom de ameaça para a mulher: ‘Olha lá o que você vai falar, para não prejudicar os outros’”, conta o subtenente Bonfim. Na unidade policial, foi constatado que o suspeito já havia sido preso por estupro de vulnerável há quatro anos. O homem foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Itamaraju, que investiga o caso. A criança foi levada para o Hospital Regional de Itamaraju, onde permanece internada na manhã desta segunda-feira, sob acompanhamento do Conselho Tutelar. 

(G1)

Vacina contra malária deve ser testada em humanos em 2013


Vacina contra malária deve ser testada em humanos em 2013


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), vinculado ao Ministério da Saúde, já começou a fase de ensaios pré-clínicos em animais para verificar a eficiência da vacina contra a malária no Brasil. Essa é a etapa preliminar necessária para iniciar testes clínicos em voluntários, segundo o chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro. A estimativa é de que os ensaios clínicos em humanos comecem a ser feitos em 2013. O especialista salientou, porém, que esta fase de operação do projeto é complicada, porque requer uma infraestrutura específica. Entre os requisitos a serem cumpridos estão o consentimento dos voluntários, conhecimento dos riscos, além de questões como biossegurança. A ideia dos pesquisadores do IOC é chegar a uma vacina que possa, ao mesmo tempo, proteger contra a malária e a febre amarela. As doenças tropicais negligenciadas, entre as quais está a malária, serão tema do 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, promovido pela Federação Internacional de Medicina Tropical (IFMT) e pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), em parceria com o IOC. O encontro começa na noite deste domingo (23), no Rio de Janeiro. A região Amazônica concentra 99,8% dos casos de malária registrados anualmente no Brasil. No ano passado, somente na Amazônia, o número de casos atingiu 263 mil, contra 320 mil, em 2010. Um dos painéis do congresso debaterá o desafio do controle de doenças durante os eventos internacionais que ocorrerão no Brasil e no Rio de Janeiro nos próximos anos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Mensalão vira arma eleitoral em 13 capitais


Mensalão vira arma eleitoral em 13 capitais


A série de condenações no Supremo Tribunal Federal atropelou os planos do PT de manter o mensalão distante das eleições municipais. O tema já está presente em pelo menos metade das disputas das capitais e tende a se alastrar com o julgamento do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu às vésperas do 1º turno, em 7 de outubro. O embate que opõe petistas e aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos partidos de oposição capitaneados pelo PSDB já apareceu, na TV ou em discursos públicos de campanha, em 13 capitais, segundo levantamento realizado pelo Estado. O mensalão só é ignorado em cidades nas quais o partido de Lula não tem candidato ou o nome do PT não se mostra competitivo. Na semana passada, o mensalão apareceu pela primeira vez na campanha de Salvador, e depois em Manaus e Belo Horizonte. É na capital paulista onde os ataques ao candidato do PT, Fernando Haddad, têm sido mais intensos. A preocupação do PT e de Lula com a perda de controle sobre o tema mobilizou o PT, que ao lado de outros partidos da base aliada, decidiu divulgar uma nota na qual compara o uso do mensalão nas campanhas eleitorais a uma tentativa de "golpe". A nota oficial foi articulada pelo próprio ex-presidente, receoso não só com as consequências eleitorais da investida dos partidos de oposição mas também com a preservação de seu legado. 

(O Estadão)

Mulher que diz estar grávida de Latino quer R$ 180 mil de pensão alimentícia


Mulher que diz estar grávida de Latino quer R$ 180 mil de pensão alimentícia


Uma suposta amante de Latino, que afirma estar grávida do cantor, está pegando pesado quando o assunto é pensão alimentícia, de acordo com informações publicadas no blog Fabíola Reipert. Segundo a colunista, ela exige R$ 180 mil por mês (R$ 50 mil a mais do que Sthefany Brito pediu para Alexandre Pato, mesmo sem filhos). A moça espera uma menina, que vai se chamar Valentina. A mulher continua dizendo que vai pedir exame de DNA para comprovar a paternidade.

