Copa de 2014 já tem 95 mil inscrições de voluntários


Copa de 2014 já tem 95 mil inscrições de voluntários


Após a reunião do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), nesta quinta-feira, no Rio, foi divulgada uma nova atualização do número de inscritos para ser voluntário na Copa de 2014. Em 10 dias, já são 95.477 candidatos, um recorde na história da Fifa. Para o Mundial de 2006, na Alemanha, foram 48 mil pretendentes. E em 2010, na África do Sul, a marca atingida foi de 70 mil. Apesar de já ter ultrapassado a meta inicial do COL, que esperava atingir 90 mil candidatos, as inscrições continuam abertas pelo menos até o dia 4 de setembro, quando deve ser realizado um novo balanço. Segundo os dados preliminares, os inscritos para ser voluntário na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil são de 126 países diferentes, sendo que 47% deles são mulheres. “Estamos felizes com a participação dos brasileiros no programa de voluntários”, disse o ex-jogador Ronaldo, que é membro do Conselho de Administração do COL, após participar da reunião desta quinta-feira no Rio. “A participação dos voluntários na organização da Copa do Mundo é muito importante”, completou o também ex-atacante Bebeto, outro que faz parte da organização do Mundial no Brasil. 

(Agência Estado)

Professores da rede estadual param por 24 horas quarta-feira


Professores da rede estadual param por 24 horas quarta-feira
 

Em assembleia realizada ontem, os professores da rede estadual decidiram fazer uma paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira, dia 5, como parte de um ato nacional da categoria. Está prevista uma Marcha pela Educação no centro de Salvador, com saída da Praça da Piedade. Além de aprovarem a paralisação e a realização da marcha, os professores também fizeram uma avaliação da greve recente da categoria, que durou 115 dias. Na opinião dos docentes, o movimento foi positivo. No dia 20 de setembro, os professores vão realizar mais uma assembleia. 

(Correio da Bahia)

Brasil tem 193.946.886 habitantes, aponta estimativa do IBGE


Brasil tem 193.946.886 habitantes, aponta estimativa do IBGE


Estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada nesta sexta-feira) no Diário Oficial da União aponta que o Brasil tem uma população de 193.946.886 de habitantes. Os dados foram calculados para o dia 1º de julho de 2012. O estado mais populoso, segundo o IBGE, é São Paulo, com 41.901.219 habitantes. Em seguida está Minas Gerais, com 19.855.332. Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar, com 16.231.365 habitantes, e a Bahia vem em quarto, com 14.175.341 moradores. Já o estado menos populoso é Roraima, com 469.524 habitantes. A estimativa foi feita com base na que foi elaborada em 2011 e também no Censo Demográfico de 2010. Como os dados do Censo 2010 ainda não foram totalmente trabalhados, não foi possível atualizar o Sistema de Projeções da População do Brasil, que atualmente tem dados de 2008. Ele será atualizado no próximo ano, com dados de referência para 2013. Em 2010, segundo o Censo, o país tinha 190.732.694 de habitantes. Em 2011, a atualização elevou a marca para 190.755.799 habitantes. Para 2013, o sistema de projeções do IBGE deverá incorporar novas informações referentes à dinâmica demográfica de cada município e incluir outras variáveis, como fatores econômicos e sociais locais.

(G1)

Polícia investiga ataque de traficantes a carro da TV Aratu


Polícia investiga ataque de traficantes a carro da TV Aratu


Um carro da TV Aratu foi alvejado na tarde desta quinta por quatro tiros em Pirajá. O veículo estava estacionado e sem ocupantes no momento do atentado. Uma equipe formada pela repórter Aracely Romão, o cinegrafista Robson Melo e um motorista, que não teve o nome divulgado, iria fazer uma reportagem sobre o incêndio de um ônibus da empresa Axé, ocorrido na noite de quarta na localidade de Boiadeiro, próxima ao Parque São Bartolomeu, mas parou a caminho do local. Segundo a plantonista da 4ª Delegacia de Polícia, em São Caetano, Ana Francisca de Andrade, que investiga o caso, a repórter queria ir ao banheiro e a equipe decidiu descer na Rua do Matadouro, em Pirajá. “Eles deram uma parada porque a repórter queria ir ao banheiro e desceram na casa de um conhecido deles. Os três desceram do carro e entraram na casa”, contou a delegada. 

(Correio da Bahia)

Militares terão aumento de 30%, parcelado em três vezes


Militares terão aumento de 30%, parcelado em três vezes


Os militares terão 30% de reajuste salarial, a partir de primeiro de março de 2013. Ao contrário do que desejava a categoria, que queria um aumento maior na primeira parcela, já que consideram que seus salários estão muito defasados em relação às demais carreiras de Estado, o reajuste será parcelado igualmente em três vezes. Serão pagos em primeiro de março de 2013, 2014 e 2015. O aumento será linear para todos os postos. O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A ministra explicou que algumas categorias, como os militares, estavam recebendo aumentos diferenciados, reconhecendo que seus salários estavam defasados. Ao final dos três anos de reajustes concedidos, o impacto na folha de pagamentos será da ordem de R$ 12,5 bilhões. Inicialmente, os estudos enviados pelo Ministério da Defesa ao Planalto, pediam reajustes na casa de 45%. Embora reconhecendo que os militares precisavam ser contemplados com aumentos diferenciados, a presidente Dilma Rousseff e a área econômica consideravam a reivindicação acima das possibilidades das contas públicas. 

(R7)

Integrantes da banda New Hit são transferidos para presídio em Feira de Santana


Integrantes da banda New Hit são transferidos para presídio em Feira de Santana

Os nove integrantes da banda New Hit, acusados de estupro por duas adolescentes de 16 anos, foram transferidos para o Presídio Regional de Feira de Santana por volta das 7h30 desta sexta-feira (31). Segundo informações do delegado Marcelo Cavalcante, titular da Delegacia de Ruy Barbosa, o caso agora deve ser acompanhado pelo Judiciário baiano. O resultado do exame do corpo de delito que pode confirmar a violência sexual deve ser divulgado ainda hoje (31). Antes de dar entrada na unidade prisional, os nove integrantes também devem passar por um exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O suposto crime aconteceu na madrugada do domingo (26), após o fim do show da banda no município de Ruy Barbosa, localizado a 308 quilômetros de Salvador. As jovens afirmam que foram ao ônibus da banda pedir autógrafos, e que foram violentadas no banheiro do veículo. 

Adolescentes sofrem ameaças

Em depoimento à polícia, familiares das duas adolescentes que acusaram os integrantes da Banda New Hit de estupro afirmaram que as garotas estão sofrendo ameaças. “Segundo as mães, as meninas estão sendo ameaçadas por telefone. Estão assustadas”, diz a coordenadora de Polícia Civil de Itaberaba, delegada Maria Clécia. Também segundo os depoimentos, irmãos e primos das meninas não estão indo à escola, em Ruy Barbosa, onde teria ocorrido o abuso após um show da banda na noite de sábado. Na quarta-feira, o advogado Kleber Andrade, que representa os músicos, pediu o relaxamento da prisão ou liberdade provisória dos nove integrantes do grupo, o que ainda não ocorreu.

(Correio da Bahia)

No dia do aniversário caminhoneiro sai ileso de acidente na BA 120


No dia do aniversário caminhoneiro sai ileso de acidente na BA 120


A manutenção da vida pode ter sido o maior presente recebido pelo caminhoneiro Renan Souza, que está completando 28 anos nesta quinta-feira,30. Ele que é morador do Bairro Águas Claras conduzia o caminhão baú 710 Wolks, placa policial JRW 3122 / Salvador, carregado com produtos alimentícios quando retornava pela BA 120 trecho Coité/ Riachão do Jacuípe, para a capital, por volta das 16h ao passar pelo km 25, (entrada para o povoado de Tapera) perdeu o controle do veículo e tombou na pista sentido contrário. Renan disse que um veículo saía da estrada vicinal e para evitar a colisão puxou o volante e não mais teve domínio. Ele viajava na companhia de outro rapaz de pré nome Leandro que alegando dores no abdômen foi conduzido pela Brigada Voluntária Anjos da Vida para o Hospital Almir Passos.

