Cinco pessoas ficam feridas em acidentes nesta manhã

Duas pessoas ficaram feridas em capotamento na Orla


Da Redação

Cinco pessoas ficaram feridas em três acidentes na manhã desta segunda-feira (30) em vias de Salvador e na BR-324. Um capotamento na Avenida Otávio Mangabeira, em Jardim Armação, orla de Salvador, deixou dois feridos.
Uma mulher e um homem também se feriram em outro capotamento na BR-324, próximo ao viaduto da Avenida Luís Eduardo Magalhães.
Eles foram socorridos por uma equipe da Samu. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Por conta do acidente, o trânsito está lento na BR-324, sentido Feira de Santana.
Nesta manhã, dois ônibus colidiram na Avenida Cardeal Brandão Vilela, sentido Mata Escura. De acordo com a Transalvador, o motorista da Capital ficou ferido. Também não há informações do estado de saúde dele. 
(Atarde)

Gado não resiste à seca e morre à beira da pista na região de Itiúba


                              
Não se vê um sabiá ou pássaro preto cortando a caatinga. São os primeiros retirantes da seca ordinária que atinge boa parte da Bahia. O céu, azul como nunca, pertence somente ao voo sombrio dos urubus. Mau sinal. O que é fartura para eles representa a sede, a fome e a morte de outros animais. Nus, os pastos estão cinzas. Em alguns povoados próximos a Itiúba, microrregião de Senhor do Bonfim, no semiárido baiano, as áreas reservadas ao gado parecem ter pegado fogo. O carro de reportagem começa a estremecer de repente, na estrada de barro entre a BA-381 e a pequena cidade de Andorinha. As chamadas costelas de vacas, dobras que a falta de chuva deixa no meio da pista, tornam a viagem demorada. Mas, é em ritmo lento que a seca fica ainda mais triste. Devagar, é possível ver os primeiros pontos brancos em forma de ossadas. Uma a uma vai surgindo. São seis, em uma distância de 15 quilômetros. As carcaças de crânios são a face mais clichê da estiagem, mas também a mais melancólica. Os animais vivos estão fracos, magros. Muitos não aguentam e ficam “arriados” o dia inteiro. “Tem umas vacas que a gente precisa de cinco homens para levantar e, mesmo assim, não adianta. Elas tornam a cair e em pouco tempo acabam morrendo”, diz Domingos Lopes, 74, que enfrenta toda a arrogância do sol para salvar o que lhe resta.
(Correio da Bahia)

Depois de uma longa batalha judicial, Itanagra tem novo prefeito e muitos problemas para resolver


A cidade tem um grande potencial mas está sufocada entre Araçás, Pojuca, Entre Rios e Mata do São João.
 
 
Ao lado da esposa o novo prefeito vai com a grande missão de governar pelo periodo de 240 dias e fazer sua campanha de reeleição

Durante uma cerimônia realizada sexta-feira,27, na Câmara de Vereadores de Itanagra, marcada para ás 10h, mas só aconteceu quatro horas depois, quando chegaram a oficial de justiça da 185ª zona eleitoral sediada em Mata de São João, Eliene Cunha Faleto e a serventuária Janine Pinto Araújo, com autorização do juiz eleitoral Ademar Ferreira Souza, para que o ato fosse realizado.  Valdir Jesus de Souza (PSB) foi reconduzido ao mandato de prefeito. Didi, como é conhecido, vem disputando uma verdadeira batalha judicial desde outubro de 2008, quando perdeu a eleição para Percidio Ribeiro dos Santos, por 45 votos. (1.279 votos)  Didi (1.234 votos).

Percídio Ribeiro dos Santos e seu vice Carivaldo da Silva Passos haviam sido afastados na última semana de dezembro 2011, acusados de captação ilícita de sufrágio na eleição de 2008, e Didi assumiu.Porém, nove dias depois, em 03 de janeiro deste ano (2012), tendo em vista o deferimento de medida liminar pelo TRE-BA, dando efeito suspensivo ao recurso ordinário na AIME 02/09, eles foram reintegrados no cargo de prefeito e vice-prefeito e permaneceram até a noite de terça-feira (27/04), quando tiveram seus mandatos cassados, e segundo informações na cidade, enquanto Didi estava sendo empossado, Percídio estava em Brasília para evitar a posse, ou quem sabe derrubá-la consequentemente.