Lauro de Freitas: Adolescente é ferido a golpes de faca na porta de escola em Portão


Lauro de Freitas: Adolescente é ferido a golpes de faca na porta de escola em Portão


Um adolescente de 14 anos foi esfaqueado na porta da Escola Estadual Kléber Pacheco, na manhã desta segunda-feira, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, informou a polícia. De acordo com a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o jovem foi atingido por quatro facadas, duas na barriga e outras duas no braço. Ele foi socorrido para o Hospital Menandro de Farias. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Ainda segundo informações da 52ª CIPM, o suspeito da agressão fugiu do local e até o momento não foi capturado. A polícia informou que ainda não sabe o motivo da agressão. Agentes da 34ª Delegacia, em Portão, também foram deslocados para a unidade de ensino para apurar o ocorrido. A Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que já tomou conhecimento do fato e que apura o caso para se pronunciar a respeito. 

(G1)

Por causa da greve da PM, vereador se nega a aparecer na propaganda do PT


Por causa da greve da PM, vereador se nega a aparecer na propaganda do PT


Candidato à reeleição, o vereador TC Mustafa (PTdoB) não está tendo chance de aparecer no horário político da TV. Embora seu partido esteja coligado na eleição proporcional apenas com o PRP (coligação “A Revolução dos Pequenos”), ele está excluído porque não aceita aparecer no vídeo acompanhado das imagens dos candidatos Nelson Pelegrino (PT) e Olívia Santana (PCdoB). Apesar de ser do PTdoB, partido quase homônimo, TC Mustafa afirma que nunca compartilhou das ideias do PT. A Polícia Militar é a razão de uma das principais divergências com os petistas. “Sou oficial da reserva e amo a minha corporação. Não posso estar ao lado do PT”. TC Mustafa apresentou um clipe, produzido por sua campanha, para ser exibido no espaço que tem direito no horário eleitoral, mas a proposta foi rejeitada. “Que democracia de usurpação é esta do PT?”, questiona.

(Política Livre)

Coordenador de campanha tucana é assassinado em Manaus


Coordenador de campanha tucana é assassinado em Manaus


Um dos coordenadores da campanha de Arthur Virgílio (PSDB) à prefeitura de Manaus foi morto a tiros no fim da tarde deste sábado. Ademir Queiroz Feitoza era líder comunitário e coordenava a campanha de rua na Zona Leste, a mais populosa e violenta da capital amazonense. De acordo com nota divulgada pela Polícia Civil, ele não estava em atividade eleitoral no momento do crime e, “embora a morte tenha características de execução, não há, até o momento, confirmação de motivação política”. Segundo a Polícia Civil, Feitoza estava em um bar, por volta das 18h30, quando dois homens chegaram atirando em uma moto. Ele levou cinco tiros — três na cabeça, um no tórax e um no braço. Ele foi levado para o hospital, mas já teria chegado morto. Ainda de acordo com a polícia civil, o local do crime foi alterado e não será possível realizar perícia. 

(O Globo)

Brasil deve superar Estados Unidos na produção de soja


Brasil deve superar Estados Unidos na produção de soja


Nesta safra, o Brasil deve tomar a liderança dos Estados Unidos como o principal produtor mundial de soja. Com o início das chuvas, produtores brasileiros de soja começam o plantio do produto. Em Mato Grosso, maior estado produtor do cereal, o plantio já começou em alguns municípios, com mais de uma semana de antecipação em relação à safra anterior. Segundo o meteorologista do Inmet Mozar Salvador, a previsão é de chuvas intensas nas regiões Nordeste e Sudeste. No Centro-Oeste, as precipitações devem acontecer em menor intensidade. “Mesmo que, no início, seja em menor quantidade, a tendência é aumentar o plantio”, avaliou o especialista em relação às chuvas tão aguardadas pelos produtores. No Sul, onde a seca forte do início do ano conserva os efeitos até hoje, a previsão é de chuvas acima da média nos próximos três meses. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Glauber Silveira, disse que a liderança deve ser conquistada, em grande parte, pela quebra de aproximadamente 20% da safra de soja americana. Além disso, a produção no Brasil deve crescer cerca de 14%, passando de 66,3 para 83 milhões de toneladas. Além da possibilidade de conquistar a liderança mundial na produção de soja, os sojicultores brasileiros devem se beneficiar também da quebra da safra americana na rentabilidade de suas lavouras. Os preços do cereal estão em patamares recordes e, segundo o assessor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, eles se manterão para o próximo ano. “Há uma quebra muito grande nos Estados Unidos e isso beneficia a produção e a expansão da área agrícola no Brasil. Os produtores brasileiros terão lucratividade garantida para a safra de 2013”, disse Pereira em nota.