(Calila Notícias)

Candidato a vereador de Alagoinhas Fica conhecido nacionalmente, por registrar em cartório promessa de doar todo o seu salário para instituições de caridade


Candidato a vereador de Alagoinhas Fica conhecido nacionalmente, por registrar em cartório promessa de doar todo o seu salário para instituições de caridade



Rui Sapucaia, candidato a vereador PELO PSC, em Alagoinhas-BA, adotou uma estratégia no mínimo curiosa. O candidato fez questão de declarar em cartório, que caso fosse eleito doaria todo o seu salário durante os quatro anos de mandato para instituições de caridade e seu primeiro projeto de lei seria a redução do salário dos vereadores para um salário mínimo. De acordo com os termos da declaração, em caso de descumprimento das promessas, poderão surtir sobre o candidato todos os devidos efeitos legais. A declaração repercutiu positivamente nas redes sociais, obtendo centenas de compartilhamentos e mensagens de apoio pelo Facebook em poucas horas. Se dará certo nas urnas, não se sabe. Mesmo assim, a iniciativa de Rui Sapucaia já deu o que falar por todo o Brasil, e talvez inaugure uma nova tendência: promessa eleitoral registrada em cartório.

(Redação Aragão Noticias)

Morre irmão da atriz que venceu a segunda edição do reality 'A Fazenda'


Morre irmão da atriz que venceu a segunda edição do reality 'A Fazenda'


Karina Bacchi e sua família estão de luto. De acordo com informações da revista Quem, o músico Alexandre Bacchi - irmão da atriz e apresentadora - morreu em São Paulo. A assessoria de imprensa de Karina não esclareceu a causa da morte, mas confirmou que Alexandre estava doente e foi internado para tratar de sua dependência química. "Karina está mal, pediu para cancelar sua agenda para dar apoio aos pais", contou a assessora em um breve bate papo com o site IG. O irmão da atriz chegou a se envolver em uma polêmica, em novembro de 2010, quando foi detido por direção perigosa e posse drogas após ser abordado por policiais no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Na ocasião, cocaína e maconha foram encontrados no carro de Alexandre.

(Correio da Bahia)

Suspeitos de praticar assaltos em Feira de Santana morrem em confronto com a PM


Suspeitos de praticar assaltos em Feira de Santana morrem em confronto com a PM


Dois homens acusados de cometerem assaltos em Feira de Santana morreram no Hospital Geral Clériston Andrade, na noite de ontem (29) após trocarem tiros, no bairro Mangabeira, com policiais militares, da equipe Tático Móvel. Os acusados foram identificados como Antônio Edson Moraes Ribeiro Filho, 23 anos, que residia no bairro do Aviário, e um adolescente de 17 anos, que morava no bairro Parque Ipê. Segundo o capitão Neves, da Polícia Militar, os suspeitos teriam assaltando um homem e tomou uma motocicleta de assalto. E usaram a mesma motocicleta para praticar assaltos no distrito de Matinha e no bairro Parque Ipê. Segundo o policial, as equipes encontraram os dois homens no bairro Alto do Papagaio, mas eles iniciaram uma fuga quando a policia iria iniciar a abordagem. Segundo a polícia, ambos estavam praticando assaltos nos distritos de Feira de Santana quando as viaturas 11 e 12, sob o comando do capitão Neves, iniciaram uma perseguição. Os jovens começaram a atirar, disparando nove tiros contra a Policia Militar, que revidou. Os acusados foram atingidos e socorridos para o hospital, onde não resistiram. Com eles a polícia encontrou dois revólveres calibre 38. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

(Acorda Cidade)

Salvador: Com alto fluxo de dinheiro, postos de combustíveis entram na mira dos assaltantes


Salvador: Com alto fluxo de dinheiro, postos de combustíveis entram na mira dos assaltantes


No primeiro assalto, os criminosos prenderam dois frentistas no banheiro do posto R1 Combustíveis. No segundo assalto, fingiram que queriam trocar dinheiro e roubaram. As duas ações ocorreram esta semana, uma domingo e a outra terça. O alvo fica na avenida Ulysses Guimarães, na Sussuarana Velha. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), a situação não é isolada. “Tem crescido o número de assaltos por causa da falta de segurança nos postos”, destaca o presidente do Sinposba, Antonio José dos Santos, sem, entretanto, apresentar um número de ocorrências semelhantes. Com medo, os frentistas do R1 Combustíveis agora trabalham sem objetos pessoais como celular e relógio. “Essa situação está ficando corriqueira. Nem com o celular a gente fica. Se tiver uma emergência em casa, não tem como saber”, conta um frentista, pedindo anonimato. Segundo o gerente do posto, Jailson Oliveira, a média é de um assalto por mês. “A gente tem um posto de polícia aqui perto e não passa uma viatura”, reclama. Responsável pelo policiamento da área onde está localizado o R1 Combustíveis, o comandante da 48ª Companhia Independente da PM, que não quer ser identificado, afirma que dois carros com três PMs cada fazem rondas 24 horas por dia na região. Antonio Manoel Ferreira, membro da diretoria do Sinposba, diz que a entidade recebe muitas ligações de frentistas relatando os crimes. “Os patrões não denunciam e os funcionários têm medo de perder o emprego. Isso dificulta as estatísticas”. 

(Correio da Bahia)

Rio do Antônio: Candidatos a prefeito e vice são flagrados em negociata com adversário


Rio do Antônio: Candidatos a prefeito e vice são flagrados em negociata com adversário

O candidato a vereador pelo PT no município baiano de Rio do Antônio, André Rogério Berkovitz, protocolou junto à Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE) uma denúncia contra o prefeiturável do DEM, Humberto Célio Guimarães, e seu vice, Murilo Martins (PSB), por promover uma suposta negociata para conquistar a adesão do PT à coligação “União, Liberdade e Progresso”, liderada pelo democrata. Segundo a denúncia do postulante, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número 177.162/2012, no início de junho deste ano, Celinho, como é conhecido, teria oferecido R$ 40 mil, além de combustível para a campanha de Berkovitz e uma secretaria municipal, caso assumisse a prefeitura em janeiro próximo. Todas as benesses estariam à disposição caso o petista aceitasse marchar ao seu lado nas eleições deste ano. O teor completo da suposta negociação entre os três políticos, que na época eram pré-candidatos, foi gravado pelo próprio aspirante a edil, em um encontro na casa do candidato a vice. Ainda conforme denúncia ao Ministério Público (MPE), Celinho, que foi indicado pelo atual prefeito Antônio Oliveira Novais (DEM) para tentar sucedê-lo, contaria com o apoio da máquina pública municipal para antecipar alguns benefícios e ganhar mais um partido em sua chapa. “Houve ligações para o atual prefeito, Antonio Oliveira Novaes, e para os secretários de Transporte, Paulo Cesar Oliveira Prates, e da Saúde, Maria da Glória Borges Lauton. Trataram da liberação de gasolina – R$ 700 a partir de hoje [6/6] e exames médicos – ‘endoscopia, ultrassonografia, laboratoriais’ – para que eu, assim como os outros candidatos a vereador, passassem a ter tais benesses à disposição, além do oferecimento de uma secretaria”, afirmou na acusação. 


Conforme Artigo 22 da Lei Complementar 64/90, "qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá representar à Justiça Eleitoral, diretamente ao corregedor-geral ou regional, relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias e pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político". Como a ação foi dada entrada após o deferimento da candidatura do democrata, caso seja eleito, ele e o seu vice podem ter o registro e o diploma cassados. O Ministério Público ainda não se manifestou sobre o caso.

(Bahia Notícias)

Feira: Assaltante esfaqueia taxista durante assalto e esquece currículo em carro roubado


Feira: Assaltante esfaqueia taxista durante assalto e esquece currículo em carro roubado


Um homem bem vestido, segurando uma mala, assaltou na manhã desta quarta-feira (29) o taxista Agenor Magalhães Andrade, 61 anos, morador do bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. A vítima estava no ponto do Sac com o veículo Palio Weekend, branco, quando o homem solicitou que o levasse a uma pousada próximo a Estação Rodoviária. Em entrevista ao Acorda Cidade, Agenor contou que o assaltante pediu a corrida, conversando tranquilamente, quando, ainda no trajeto, sacou uma faca e anunciou o assalto. O taxista foi golpeado nas costas e o homem levou o veículo. Uma guarnição do pelotão Tático Móvel 13, sob o comando do soldado Pires, foi informada do roubo e de forma imediata saiu em busca do suspeito. Ao chegar às proximidades da Estação da Música se deslocou próximo ao Atacadão e encontrou o carro abandonado. No interior do veículo foi encontrado um currículo com a foto do suspeito. “Encontramos dentro do carro um currículo, no qual existe a informação que ele mora na cidade de Alagoinhas”, disse o policial. A polícia não divulgou o nome, nem a foto do suspeito, para não atrapalhar as investigações. O veículo foi apresentado no Complexo Policial Investigador Bandeira e o taxista Agenor Magalhães prestou depoimento ao delegado plantonista Euvaldo Costa, depois de ter sido liberado da policlínica do bairro Rua Nova, onde foi atendido. Outro taxista, de prenome Clóvis, informou na delegacia que foi agredido fisicamente e roubado por um homem com as mesmas características.

(Acorda Cidade)

PM que matou colega durante festa em Feira de Santana é expulso da corporação


PM que matou colega durante festa em Feira de Santana é expulso da corporação


O soldado da Polícia Militar, Rodrigo Felipe Cabral da Silva, 22 anos, foi excluído da corporação por ter assassinado o colega Joelson Rodrigues de Carvalho, 36 anos, durante a festa Bye Bye São João, realizada no Clube de Campo Cajueiro, em Feira de Santana, no dia 25 de julho de 2010. Ele estava preso desde o dia do crime, no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, em seguida ficou trabalhando administrativamente, no 4º Batalhão, em Alagoinhas. Rodrigo deverá responder processo pela Justiça Comum e ser transferido para o Conjunto Penal de Feira de Santana, por conta da exclusão. O soldado da Polícia Militar Joelson Rodrigues, residia no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, era lotado no 4º Batalhão da Polícia Militar de Alagoinhas e tinha dois anos na corporação. O fato aconteceu, por volta das 19h30 do dia 25 de julho de 2010 após um desentendimento com Rodrigo, que estava trabalhando como segurança da festa. A discussão começou quando Joelson colocou um cunhado de Rodrigo para fora do espaço de shows, depois de uma confusão.

(Acorda Cidade)

Advogado entra com pedido de soltura de pagodeiros acusados de estupro


Advogado entra com pedido de soltura de pagodeiros acusados de estupro



O advogado que representa os músicos da banda New Hit pediu nesta quarta-feira (29) o relaxamento da prisão ou liberdade provisória dos nove músicos presos sob suspeita de terem estuprado duas meninas de 16 anos e a do policial militar preso sob suspeita de conivência com o crime. Segundo relato das adolescentes, o abuso sexual ocorreu dentro do ônibus da banda de pagode, após show realizado na madrugada do domingo (26) em Ruy Barbosa. O pedido foi feito no fórum da cidade de Ruy Barbosa. A juíza Márcia Costa deve encaminhar o pedido ao Ministério Público, já que a prisão foi feita em flagrante. Os músicos continuam preso na mesma cela da delegacia de Ruy Barbosa. Até esta quinta (30), eles não receberam visita de nenhum familiar. Os nove integrantes da banda, incluindo o vocalista, foram presos em flagrante na madrugada de domingo (26) sob a acusação de participarem do estupro de duas adolescentes de 16 anos, depois de um show realizado na cidade. O policial militar Carlos Frederico de Aragão, que trabalhava como segurança do grupo e é acusado de conivência com o crime, continua preso no batalhão de choque da PM, em Lauro de Freitas. Ele será alvo de um processo administrativo-disciplinar e pode ser expulso da corporação. Segundo o delegado, o PM impediu a entrada de outras pessoas no veículo enquanto nove integrantes do grupo de pagode realizavam o abuso. Na tarde desta terça-feira (28), os pais do cantor Dudu, vocalista da New Hit, estiveram na delegacia de Ruy Barbosa para ver o filho, assim como os familiares dos outros oito integrantes do grupo. A mãe de Dudu declarou que não acredita que o filho tenha estuprado duas adolescentes que acusam o grupo pelo abuso. "Meu filho é um menino do bem, não precisa disso, é de boa família, tem índole, não tem perfil de fazer um tipo de coisa dessa", declarou Tânia Santana à TV Bahia. A conselheira tutelar Marilda Boaventura disse que as adolescentes estão sendo acompanhadas por especialistas. "Está tendo acompanhamento com psicólogo, inclusive eu conversei com a mãe de cada uma, orientamos isso", disse. As jovens estão na casa de familiares em Itaberaba. Em depoimento, os acusados negaram ter praticado o crime. "Eles disseram que houve a relação com as jovens, mas foi consensual" contou o titular da delegacia de Ruy Barbosa.

(Correio da Bahia)

Schincariol investe R$ 400 milhões na ampliação da fábrica na Bahia


Schincariol investe R$ 400 milhões na ampliação da fábrica na Bahia


A fábrica de bebidas Schincariol anunciou nesta quarta-feira (29), o investimentos de R$ 400 milhões na ampliação da fábrica na cidade de Alagoinhas, na Bahia, para ganho de produtividade e escala de produção. Com a ampliação da fábrica, a unidade Alagoinhas passa a ter capacidade para produzir cerca de 900 milhões de litros de cerveja por ano e 400 milhões de litros de refrigerantes por ano. A planta industrial foi ampliada em 33 mil metros quadrados e a área total construída aumentou para mais de 110 mil metros quadrados. De acordo com a empresa, o processo foi iniciado em 2010. Com os investimentos, os empregos diretos, terceirizados e indiretos gerados passaram de 4 mil para 6.600. A empresa diz que investiu mais de R$ 600 milhões somente na unidade industrial de Alagoinhas nos últimos 15 anos.

(Redação)

Preso acusado de estuprar garota de 17 anos em Feira de Santana


Preso acusado de estuprar garota de 17 anos em Feira de Santana


Foi preso na manhã desta quarta-feira (29) acusado de ter estuprado uma adolescente de 17 anos, o pedreiro Nelson Dias, de 44 anos, morador do conjunto Feira VII, em Feira de Santana. Em entrevista ao Acorda Cidade, a adolescente informou que estava na frente da casa onde mora, quando o acusado chegou e a obrigou a montar na bicicleta, levando-a para o final do conjunto Luis Eduardo. Segundo a adolescente, Nelson Dias disse que se ela não fizesse sexo, iria matá-la. Ao Acorda Cidade, o pedreiro alegou que não praticou o estupro. Segundo ele, a vítima pediu uma carona na bicicleta até o Jomafa e propôs fazer sexo. “Ela estava precisando de dinheiro para viajar. Eu aceitei o convite e fomos o matagal”, disse o acusado de estupro. O chefe de segurança do Conjunto Luís Eduardo Magalhães, Francisco de Assis, contou que ouviu um grito e saiu correndo. Ao chegar ao lado do conjunto encontrou o acusado com a garota depois de ter sido estuprada e o conduziu ao Complexo Policial Investigador Bandeira.

(Acorda Cidade)

Pai e filho de dois anos são mortos a tiros em Santa Bárbara


Pai e filho de dois anos são mortos a tiros em Santa Bárbara


O comerciante Gidean Leite foi assassinado na noite de ontem (28) no bairro do Areal, na cidade de Santa Bárbara. Segundo a polícia, dois homens atiraram nos braços e axilas do comerciante, que estava acompanhado do filho de apenas 2 anos, Ruan Carlos Souza Pereira. Durante os disparos contra Gidean, o garotinho foi atingido na cabeça e não resistiu. O pai ainda foi socorrido para um hospital da cidade, mas morreu ao chegar à unidade de saúde. Ele residia na rua Baixa do Cartlitão, em Santa Bárbara. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT). 