New Hit: polícia conclui inquérito sobre possível estupro


New Hit: polícia conclui inquérito sobre possível estupro


A Polícia Civil deve concluir nesta segunda-feira (24) o inquérito sobre as duas adolescentes que acusam integrantes da banda de pagode New Hit de estupro. O delegado Marcelo Cavalcanti, responsável pelas investigações, entrega o processo durante a manhã ao Ministério Público. Servirão como provas os dois laudos produzidos pela polícia técnica. O primeiro exame confirma que as duas tiveram relações sexuais. O segundo laudo foi feito na roupa das jovens. Ele ficou pronto na sexta-feira (21) e identificou os envolvidos que mantiveram relação sexual com as meninas pelo esperma. Os demais suspeitos podem ser indiciados por participação no caso por, por exemplo, terem presenciado o estupro e não impediram. Na próxima quarta-feira (26), completa um mês que os dez integrantes da banda estão presos. 

(Bocão News)

Polícia liberta mulher mantida refém por ex-namorado


Polícia liberta mulher mantida refém por ex-namorado


Após sete dias presa em uma casa no bairro de Sussuarana, em Salvador, uma mulher foi libertada na tarde deste domingo pela polícia. De acordo com informações preliminares da 1ª Delegacia Territorial dos Barris, a polícia chegou até o local do cárcere privado após denúncia da irmã da vítima. Um homem apontado como suspeito pelo crime foi detido e encaminhado para a delegacia. Ele teria namorado a vítima há dois anos e foi encontrado após a irmã da mulher fazer buscas por ela no bairro, espalhando cartazes, e acionar a polícia ao se deparar com o suspeito na rua, informa a delegacia. A vítima segue para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será submetida a exame de corpo de delito. O suspeito pode responder pelos crimes de cárcere privado, ameaça e lesão corporal. 

(G1)

Aneel investiga falha elétrica que deixou quase 2 milhões sem luz na Bahia


Aneel investiga falha elétrica que deixou quase 2 milhões sem luz na Bahia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que vai investigar a falha no fornecimento de eletricidade que afetou seis estados do Nordeste no sábado (22). A agência deve participar de uma reunião nos próximos dias com as seis empresas de energia dos estados afetados e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que administra o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte). O ONS prevê convocar as empresas hoje e fazer a reunião até quarta-feira. Na reunião serão apuradas as razões do problema, segundo o ONS. Um relatório deve ser produzido com as informações levantadas. Se for constatada irregularidade, a Aneel afirma que deve abrir um processo administrativo e pode punir os responsáveis. “Em todo processo [movido] pela agência, damos o amplo direito de defesa”, ressaltou a assessoria de imprensa do órgão. A causa da falta de energia foi um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país, segundo o ONS. Um dos problemas mais graves ocorreu em um transformador no Maranhão. Segundo as concessionárias de energia haviam informado no sábado, a falha ocorreu no município maranhense de Imperatriz. Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 de sábado e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado. Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12, de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia. Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos - dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido. Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

(Correio da Bahia)

Irã bloqueia Google e anuncia uso de rede doméstica


Irã bloqueia Google e anuncia uso de rede doméstica


O Irã pretende conectar seus cidadãos em uma rede doméstica de Internet para tentar melhorar a segurança virtual, mas que muitos iranianos temem ser mais uma medida para controlar o acesso à web. O anúncio, feito ainda neste domingo (23) por um vice-ministro do governo, veio a público quando a televisão estatal disse que a ferramenta de busca do Google e seu serviço de email seriam bloqueados “dentro de algumas horas”. “O Google e o Gmail serão filtrados em todo o país até nova ordem”, disse, sem entrar em detalhes, uma autoridade identificada apenas pelo sobrenome Khoramabadi. A Agência de notícias dos estudantes iranianos (ISNA) informou que a proibição do Google estava relacionada ao filme anti-islâmico postado no YouTube e que provocou escândalo em todo o mundo muçulmano. Não houve uma confirmação oficial. O Irã tem um dos maiores filtros de Internet do mundo, evitando que iranianos comuns acessem vários sites sob a desculpa oficial de que são ofensivos ou criminosos.