(Acorda Cidade)

Justiça manda tirar time do Lula da TV


Justiça manda tirar time do Lula da TV


Os advogados da coligação É hora de defender Salvador (DEM, PSDB, PPS, PV e PTN), liderada pelo deputado federal democrata ACM Neto, estão comemorando o que consideram uma vitória. Eles conseguiram sentença favorável para a retirada imediata das imagens da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do ex-presidente Lula da propaganda dos candidatos a vereador dos partidos que integram a coligação Todos unidos por Salvador, encabeçada pelo PT do deputado federal Nelson Pelegrino. As fotos das personalidades do PT aparecem no fundo do quadro dos candidatos a vereadores para passar a ideia da união do time de Lula, mote da campanha petista e coligados. A legislação eleitoral é tão confusa e anacrônica que permite que Wagner, Lula e Dilma gravem vídeos pedindo voto, individualmente, para determinado vereador, mas veta, em tese, se aparecerem só as fotos deles. Só quem pode ter fotos nas peças dos vereadores, são os candidatos à eleição majoritária. Por exemplo, as imagens congeladas de Nelson Pelegrino e Olívia Santana, sua vice são admitidas. Por outro lado se os dois aparecerem no dia da propaganda dos candidatos à eleição proporcional, falando de suas próprias candidaturas da eleição majoritária, não pode. Isso significa que os candidatos a prefeito e vice têm permissão de aparecer em vídeo no tempo da eleição proporcional também só se for para pedir voto para determinado vereador. O advogado Ademir Ismerin, da coligação É hora de defender Salvador admite que, para um leigo, a legislação pode parecer confusa. "Mas não posso fazer nada, só usar os mecanismos que a lei permite para mover minhas ações contra as chapas adversárias", declarou.

(A Tarde)

Eunápolis: Jovem preso pela PM tinha arma com munição especial


Eunápolis: Jovem preso pela PM tinha arma com munição especial


Foi preso na noite desta terça-feira (28), na Rua Águas Claras, bairro Moisés Reis, pela Polícia Militar de Eunápolis, Rânio Silveira Lima, 20 anos. Segundo policiais do PEOT, ele foi flagrado em uma operação de rotina e portava um revólver calibre 38, com numeração raspada e munição especial. A bala de ponta oca, conhecida popularmente como 'Dum Dum', causa ferimento mais extenso. O projétil se estilhaça dentro do corpo do indivíduo atingido, provocando dores lancinantes - o que normalmente não acontece com uma bala comum. O bandido também portava 36 pedras de crack - pesando em torno de 10 gramas, além de uma bucha de maconha de quase cinco gramas. Rânio informou aos policiais que comprou a arma pelo valor de R$ 800, mas não quis dizer para qual finalidade. Ele pode ser atuado por tráfico de drogas e porte ilegal de fogo. O jovem declarou que não tinha passagem pela polícia.

(Radar 64)

29/08/12 08:05

Foi preso na noite desta terça-feira (28), na Rua Águas Claras, bairro Moisés Reis, pela Polícia Militar de Eunápolis, Rânio Silveira Lima, 20 anos. Segundo policiais do PEOT, ele foi flagrado em uma operação de rotina e portava um revólver calibre 38, com numeração raspada e munição especial. A bala de ponta oca, conhecida popularmente como 'Dum Dum', causa ferimento mais extenso. O projétil se estilhaça dentro do corpo do indivíduo atingido, provocando dores lancinantes - o que normalmente não acontece com uma bala comum. O bandido também portava 36 pedras de crack - pesando em torno de 10 gramas, além de uma bucha de maconha de quase cinco gramas. Rânio informou aos policiais que comprou a arma pelo valor de R$ 800, mas não quis dizer para qual finalidade. Ele pode ser atuado por tráfico de drogas e porte ilegal de fogo. O jovem declarou que não tinha passagem pela polícia.
(Radar 64)

Sento Sé: Chefe de cartório é alvo de ameaça de morte; PRE quer abertura de inquérito


Sento Sé: Chefe de cartório é alvo de ameaça de morte; PRE quer abertura de inquérito


A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) pediu a abertura de inquérito à Polícia Federal para apurar uma ameaça de morte sofrida pelo chefe do cartório eleitoral da cidade de Sento Sé, a cerca de 700 km de Salvador. De acordo com a Procuradoria, o servidor foi ameaçado no início do mês de agosto através de um telefonema em que o autor, ainda não identificado, afirmou em tom prejudicial o desempenho dele como funcionário público, indicando que era para “tomar cuidado, pois sentiria na pele” algum tipo de consequência. O teor da ameaça ainda é desconhecido. O pedido, feito pelo procurador Sidney Madruga, também foi dirigido aos representantes do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos. 

(G1)

Candeias: TSE questiona posse do prefeito


Candeias: TSE questiona posse do prefeito


Em decisão liminar, o ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a realização de eleições indiretas para prefeito de Candeias, cargo ocupado pelo ex-presidente da Câmara, Sargento Francisco (PMDB). Segundo o documento, “o Presidente da Casa Legislativa substitui o Prefeito, mas não o sucede, impondo-se o escrutínio indireto para a escolha do ocupante da cadeira”. Postulante a continuar na função, o prefeito questiona a medida. “A Lei Orgânica do Município me garante até o final do mandato. Iremos cumprir a determinação do Tribunal Superior Eleitoral e iremos buscar os nossos direitos”, apontou. No cargo desde a cassação da prefeita Maria Maia (PMDB), Sargento Francisco deve enfrentar uma batalha judicial para ficar no cargo. Na petição, o PSD, que impetrou a ação, indicou inconstitucionalidade na Lei Orgânica do Município no tocante a eleições para um mandato com período inferior a dois anos.

(Tribuna da Bahia)

Bomba da Segunda Guerra força retirada de 2,5 mil pessoas em Munique


Bomba da Segunda Guerra força retirada de 2,5 mil pessoas em Munique


A descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, com peso de 250 quilos, forçou a retirada na madrugada desta terça-feira (28/08) de 2,5 mil pessoas na cidade alemã de Munique até sua desativação. A bomba foi localizada durante uma construção no bairro de Schwabing, onde a Polícia e os bombeiros evacuaram todos os habitantes em um raio de 300 metros. "A bomba poderia explodir a qualquer momento", disse um porta-voz dos bombeiros, antes de explicar que o detonador se encontra ativo apesar de a guerra ter terminado há mais de 70 anos. O porta-voz acrescentou que uma eventual detonação destruiria o edifício junto ao local da descoberta e danificaria consideravelmente outras construções próximas. Os equipes antibombas cobriram parte do explosivo com palha e areia para reduzir os efeitos de uma possível detonação e tentarão desativá-lo ao longo do dia. Mais de 100 bombeiros e outras forças de resgate estão nas cercanias do local da descoberta, enquanto foram fechadas preventivamente uma estação do metrô e a Leopoldstrasse, uma das ruas mais movimentadas de Munique

(Opera Mundi)

Gerente de fazenda é executado durante tentativa de assalto em Angical


Gerente de fazenda é executado durante tentativa de assalto em Angical


O gerente de uma fazenda foi executado a tiros durante uma suposta tentativa de assalto à propriedade em que trabalhava, no município de Angical, a 887 km de Salvador. João Gerônimo Szlapak, 62 anos, foi baleado dentro de uma casa, na tarde desta segunda-feira (27) e nem chegou a ser socorrido para o hospital. Em entrevista ao Blog do Sigi Vilares, um dos funcionários da fazenda explicou o que teria acontecido. Segundo o homem, que não quis se identificar, ele, o gerente e outros dois funcionários estavam descansando depois do almoço quando foram surpreendidos por um homem armado com um rifle. O homem teria anunciado o assalto e os funcionários da fazenda correram. Quando todos dispersaram, o assaltante foi atrás do gerente e o encontrou dentro de uma casa, na fazenda. Ele atirou diversas vezes contra João Gerônimo, que foi atingido sete vezes, na cabeça, tórax e na mão. A polícia investiga a possibilidade do crime ter sido de execução e não um assalto, já que o homem armado fugiu sem roubar nada depois dos disparos e só atirou contra João. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

(Correio da Bahia)