(Correio da Bahia)

Mãe descobre morte da filha três horas depois pelo Facebook


Mãe descobre morte da filha três horas depois pelo Facebook




Um caso inusitado aconteceu no País de Gales, na cidade de Tregedar. A mãe descobriu a morte da filha pelo Facebook, mais de três horas depois do acontecido. Com isso, a mãe está processando a polícia do país pelo fato de não terem lhe avisado. Segundo informações da BBC Brasil, Karla morreu às 20h17 (horário local) e a mãe só soube aproximadamente às 23h30. Cheryl Jones disse que recebeu uma ligação do sobrinho e depois acessou a página da filha na rede social e encontrou um post que dizia "Ela morreu, descanse em paz, Karla". Karla James, que tinha 30 anos, morreu em sua própria casa e deixou um filho. Logo após ver a mensagem na página da filha, Cheryl entrou em contato com o celular da filha, onde um policial atendeu e alegou que já ia entrar em contato com ela. Revoltada com o acontecido, a mãe que disse ser a parente mais próxima da vítima, reclamou que a polícia ter a procurado imediatamente e abriu um processo contra polícia. A causa da morte de Karla ainda está sendo investigada pelos policiais.

Sapeaçu: Motorista de carreta escapa ileso de acidente na BR101


Sapeaçu: Motorista de carreta escapa ileso de acidente na BR101


Uma carreta de placa CMQ-5349, que saiu do estado de São Paulo carregada de produtos de beleza e pneus novos, em direção a Salvador, virou na noite desta quarta-feira (19), no KM 232 da BR-101, em Sapeaçú, depois que um eixo traseiro apresentou um problema mecânico durante a subida de uma ladeira. O motorista, Vanderlei Silva Santos, 41, que viajava sozinho na boleia, escapou ileso do acidente. A Polícia Militar e Civil passou a noite inteira no local para evitar que a carga que ficou espalhada fosse saqueada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência. O Delegado de Polícia, Dr. Fabrício de Alencar, acompanhou a transferência da carga para outra carreta que pertence a mesma transportadora. 

(Forte na Notícia)

Blecaute deixa parte de Cruz das Almas sem luz


Blecaute deixa parte de Cruz das Almas sem luz


Centenas de residências e pontos comerciais ficaram sem eletricidade no início da noite desta quinta (20) após um blecaute que atingiu Cruz das Almas. Não foi possível saber o número de ruas e bairros que ficaram sem energia. Durante um rápido levantamento realizado por nossa reportagem, foi possível observar que o Bairro Ana Lúcia, as Avenidas Alberto Passos, Crisógno Fernandes e Juraçy Magalhães; as Ruas Desidério Brandão, Alfredo Passos e Professor Mata Pereira ficaram em completa escuridão. Não se sabe ainda o que causou a falta de luz, que começou por volta das 18h20 e só foi completamente restaurada as 20h. Por medida de segurança, alguns comerciantes da cidade fecharam mais cedo os estabelecimentos comercias. Por telefone (0800) não foi possível obter informações sobre as causas do apagão.

(Forte na Notícia)

Casal acusado de assaltar motociclistas é preso em Feira de Santana


Casal acusado de assaltar motociclistas é preso em Feira de Santana


O casal Geisiane Miranda Gomes, 21 anos, e Eduardo Conceição Pires, 28, foi preso na noite de ontem (20) por policiais da Delegacia de Repreensão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem como titular o delegado André Ribeiro. Os dois são suspeitos de praticar vários assaltos contra motociclistas na cidade de Feira de Santana. De acordo com o delegado, após serem procurados por uma vítima de roubo, os policiais investigaram e prenderam a dupla em flagrante com uma moto no bairro Jardim Acácia. Com o casal os investigadores apreenderam um revólver calibre 38, uma porção de maconha, seis capacetes e vários aparelhos celulares, além de cheques e duas motocicletas com suspeita de furto e roubo. Geisiane e Eduardo foram encaminhados para o conjunto penal.