Site aponta: o pagode está chegando ao fim


Site aponta: o pagode está chegando ao fim


O site Vida Inteligente Online publicou, nesta terça-feira (28), uma matéria que revela a pesquisa divulgada pelo Instituto Futura/CORREIO. Segundo o Vida Inteligente, a pesquisa mostrou os estilos musicais que mais agradam os baianos. Realizada também no ano passado, a pesquisa, neste ano, apontou uma queda significativa da preferência dos baianos pelo pagode. Atingindo apenas 4,8% dos entrevistados e ocupando a 4ª colocação no ranking, o estilo atingiu no ano passado 10,5% dos soteropolitanos. Mas ao que se deve essa queda? Atingidos e pegos de surpresa pela indignação da Deputada Luiza Maia, os grupos de pagodes da Bahia, depararam-se com a vigoração de uma lei que proíbe o uso de dinheiro público, no investimento de “suas festas”, isso porque, no repertório os grupos usam letras de músicas que desvalorizam a mulher e degrinem a sua imagem. Mas será que esse é o motivo? Desde o início do ano, integrantes de bandas como Fantasmão, A Bronka, estão com seus nomes envolvidos em polêmicas e casos sérios envolvendo a polícia e a justiça, respondendo por agressões e assédios com fãs e pessoas comuns por onde passam.
 

Feira: Homem que jogou corpo de agricultora em cisterna confessa outro crime; polícia ignora o fato


Feira: Homem que jogou corpo de agricultora em cisterna confessa outro crime; polícia ignora o fato


Permanece no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana o corpo de Clemilda Fraga da Silva, de 42 anos. Ela foi encontrada morta na última quinta-feira (23), no fundo de uma cisterna, no povoado Alto do Rosário, distrito de Jaíba, em Feira de Santana. Ainda não há previsão de quando o corpo da agricultora será submetido a perícia em Salvador. O prazo para liberação para o sepultamento é de três a seis meses, pois DPT de Feira de Santana não dispõe de tecnologia para realizar exame de DNA. Segundo a polícia, o marido da vítima não apresentou o Registro Geral (RG) de Clemilda e, neste caso, a liberação do corpo só poderá acontecer após o exame que comprove a identidade da mesma. O acusado Paulo de Jesus Oliveira, 20 anos, que confessou ter jogado o corpo na cisterna, também disse que matou o ex-cunhado em 2011. Ele mostrou o local onde supostamente jogou o corpo, em uma cisterna vizinha a que Cremilda foi encontrada. Em entrevista ao ACORDA CIDADE na semana passada, Paulo alegou que o homem teria abusado da sobrinha menor de idade. Ele fez a confissão de livre e espontânea vontade, informou capitão Neves, que comandou a operação . Pessoas da comunidade estão criticando a postura da polícia, que não checou as informações do acusado. As imagens feitas pela imprensa demonstram ter algo no fundo da cisterna, mas não se sabe o que é realmente. “Pelo tempo, o que se pode encontrar são ossadas", disse um morador da comunidade.

(Acorda Cidade)

Placar do mensalão já condena 4 réus


Placar do mensalão já condena 4 réus


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na sessão desta segunda-feira (27/8) os réus Marcos Valério e seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, pelos crimes de corrupção ativa e peculato. O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato também foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e peculato por seis dos 11 ministros da Corte. Com o sexto voto, da ministra Cármen Lúcia, caso nenhum dos magistrados altere seu voto até o final do julgamento, os quatro réus serão condenados, mesmo que os próximos ministros os absolvam. A ministra Cármen Lúcia acompanhou o entendimento do ministro-relator Joaquim Barbosa na condenação dos réus e também absolveu o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Luiz Gushiken. Ele tem maioria formada de votos pela absolvição, já solicitada nas alegações finais do Ministério Público. Até agora, votaram Joaquim Barbosa, o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli e a ministra Cármen Lúcia. Na próxima sessão, que será realizada na quarta-feira (29), o ministro Cezar Peluso será o primeiro a proferir o voto, seguindo a ordem de antiguidade da Corte. Ele se aposentará no dia 3 de setembro. Cármen Lúcia votou ainda pela condenação do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. “Houve corrupção passiva por parte de João Paulo Cunha no recebimento de R$ 50 mil. [...] Neste caso, houve recebimento, não apenas oferta, por meio da intermediação do saque da própria esposa. Sabia-se que era vantagem indevida, porque não havia nenhum débito por parte de Marcos Valério. Não me toca a circunstância de ele ter se valido da própria esposa”. A ministra destacou também em seu voto a contratação do jornalista Luís Costa Pinto por João Paulo Cunha e citou o salário mensal que o assessor recebia de R$ 21 mil por mês da Câmara dos Deputados, valor maior do que teto do funcionalismo público na época. "Ele [João Paulo] contratou alguém, além do que a legislação permitia", detalhou. Cármen Lúcia condenou os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbarch e Cristiano Paz por corrupção ativa e João Paulo Cunha por peculato em duas ocasiões. O deputado federal também foi condenado corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Não houve apenas a oferta ou a solicitação, mas o recebimento de R$ 50 mil [por João Paulo Cunha] e sabia-se que era vantagem indevida", ressaltou.

ACM Neto usa Richa para neutralizar o PT


ACM Neto usa Richa para neutralizar o PT



Candidato à Prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) usou o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), em sua propaganda eleitoral dessa segunda-feira, na tentativa de neutralizar o fato de ser oposição aos governos do PT nos planos estadual e federal. Em depoimento de 44 segundos, o tucano, que deixou a Prefeitura de Curitiba em 2010 para disputar o governo, diz que é possível administrar um município mesmo sendo oposição aos governos estadual e federal. “Na época da campanha, diziam que, se eu fosse eleito, a cidade [Curitiba] seria boicotada e que não haveria dinheiro para nada. Pois bem, a população da cidade decidiu não aceitar esse tipo de chantagem e me elegeu. Resultado: fui eleito o melhor prefeito do Brasil. Portanto, um prefeito só precisa trabalhar com afinco, ter bons projetos e determinação para liderar a cidade”, diz Richa na propaganda. O apoio dos governos Dilma Rousseff e Jaques Wagner (PT) é o principal recurso explorado pela campanha de Nelson Pellegrino (PT), um dos principais rivais de ACM Neto na disputa. 

(Tribuna da Bahia)

25 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos em Coité


25 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos em Coité


Os 25 mil maços de cigarros foram contrabandeados do Paraguai por Rogério Negreiros Veloso, de 29 anos. Ele foi pego no município de Conceição do Coité por investigadores da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), na sexta-feira (22). A mercadoria de origem ilícita foi avaliada em R$ 300 mil, segundo o delegado Fábio Silva, coordenador da 15ª. Cerca de 360 caixas contendo os maços estavam armazenadas na garagem da residência de Rogério, localizada na Rua João Barros Deró, no bairro do Caíque. Ele foi preso em flagrante e é considerado o maior distribuidor de cigarros contrabandeados da região sisaleira, chegando atuar até em Feira de Santana. Toda a mercadoria apreendida será icinerada. Surpreendido pelos policiais civis dentro do imóvel pertencente a Rogério, Antônio Nery Araújo Mota, também foi conduzido para a DT/Conceição do Coité, sendo liberado depois de pagar fiança. Todos os envolvidos no esquema de contrabando de cigarros, sobretudo os responsáveis por transportar a mercadoria do Paraguai, serão investigados. 

(Bocão News Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Idoso é espancado até a morte em Camacan


Idoso é espancado até a morte em Camacan


Um idoso de 80 anos foi assassinado dentro de casa na madrugada desta segunda-feira (27) no município de Camacan, que fica a 525 km de Salvador. Segundo informações da delegacia da cidade, Manoel Soares da Silva, 80 anos, foi encontrado morto pela nora na manhã de ontem. Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi espancada até a morte. Quatro usuários de drogas, não identificados, são suspeitos de terem cometido o assassinato e roubado R$ 1mil, que desapareceu da residência da vítima. De acordo com familiares da vítima, Manoel morava sozinho.