(Acorda Cidade)

Julgamento da cúpula do PT ameaça candidatos


Julgamento da cúpula do PT ameaça candidatos


Cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO nesta quinta-feira afirmaram que a mudança feita na programação do julgamento do mensalão, deixando para a semana que antecede o primeiro turno da eleição a análise dos principais réus do PT (José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino), amplia o potencial de desgaste das candidaturas petistas nas grandes cidades do país. Até agora, São Paulo seria o exemplo mais claro de revés provocado pelo escândalo. “Acho que a campanha em São Paulo já começou a sentir efeito disso. Também tinha que sentir porque o tema está sendo bastante explorado pelo candidato José Serra”, disse o cientista político da Universidade de Brasília Antonio Testa. 

(O Globo)

Banda Restart é vaiada durante o VMB 2012


Banda Restart é vaiada durante o VMB 2012


A tensão tomou conta do Video Music Brasil 2012, realizado na noite desta quinta (20), em São Paulo. A banda Restart foi vaiada no momento em que recebeu o prêmio de 'Hit do Ano', única categoria com votação aberta ao público, com 'Menina Estranha'. Apesar da rejeição, os músicos Pe Lanza, Pe Lu, Koba e Thomas não se mostraram intimidados. "Queria dizer que vocês são livres para gostar do que quiser. Viemos aqui sem menosprezar e desrespeitar ninguém", respondeu Pe Lanza, indignado. Ele também fez questão de agradecer aos fãs que votaram na banda no site da MTV Brasil. Já Pe Lu foi mais incisivo. "A gente nunca precisou desrespeitar ninguém para estar aqui", disparou. A banda é rejeitada pelo público desde 2010, quando venceu em cinco categorias da premiação, irritando os fãs do rock mais tradicional. No Twitter, a hashtag "#ChupaOsMulekesRestartVaiados" subiu rapidamente nos trending topics brasileiros, lista que mede os assuntos mais comentados na rede social. Em contrapartida, a hashtag "Parabéns Restart" ficou entre as mais publicadas do mundo. Neste ano, os organizadores do VMB decidiram mudar o esquema de votação. Agora, os vencedores são escolhidos a partir de uma mistura da escolha do público com a escolha da 'Academia VMB', composta por jornalistas, críticos e formadores de opinião.

(iBahia)

Câmara Federal aprova dez concessões de radiodifusão; três para a Bahia


Câmara Federal aprova dez concessões de radiodifusão; três para a Bahia


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19), em caráter conclusivo, dez projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em seis estados. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão enviadas ao Senado. Uma das concessões foi para a cidade de Vitória da Conquista e pertence à Akatu FM Ltda. Também foram aprovadas as concessões para a Associação Assistencial Dois de Julho, em Mata de São João, e para a Associação Social e Comunitária Monte Alternativas , no município de Tanquinho. Outros estados como Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pará e São Paulo também foram contemplados.

(Bahia Notícias)

Fóssil é descoberto por artista plástico em Vitória da Conquista


Fóssil é descoberto por artista plástico em Vitória da Conquista


Uma ossada foi encontrada em um sítio paleontológico de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, por um artista plástico esta semana durante escavações para construção de um açude. O fóssil, localizado na encosta do Planalto de Conquista, segundo Allan Kardec, responsável pelo achado, estava em uma área que teria sido uma lagoa há cerca de 10 ou 20 mil anos e “provalvemente é de uma preguiça gigante”. “São ossadas de dezenas de animais, muito provavelmente mamíferos que habitaram a Bahia nessa época”, estima Kardec, que também atua como empresário do ramo imobiliário na cidade. Em entrevista ao Bahia Notícias, o empresário afirmou que o fato já foi levado aos “órgãos competentes” e, na próxima quinta-feira (27), uma expedição irá ao local para demarcar o sítio e proteger a área. “O sítio está em uma região bastante vulnerável. Há povoamento no local. Estes ossos já eram de conhecimento dos moradores há muito tempo, mas não davam importância”, conta. O Museu Paleontológico, segundo Kardec, em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), será responsável pela expedição ao local onde foi encontrada a ossada, a aproximadamente 50 quilômetros da sede. “Aquele pedaço encontrado deve representar menos de 20% de um osso. Completo, o osso poderia pesar cerca de 100 quilos”, avalia o artista plástico. “O que me leva a crer que o local seria uma lagoa é a característica do solo, alagadiço, resultado de carreamento de madeira orgânica. É um solo muito rico”, completa. O desbravador aguarda a visita dos especialistas para “confirmar, ou não”, as suas avaliações a respeito do fóssil.