(Bocão News)

Superlotação no HGE leva paciente a esperar 5 dias por UTI


Superlotação no HGE leva paciente a esperar 5 dias por UTI


Por falta de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 15 pacientes em estado grave correm risco de morte no Hospital Geral do Estado (HGE). A emergência também está superlotada. Até o início da tarde desta segunda-feira, 27, enfermos estavam há pelo menos cinco dias à espera de um lugar na UTI ou transferência para outra unidade de saúde. Segundo um denunciante (que preferiu o anonimato), que fez uma foto dos pacientes na emergência superlotada, entre os internados naquele setor estavam vítimas de ferimentos provocados por armas de fogo e armas brancas, acidentados de trânsito, pessoas com queimaduras, pacientes cardíacos e com quadro de acidente vascular cerebral (derrame). A reportagem de A Tarde teve acesso à ala, onde encontrou, em meio aos pacientes, pessoas idosas. “É uma situação preocupante porque esses pacientes estão à própria sorte, contando com a ajuda de Deus para sobreviver”, avaliou a fonte antes de completar: “Os aparelhos são fundamentais para a manutenção da vida dos pacientes”. 

(A Tarde)

Pequenos e médios empreendedores podem aumentar vendas com uso da internet


Pequenos e médios empreendedores podem aumentar vendas com uso da internet


Os pequenos e os médios empreendedores poderão aumentar as vendas com a utilização da internet e o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto 1º E-commerce disponibilizará uma loja virtual para que esses empresários possam vender os produtos online. De acordo com o Sebrae, o empresário terá a oportunidade de vender os produtos em todo o território nacional, sem a necessidade de ter filiais ou lojas em vários lugares. O projeto do Sebrae é uma parceria com o MercadoLivre, empresa de tecnologia considerada líder em comércio eletrônico (e-commerce) na América Latina. O Sebrae garante que, em um só ambiente, os empresários poderão montar uma vitrine online e fazer transações, como pedidos de compra, pagamento e controle de vendas. O aplicativo permite que a loja virtual seja customizada, ou seja, o dono poderá fazer personalizações em quatro modelos de loja.

(Política Livre)

Governo quer que smartphone custe apenas R$ 200


Governo quer que smartphone custe apenas R$ 200


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda (270 que o governo trabalha para melhorar a carga tributária do setor e, consequentemente, o ambiente de negócios em telecomunicações. Um dos planos que o governo está adotando, segundo ele, é incluir smartphones na Lei do Bem (que isenta a fabrição de computadores de impostos federais). De acordo com o ministro, o Brasil deve "começar a produzir smartphone antes do Natal e com isenção de tributo". O governo quer que um modelo mais básico, onde é possível navegar na internet e acessar redes sociais, por exemplo, seja vendido por R$ 200, segundo ele. Paulo Bernardo reconheceu que a carga tributária sobre os serviços do setor é alta."Só para se ter uma ideia, quando você recebe uma fatura de telefone fixo ou internet fixa, uma fatura de R$ 100 tem R$ 36 de impostos. Se for de tecnologia móvel, de R$ 100, a carga é de R$ 38 e R$ 62 de serviços", disse.

(Correio da Bahia)

Bebê morre dois dias após parto por falta de UTI neonatal na Bahia


Bebê morre dois dias após parto por falta de UTI neonatal na Bahia


Uma recém-nascida morreu com apenas dois dias de vida nesta segunda-feira (27) após sofrer complicações respiratórias decorrentes de parto pré-maturo realizado no hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. A família do bebê alega falha no atendimento médico. O hospital afirma que a morte foi provocada pela falta de vagas em UTIs neonatais no estado. Segundo as informações de familiares, Milane de Souza Araújo, a mãe, deu entrada no hospital municipal na sexta-feira (24) alegando contrações e perda de líquidos. A irmã, Magda de Souza Araújo, conta que a grávida teria ficado em observação no hospital e liberada cerca de cinco horas depois porque, apesar das fortes dores, os médicos informaram que "ela não estava no momento certo do parto e deveria fazer exame de ultrassom em clínica particular", segundo conta. Depois de ser feito o exame, Milane retornou ao hospital e foi novamente liberada para casa, diz a irmã. "Uma hora depois ela piorou, com mais dores e mais perda de líquido, quando retornamos novamente ao hospital. Aí foi quando resolveram internar ela e realizar o procedimento de parto", conta. A criança nasceu por volta da 11h do sábado (25). Segundo da informações da diretora do hospital, a médica Ana Carla, a bebê nasceu com problemas respiratórios e, por isso, seria necessária a remoção para uma UTI neonatal, unidade que, apesar de existir no local, "nunca foi ativada por falta de médicos", afirma". Ainda de acordo com a administradora da unidade hospitalar, foi feito o procedimento de regulação junto à Secretaria de Saúde do Estado para tentar encontrar vagas em algum outro hospital com UTI para recém-nascidos. Ana Carla relata que não foi encontrada a vaga e, por isso, a criança teria morrido. A diretora explicou que não há o aparelho de ultrassom no hospital. Os pacientes podem fazer o exame em clínicas particulares ou em outros hospitais públicos fora da cidade, caso ele não possa ser realizado pelo serviço de saúde do próprio município. O secretário de saúde do município, Robério Silva, solicitou ao hospital um documento com os esclarecimentos sobre a morte da criança. A diretora da unidade informa que o ofício não havia sido enviado até as 17h30 desta segunda-feira (27).

(G1)

Salvador: Dois soldados são atingidos por tiros disparados por adolescente; 1 morre


Salvador: Dois soldados são atingidos por tiros disparados por adolescente; 1 morre


Dois soldados da Aeronáutica foram atingidos por tiros disparados por um adolescente no domingo no estacionamento do Dique do Tororó, em Salvador, área próxima à Arena da Fonte Nova, durante um show da banda Olodum. Um dos soldados atingidos morreu na hora e o outro, de 23 anos, foi baleado no pescoço e nas costas e levado em estado grave para o Hospital Geral do Estado. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. De acordo com informações da polícia, o adolescente que tem 17 anos foi apreendido com a arma e levado para a delegacia do adolescente infrator. Em depoimento à polícia, a namorada do suspeito disse que o adolescente tinha uma rixa com uma das vítimas. A polícia informou que em depoimento, o pai do militar morto disse não acreditar que um possível ‘rixa’ tenha sido a motivação do crime. 

(G1)

El Salvador é atingido por terremoto de 7,4 graus na escala Richter


El Salvador é atingido por terremoto de 7,4 graus na escala Richter


El Salvador foi atingido ontem à noite por um terremoto de 7,4 graus de magnitude na escala Richter, provocando um tsunami na região. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS) emitiram alerta para todos os países da América Central e do México. Pelos dados preliminares do governo de El Salvador, não há registro de mortos e feridos. Os danos ainda estão sendo avaliados. O epicentro do terremoto foi a 111 quilômetros de Puerto El Triunfo, em Usulatán, que é uma área turística. El Salvador está localizado em uma região de elevada atividade sísmica. Segundo o Serviço de Geologia Nacional, as principais causas dos tremores de terra no país são a cadeia vulcânica próxima à região denominada Anel de Fogo do Pacífico e a localização sobre placas tectônicas e de Cocos e Caribe.

(Política Livre)

Polícia prende em Salvador acusado de assassinar advogado em Alagoinhas


Polícia prende em Salvador acusado de assassinar advogado em Alagoinhas


A polícia prendeu no ultimo sábado (25), no bairro da ribeira em Salvador, Anyonio Ayrton da Silva Araújo ( vulgo: uema), acusado de assassinar o advogado Jânio Viana em Alagoinhas no dia 11 de novembro de 2005, na rua do jacaré. uema conseguiu escapar de 10 cercos policiais, e é considerado alta periculosidade, devido a vários homicídios cometidos. Com sua captura ficou fácil saber os motivos que o levou a praticar os crimes inclusive o do advogado Jânio.