(Bahia Notícias)

Itiúba: Professores denunciam coação da prefeita petista para apoiar o seu candidato


Itiúba: Professores denunciam coação da prefeita petista para apoiar o seu candidato


Professores denunciam a coação de servidores municipais para atuar na campanha do candidato da Prefeita Cecília (PT). Eles ainda chamaram a atual gestora de ditadora e acusaram a mesma de fazer assédio moral com os servidores. Segundo os servidores, vários deles estão reclamando da pressão que estão sofrendo para votarem no candidato da situação. “Quero dizer a Prefeita e seu secretário de Educação que isso é assédio moral e os senhores não vão colocar capataz pra mandar, não”, atacou um professor que não quis se identificar temendo retaliação.“Os servidores são obrigados a dizer em quem vão votar. Eles são convocados em audiência nos gabinetes da Prefeita ou do Secretário, onde perguntam ao servidor, que é pago com dinheiro público, em qual candidato ele vai votar”, detalhou uma servidora. De acordo com os relatos dos denunciantes, a gestora está usando da estrutura do governo municipal para obrigar os servidores a votarem em seu candidato. “O dinheiro que o governo Itiúba cidadã e a prefeita executam é do povo. A máquina que eles possuem em mãos é dinheiro público”, disse a mesma servidora. Para ela, “é lamentável acreditar que o candidato que tem mais poder econômico faça uso desse tipo de artifício e, ainda assim, consiga ser eleito, em detrimento daquele que tem melhores propostas para nosso município”. Ao finalizar a denuncia, um servidor destacou que Itiúba não pode se tornar uma Síria, onde um ditador governa. “Itiúba não pode ficar sob o jugo do medo, onde as decisões de um ditador prevalecem”, frisou o servidor, acrescentando que a Prefeita não pode usar a máquina para impor o voto do servidor. “Isso é assédio moral”, reforçou.

(Abelha News com informações de Servidores)

Camaro de Silvano Salles é apreendido em Salvador


Camaro de Silvano Salles é apreendido em Salvador



Silvano Salles – O cantor apaixonado – passou por uma ‘saia justa’ na noite desta quinta-feira (20) em Salvador. Segundo informações do repórter do programa Se Liga Bocão (Record Bahia), Jorge Araújo, o cantor teve o seu veículo apreendido após ser parado em uma blitz. Ainda segundo informações do repórter o Chevrolet Camaro branco, avaliado em mais de R$ 200 mil, estaria sem documentação. A situação embaraçosa ainda ficou mais complicada com a notícia de que o carro teria de ser guinchado para o pátio de Detran. Toda ação foi registrada durante trabalho de rotina dos agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Translvador), na Av. Dorival Caymmi, em Itapuã. O ‘brinquedinho’ valioso do Silvano Salles vai passar a noite longe do cantor que deverá providenciar a liberação nesta sexta-feira.