(Redação / Tenente Fraga Irmão da Vítima)

EUA emitem alerta de furacão para costa norte do Golfo do México


EUA emitem alerta de furacão para costa norte do Golfo do México

 

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF) emitiu neste domingo (26) um alerta de furacão para a costa norte do Golfo do México, de Louisiana até Florida Panhandle. Isaac ainda é uma tempestade tropical com ventos de 100 km/h que deixa a região de Florida Keys em direção às águas quentes do Golfo do México, informou o CNF às 18h (de Brasília). A tempestade já deixou ao menos nove mortos ao passar pelo Haiti, República Dominicana e Cuba, além de causar inundações, desmoronamentos e deixar milhares desabrigados. Ela deve atingir os EUA entre a fronteira da Flórida e a Louisiana e pode afetar New Orleans no sétimo aniversário da catástrofe provocada pelo furacão Katrina. O centro prevê que o Isaac se intensificará para um furacão de categoria 2 assim que tocar a costa norte do Golfo do México, no começo de quarta-feira. O governador da Flórida, Rick Scott, pediu à população que adote medidas preventivas, mas destacou que no momento não prevê o fechamento dos aeroportos.

(G1)

Mais duas mortes no Anel Rodoviário de Conquista


Mais duas mortes no Anel Rodoviário de Conquista


Enquanto as intervenções não sejam feitas os acidentes estarão ampliando as estatísticas dos feridos e vitimas fatais no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista. Por conta da insegurança nessa rodovia aliada com a imprudência, duas pessoas morreram na noite desse sábado (26). Segundo relatos, o condutor do Peugeot que seguia sentido viaduto, ao tentar ultrapassar dois caminhões teria tentado retornar, mas atingiu o para-choque traseiro do primeiro, perdeu do veículo e foi atingido pelo segundo veículo, capotando em seguida. Edvaldo Correia Gusmão dos Santos, de 50 anos, popularmente conhecido como Nederô, e Joseano de Jesus Silva, de 18, ambos moradores do Bairro Guarani, morreram no local. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

(Blog do Anderson)

Horário político gratuito é um tormento, reclamam emissoras


Horário político gratuito é um tormento, reclamam emissoras


Previsto para veicular até 4 de outubro, o horário eleitoral gratuito mudou a grade de programação das emissoras. Nos bastidores do rádio, o impacto é quase devastador, segundo quem trabalha diariamente em uma emissora. Diretor da Estadão/ESPN, Acácio Costa afirma que a programação política não tem nenhuma importância. “Alguém ouve e acredita no que eles falam? É explicitamente publicidade! Não há espaço democrático para que as ideias possam aflorar e agregar algo ao ouvinte”, critica. Ele revela que as últimas três semanas foram conturbadas na rádio Estadão, exigindo pelo menos dez reuniões de alinhamento entre o conteúdo obrigatório e a grade existente. “Em plena era de Internet, a Justiça ainda usa fax para se comunicar com as redações. Temos que deixar uma pessoa 24 horas por dia do lado do aparelho. Do contrário, corremos o risco de perder prazos em caso de notificações e ameaças”. 

(Comunique-se)

Presos destroem celas de delegacia durante rebelião em Mata de São João


Presos destroem celas de delegacia durante rebelião em Mata de São João


Os presos da delegacia de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador, incendiaram as celas na manhã desta sexta-feira (24). Segundo informações da polícia, os detentos colocaram fogo nos colchões e nos travesseiros e tentaram fugir durante a rebelião. A ação começou por volta das 7h, quando o fogo tomou conta das celas. Policiais Militares da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Dias d'Ávila), das Rondas Especiais (Rondesp) e do Comando de Operações Especiais (COE) foram encaminhados ao local para auxilar no combate ação dos presos e conter as chamas na delegacia. Os presos chegaram a quebrar cadeados das celas e saírem para o pátio externo da delegacia, mas não conseguiram fugir. O fogo foi apagado sem a necessidade de reforço do Corpo de Bombeiros e os presos se renderam com a chegada do reforço policial. A delegacia tem capacidade para abrigar 28 presos, mas no momento da rebelião haviam 43 homens dentro das celas. Como as celas ficaram danificadas, os presos estão sendo transferidos no início da tarde de hoje para o presídio de Mata Escura. O delegado Marcos Laranjeira, titular da Delegacia Territorial de Mata de São João, ainda não explicou o que causou a ação dos detentos.

(Correio da Bahia)

Alagoinhas: Mulher perde controle de veiculo e bate em poste


Alagoinhas: Mulher perde controle de veiculo e bate em poste


Um veiculo celta de cor branca, placa NTW-5576, conduzido por uma mulher de prenome Aline, residente em Salvador, colidiu com um poste próximo a localidade da fonte dos padres, Jardim petrolar. Um amigo de Aline estava no local hoje pela manha, e contou que de acordo com informações, Aline conduzia seu veiculo por volta das 2:00 hs da madrugada desta quinta (23), da rotatoria Urbs sentido fonte dos padres, quando perdeu o controle e acabou colidindo com um poste que ainda não tem ligações elétricas. Aline foi socorrida para o Hospital Regional Dantas Bião, com ferimento. Até o momento não temos maiores informações sobre seu estado de saúde.

(Reportagem e fotos: Adelmo Mota)

Deputado diz que erros de gestão levaram Petrobras a crise


Deputado diz que erros de gestão levaram Petrobras a crise


O deputado Jutahy Júnior (PSDB) criticou nesta quinta-feira a crise enfrentada pela Petrobras. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), as importações de petróleo leve subiram 53% de 2009 para 2011, saltando de US$ 9,2 bilhões para US$ 14,1 bilhões. A compra de derivados aumentou ainda mais: 248% no mesmo período. Além disso, a empresa sofreu prejuízo de R$ 1,346 bilhão no segundo trimestre, o pior resultado em 13 anos.. Jutahy destacou o histórico da estatal, começando pela sua criação, em 1953, com a sanção da lei pelo então presidente Getúlio Vargas. “Do ponto de vista dos interesses nacionais, a criação da Petrobras foi seguramente uma vitória. Símbolo do nacionalismo econômico e político, a companhia iria ampliar extraordinariamente o campo de suas atividades nas décadas seguintes, tornando-se uma das maiores empresas do Brasil e do mundo”, disse. 

(Tribuna da Bahia)

Candidata é acusada de tentar impedir emissora de exibir vídeo polêmico em Porto Seguro


Candidata é acusada de tentar impedir emissora de exibir vídeo polêmico em Porto Seguro

Que mal há em se degustar um agulhão frito em um passeio no meio do nada? O que pode haver de comprometedor em uma trilha entre amigos no mato? Sem o ouvido das paredes ou a possibilidade de um grampo por perto, qualquer um se sente à vontade para falar o que quiser. Mas, no caso da deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), bastou um celular ligado para, deste ambiente bucólico e aparentemente inofensivo, surgir um escândalo eleitoral. Candidata ao cargo de prefeita de Porto Seguro, Extremo Sul do estado, Cláudia Oliveira pode ter sua eleição prejudicada por declarações feitas em tom de brincadeira, onde a candidata debocha de desvio de verbas. Favorita na disputa - de acordo a pesquisa 057/2012, do Data Survey - a candidata teve a conversa descontraída gravada em um vídeo obtido pelo jornal O GLOBO e publicado ontem em reportagem com destaque na capa do jornal. A gravação mostra Cláudia e o marido Robério Oliveira caminhando com um grupo de pessoas. Até que, ao passar por uma velha ponte de madeira, Cláudia inicia a simulação de um discurso político. “(...) povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico” disse, em meio a gargalhadas. Quem filma tudo com o celular é o próprio Robério, que é prefeito da vizinha Eunápolis. Também em tom de brincadeira, ele ainda alerta a esposa: “Ó rapaz, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai...”. A assessoria da candidata chegou a garantir que tudo não passa de uma montagem, mas jamais disponibilizou qualquer vídeo original. Procurada pelo CORREIO, Cláudia não retornou as ligações. À TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, Cláudia disse que, em vez de “bilhão”, usou a palavra “agulhão”, referindo-se ao peixe que seria degustado pelo grupo de amigos ao fim do
passeio.