Oeste: bandidos queimam veículo depois de tentativa de assalto a carro forte


Oeste: bandidos queimam veículo depois de tentativa de assalto a carro forte


Um grupo de bandidos roubou o carro de um empresário na fuga depois de uma tentativa de assaltar um carro forte em Luís Eduardo Magalhães na tarde desta quinta-feira (20), segundo informações da polícia. A tentativa de assalto aconteceu quando um carro da empresa Prosegur foi alvejado várias vezes por homens que estavam em uma Pajero TR4. Os seguranças do carro forte reagiram e houve um tiroteio que continuou até a BR-242, próximo ao acesso à cidade. Um dos seguranças contou ao blog Sigi Vilares que os suspeitos estavam fortemente armados com fuzis e usavam coletes similares ao da polícia. Os pneus do carro dos ladrões furaram e eles então renderam um motorista que estava em um Vectra preta, roubando o veículo para fugir. O dono do carro, um empresário de Valente, disse que os suspeitos tiraram vários malotes do carro em que estavam e passaram para o Vectra. Depois, eles queimaram o primeiro veículo e fugiram. A Pajero, que tinha placa de São Paulo e era roubada, pegou fogo por cerca de uma hora. Uma carreta-pipa foi até o local apagar o fogo. O tráfego na rodovia chegou a ser interrompido. O carro forte que sofreu a tentativa de assalto estava sem dinheiro e ia para Barreiras. Nenhum segurança ficou ferido. Os suspeitos fugiram em direção a Tocantins.

(Correio da Bahia)

Anúncio de preservativos é suspenso por estimular estupro


Anúncio de preservativos é suspenso por estimular estupro


Uma peça publicitária da marca de preservativos Prudence foi suspensa pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) nesta terça-feira (18). O anúncio "Dieta do Sexo" foi divulgado em julho deste na página do Facebook da empresa. Em formato de tabela, a publicidade apontava gastos calóricos de atividades ligadas ao sexo. Entre os itens, um dizia que tirar a roupa de uma mulher queima 10 calorias, enquanto fazer o mesmo sem o consentimento consome 190 calorias. A peça gerou indignação de usuários, que demonstraram nos comentários repúdio por entenderam que o trecho era um estímulo ao estupro. Mais de mil denúncias contra a Prudence foram recebidas pelo Conar. A peça foi removida do Facebook, e a DKT do Brasil, dona da Prudence, publicou um pedido de desculpas. Na decisão, o Conar considerou que a peça era desrespeitosa e poderia eventualmente incentivar agressões a mulheres. A DKT do Brasil afirmou à revista Exame que ainda não foi notificada oficialmente.

(Bahia Notícias)

Mulher receberá R$ 3 mil por ficar mais de uma hora em fila de banco


Mulher receberá R$ 3 mil por ficar mais de uma hora em fila de banco


O Banco do Brasil S/A (BB) deverá pagar R$ 3 mil, corrigidos desde a data dos fatos, por manter uma mulher na fila sem atendimento e acesso ao sanitário por mais de uma hora, em uma agência de Mato Grosso. Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o caso não se confunde com mero aborrecimento nem se vincula a leis locais que impõem limites para o tempo de espera. A mulher alegou que estava com a saúde debilitada, mas foi mantida em condições "desumanas", pois aguardou atendimento em pé. A instituição bancária buscou afastar a condenação, imposta pela primeira instância e mantida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), e sustentou no STJ que a espera em fila de banco, ainda que configure ofensa à lei municipal que estabelece limite de 15 minutos para atendimento, não é suficiente para configurar dano moral. O ministro Sidnei Beneti, que analisou o recurso, afirmou que a espera não gera, por si, o direito de indenização por dano moral ao usuário. Porém, o dano surge de circunstâncias em que o banco realmente cria sofrimento além do normal ao consumidor dos serviços. Para o relator, esse dano ocorreu no caso analisado. No seu voto, o ministro avaliou o montante da indenização, fixado em R$ 3 mil: "A quantia é adequada, inclusive ante o caráter pedagógico da condenação, como é típico das indenizações atinentes à infringência de direitos dos consumidores, isto é, para que se tenha em mira a correção de distorções visando ao melhor atendimento." O relator também afirmou que a manutenção do valor fixado pela Justiça de Mato Grosso serve como "desincentivo ao recorrismo" perante o STJ. A Turma negou provimento ao recurso do Banco do Brasil de forma unânime.

(Bahia Notícias)

Barbosa julgará Dirceu próximo ao 1º turno das eleições


Barbosa julgará Dirceu próximo ao 1º turno das eleições


O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse aos colegas que, após um acordo com o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, vai deixar para depois a análise da acusação de corrupção ativa contra o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Barbosa disse que só votará nesta parte após a Corte decidir a situação dos parlamentares dos outros partidos, acusados de vender os votos no Congresso. A mudança fará com que somente no final da próxima semana a conduta de Dirceu seja analisada. Com isso, a tendência é que a primeira decisão sobre a condenação ou não do principal líder petista acusado no processo aconteça na primeira semana de outubro, às vésperas do primeiro turno da eleição municipal. 

(Estadão)

Correios na Bahia decidem sobre adesão à greve em assembleia


Correios na Bahia decidem sobre adesão à greve em assembleia


Os funcionários dos Correios na Bahia realizam às 19h de hoje, na Agência Central da empresa, em Salvador, uma assembleia para definir a adesão à greve nacional da categoria. A paralisação começou quarta-feira em 18 estados e no Distrito Federal. Os trabalhadores reivindicam aumento de 43,7%, R$ 200 incorporados ao salário, auxílio-alimentação de R$ 35 e contratação imediata de 30 mil trabalhadores, entre outros benefícios. Nesta quarta, após uma tentativa frustrada de conciliação, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu parcialmente um pedido de liminar dos Correios e determinou que ao menos 40% dos trabalhadores da estatal trabalhem durante a greve. Em nota à imprensa, os Correios garantiram a prestação de serviços à população. “Entre as medidas que a empresa poderá vir a adotar estão: realocação de empregados das áreas administrativas, contratação de trabalhadores temporários, realização de horas extras e mutirões para triagem e entrega de cartas e encomendas nos finais de semana”, informou.

ACM Neto se emociona com homenagem ao avô em caminhada


ACM Neto se emociona com homenagem ao avô em caminhada


O candidato a prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) participou, nesta quarta-feira (19), de uma caminhada na Rua 11 de Agosto, na Vasco da Gama. O prefeiturável se emocionou quando Dona Wanda Oliveira dos Santos, 72 anos, o convidou para a porta de casa e mostrou uma camisa com a imagem do falecido senador Antonio Carlos Magalhães. “Se você fizer metade do que o seu avô fez, será um grande prefeito”, afirmou a senhora, que mora há 52 anos na localidade. “Vou dar o meu melhor 24 horas por dia para isso”, disse o candidato. Logo no início da caminhada, o democrata foi recebido pelas pequenas Júlia e Ana Clara, de cinco e quatro anos, respectivamente. Elas pediram ao postulante que, se eleito, “faça com que tudo fique limpo”, ao se referirem às sujeiras nas ruas. “Chegando à prefeitura, a primeira coisa que vamos fazer, de imediato, é colocar a casa em ordem. Isso significa garantir limpeza, iluminação, tapar buracos e colocar os postos de saúde para funcionar. É o básico”, respondeu o candidato.

(Bahia Notícias)

Casados: Solange Almeida e Wagner Miau selam união em Salvador


Casados: Solange Almeida e Wagner Miau selam união em Salvador

Amigos e família marcaram presença a cerimônia que união a cantora Solange Almeida, da banda Aviões do Forró e o empresario baiano Wagner Miau, na noite desta quarta-feira (14), na Igreja Pupileira. Às 21h30, o beijo do casal selou a relação que começou há um ano atrás, na Bahia, durante a vaquejada de Serrinha e que tem entre as madrinhas a cantora Ivete Sangalo. A musa do axé, que caprichou em um vestido longo e justo, esbanjou simpatia ao lado do marido Daniel Cady. Mas, para não fugir à regra, o destaque vai mesmo para a noiva. Com um vestido luxuoso coberto de cristais Swarovski e pesando mais de 40 quilosa a bela Solange - que normalmente é reconhecida pela voz marcante, desta vez, exibiu apenas o sorriso e um semblante de felicidade. Namorando há cerca de um ano, o casal se conheceu durante um show, e o primeiro beijo rolou no camarim da cantora, em uma apresentação na cidade de Serrinha. Ela tem 38 anos, e ele, 30. “Embora haja diferença de idade entre nós, ele é bem maduro, tem os pés no chão, me respeita e me ajuda em todos os sentidos, cuida dos meus filhos como se fosse o pai, adora meu trabalho... Se isso é ser o cara, posso lhe dizer que ele é o meu cara!”, disse Solange sobre o marido.

(Bocão News)