Atirador que matou 77 na Noruega é condenado a 21 anos de prisão


Atirador que matou 77 na Noruega é condenado a 21 anos de prisão

Anders Behring Breivik faz uma saudação característica na sala do Tribunal de Oslo
 
O Tribunal de Oslo condenou nesta sexta-feira o ultradireitista Anders Behring Breivik à pena máxima de 21 anos de prisão prorrogáveis indefinidamente, ao considerá-lo penalmente responsável pelos atentados que há pouco mais de um ano deixaram 77 mortos na Noruega. O atirador era réu confesso dos piores ataques no país desde a Segunda Guerra Mundial. Como a culpa de Breivik não estava em questão, o tema central do julgamento que terminou no dia 22 de junho foi sua saúde mental. Breivik foi sentenciado a uma custódia máxima de 21 anos e a uma mínima de 10 anos, explicou a juíza principal, Wenche Elizabeth Arntzen, antes de assegurar que o veredicto foi unânime. 

(G1)

Bancos cobram até R$ 1 mil para abertura de poupança


Bancos cobram até R$ 1 mil para abertura de poupança


Para evitar que muitas cadernetas de poupança sejam abertas com valores pequenos, os bancos estão aumentando o valor inicial de depósito. O vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira, explica que esse é um movimento das instituições para evitar abertura de contas com R$ 10, por exemplo.


“Os bancos nunca tiveram essa preocupação, mas com mais contas sendo abertas com pequenos valores, eles tomaram essa atitude”. Segundo ele, como cada poupança dessa gera extratos mensais que devem ser enviados para a residência do cliente, não vale a pena para o banco assumir esse custo. “É uma política para reduzir custos mesmo”, reforça. Ontem, em visita às agências de cinco grandes bancos, a reportagem do CORREIO constatou que há instituições cobrando até R$ 1 mil para abrir uma conta poupança. Esse é o caso da Caixa Econômica da Marquês de Leão, na Barra. Segundo uma atendente, para abrir uma conta poupança na agência seriam precisos RG, CPF, comprovante de residência e R$ 1 mil de depósito. Para quem não tem o valor para fazer o depósito, a funcionária indicou uma lotérica, que exige R$ 100. Porém, o gerente da Caixa das Mercês, Joel Viana de Oliveira, explica que esta opção da lotérica é a Conta Fácil, que não funciona como poupança e sim como uma conta corrente. O gerente denuncia que a Caixa não está agindo de forma correta, já que há um normativo do banco dizendo que a poupança deve ser aberta com qualquer valor. “Esse valor de R$ 1 mil é altíssimo. É um grande erro fazer esta cobrança, mas sei que cada agência está tendo um comportamento diferente com relação a esse depósito inicial”. Ele sugere até que o cliente reclame do valor no Serviço de Atendimento da Caixa. O mesmo acontece no Bradesco. Na agência da Marquês de Caravelas, são cobrados R$ 100 para abertura da poupança. Porém, um atendente disse que cada agência da instituição decide que valor vai cobrar do poupador. Ainda na Barra, o Itaú cobra o valor mínimo de R$ 200 e o Santander de R$ 500. A única instituição que não estipula valor é o Banco do Brasil (BB).

Direitos

A coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste, Maria Inês Dolci, diz que no Rio de Janeiro, foram encontradas agências do mesmo banco fazendo exigências de valores diferentes para abrir uma poupança, o que viola o direito à informação garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. “Os bancos têm que informar o consumidor direito, o consumidor tem que saber de forma transparente o que está sendo feito”. Como o rendimento da poupança é o mesmo em todos os bancos, a recomendação é pesquisar os que fazem menos exigências. Em nota, os bancos desmentiram os valores anunciados pelas agências. O Itaú informou que a aplicação inicial mínima é de R$ 50. O Bradesco informou que não há valor mínimo e o Santander comunicou que o valor fica a critério do cliente. O BB não retornou.

(Correio da Bahia)

Explosão mata brasileira e dois filhos em Portugal


Explosão mata brasileira e dois filhos em Portugal


Uma dentista brasileira de 40 anos e seus dois filhos, de 10 e 12 anos, morreram vítimas de uma explosão seguida de um incêndio, nesta quarta-feira (22), na região do município de Faro, em Portugal. Luciana Pinheiro Gioso era de Cristais Paulista, no interior paulista, mas há anos residia naquele país. A polícia de Portugal ainda investiga as causas do incêndio seguido de explosão que atingiu o sobrado onde a brasileira morava com a família. “O quarto começou a pegar fogo, por motivos que ainda não sabemos”, falou à imprensa portuguesa Paulo Simões, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António. Luciana Pinheiro era proprietária de uma clínica dentária em Vila Real de Santo António e residia em um condomínio na Quinta do Sobral, em uma área conhecida como Castro Marim. O marido também atua como dentista, mas havia saído de casa para trabalhar. Os enterros de mãe e filhos serão realizados no Brasil.

(Bahia Notícias)

Ministro diz que julgamento do mensalão terminará em setembro


Ministro diz que julgamento do mensalão terminará em setembro


O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, admitiu na quarta-feira (22), pela primeira vez, que o julgamento só será concluído em setembro. Ele fez a consideração após deixar a sessão plenária desta quarta-feira (22). Com a ponderação, o ministro se une ao ministro Marco Aurélio Mello, que, em ocasião anterior, disse considerar muito “otimista” o cronograma inicial apresentado pelo presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. Em junho, quando o processo foi colocado em pauta, Ayres Britto garantiu que o julgamento terminaria no final de agosto. Barbosa também acredita que a dinâmica do julgamento vai melhorar quando o estilo de votação de cada ministro for apresentado. O revisor Ricardo Lewandowski estreou seu voto nesta tarde com viés mais subjetivo, voltado aos réus, diferentemente de Barbosa, que optou por focar nos fatos criminosos. Além do terceiro capítulo, já votado pelo relator e pelo revisor, outro item que promete demandar mais tempo, por envolver a conduta de vários réus, é o sexto. Esse capítulo trata dos crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro dos partidos de base aliada do governo.

(Bocão News)

Casal briga durante orgia sexual e acaba preso


Casal briga durante orgia sexual e acaba preso


Um casal foi preso em Spring Hill, no estado da Flórida (EUA), após uma confusão durante uma festa de swing, segundo o jornal "Hernando Today". A orgia sexual estava indo bem até que a americana Tina Norris, de 39 anos, ficou com ciúmes ao ver seu namorado, James Barfield, de 56, fazendo sexo com outra mulher. Por outro lado, Barfield teria ficado irritado após sua namorada fazer sexo com dois homens. Os dois começaram a brigar, derrubando vários móveis pela casa. Com a confusão, os outros três participantes da orgia conseguiram fugir antes da chegada da polícia.

Candidata ao Miss Bumbum, transexual baiana economizou por 4 anos para fazer cirurgia


Candidata ao Miss Bumbum, transexual baiana economizou por 4 anos para fazer cirurgia



A transexual baiana Amanda Sampaio revelou que economizou  por quatro anos para conseguir juntar os US$ 7 mil necessários para fazer a operação de mudança de sexo na Tailândia, em 2007. Amanda concorre este ano na segunda edição do Miss Bumbum. A baiana contou para o Ego que trabalhou como cabelereira e fez até programas para juntar o dinheiro. "Não passei dificuldade porque minha mãe me ajudou. Se soubesse (como era boa a sensação pós-cirurgia), tinha feito a operação antes", explicou. Atualmente, Amanda trabalha como gogo girl em uma casa noturna e é gerente de outra, as duas em São Paulo. Ela mudou o nome em maio de 2010 e não divulga o nome masculino com o qual foi registrada ao nascer.

Diferença

Nascida em Itaberaba, Amanda contou que desde criança sabia que era diferente e aos cinco anos já brincava de boneca e de casinha com as amigas. Ela conta com o apoio da família - tem ainda dois irmãos e uma irmã. “Quando minha mãe estava grávida de mim, queria muito uma menina. Tive a alegria de dar a ela a menina que ela queria”, diz. Amanda não se reconhecia no corpo masculino e tinha vergonha ao ver o pênis no espelho. "Eu não me via naquele corpo". Ela resolveu se inscrever ao Miss Bumbum porque sempre recebia elogios para essa parte do seu corpo. Ela se defende das críticas. "Já vieram falar que não é justo eu concorrer, porque não tenho celulite", diz Amanda.

(Correio da Bahia)