Houve um reforço no efetivo policial, mas não aconteceu nenhum incidente

Antes da posse, um carro de som anunciava o ato pelas ruas da cidade enquanto Didi permaneceu em sua residência até a chegada das representantes da Justiça Eleitoral na Vila São José do Avena, a 14 km da sede, onde mora com a família. Ao chegar a Câmara, acompanhado da esposa Edna Ferreira dos Santos e do deputado estadual, Roberto Carlos (PDT) foi recepcionado por amigos, familiares e correligionários.
Ao falar para os presentes, Didi anunciou que sua primeira medida no cargo será fazer uma auditoria nos contratos e licitações firmados na gestão de seu antecessor, Percídio Ribeiro dos Santos (DEM) e disse que estava assumindo o mandato como desafio, pois terá que administrar um município que está com três meses sem pagar aos funcionários, os carros que transportam os alunos e fornecedores, estão todos sem receber da Prefeitura. 
Ao Callila Notícias, o novo chefe do executivo disse que sempre acreditou na justiça e há 22 anos vinha esperando por este momento, pois todas as eleições que foi derrotado, segundo ele, foram de forma fraudulenta e recorria à justiça eleitoral uma reparação. Questionado sobre os secretários, ele disse que já tem sua equipe formada, porém divulgou apenas o nome do advogado André Ferraz, que será o procurador jurídico e dos controladores internos, Adnilson e Gibson. Confiante, Didi repetiu várias vezes que tem consciência do desafio e que “desafio existe para ser vencido. O momento é difícil, mas também especial. Nosso compromisso é dobrado com o povo que esperou 22 anos que isto ocorresse e agora é hora da liberdade e do desenvolvimento. Quem nos conduziu a Prefeitura foi à justiça, fazendo justiça ao voto popular e tenham certeza, valeu a luta. Falando, ninguém acredita no estado em que a Prefeitura está, só vindo aqui e vendo com os próprios olhos”, conta o socialista.
Roberto Carlos pediu a mata do São João que devolva parte do território que pertence a Itanagra

Por telefone, o deputado federal Josias Gomes (PT), disse que não compareceu ao evento por uma questão de agenda, mas que estava muito feliz com a posse de Didi e Ari. Segundo o parlamentar em poucos dias a população irá perceber a mudança no município e que vai discutir o que é prioridade e colocar emenda no orçamento da união para realização de obras estruturantes que venham melhorar a vida do povo.
Ele disse também que nos próximos dias estará em audiência com o governador Wagner e juntamente com Didi, vai levar as demandas urgentes do município, pois com a conclusão da construção da BA 504, Itanagra será um município de referencia no trajeto dos municípios localizados no nordeste do estado para Porto de Sauipe e as praias da linha verde. “O retorno de Didi a Prefeitura e a estradas foram duas coisas boas para Itanagra”, concluiu Gomes, afirmando que dentro de dez dias fará uma visita a comunidade.   
 
O vice-prefeito Arivaldo de Souza Gomes agradeceu o apoio recebido dos deputados Roberto Carlos e Josias Gomes, que sempre estiveram juntos, presentes nas sessões do pleno e disse durante o discurso que tinha consciências que estavam recebendo um município sucateado, cheio de débito e que a batalha não seria fácil num curto período de 08 meses. “São apenas sete meses pela frente para administrar um município falido,  dentro deste periodo vai acontecer a campanha eleitoral e Didi será candidato a reeleição, mas não iremos misturar campanha com administração e depois, de outubro a dezembro, concluiremos nossa gestão certos que teremos o apoio popular”, falou Ari.
Aos 56 anos, Didi foi vereador em 1988, tendo inclusive assumido a função de presidente da câmara, depois assumiu diversas secretárias e administração Distrital de José do Avena nas gestões de Antonio Souza Gomes, quando prefeito por Mata de São João e depois como o primeiro de Itanagra e de Arivaldo de Souza Gomes (PRB), que foi reintegrado com vice-prefeito.
Didi, que seguiu a pé da câmara e Prefeitura distante cerca de 100 metros, abriu a sede do pode executivo e no gabinete do prefeito, passou assumir a responsabilidade de desenvolver o município, que não tem se quer um posto de gasolina e conta com posto do Bradesco e o Banco do Brasil postal. O lixo toma conta das principais ruas e dos 28 povoados, apenas seis tem sistema de abastecimento d’água encanada.

Entenda o caso– Tudo começou quando o Juiz Eleitoral Ademar Ferreira Souza negou os pedidos de registros dos candidatos eleitos a prefeito, Percidio Ribeiro dos Santos (DEM), e a vice Carivaldo da Silva Passos (DEM), do município de Itanagra. O pedido de anulação foi requerido pelo candidato do PSB, Valdir Jesus de Souza, que não ganhou a eleição por 45 pontos de diferença, e pode assumir na hipótese de a Justiça confirmar o indeferimento do registro do adversário. Percidio é vice-prefeito de Itanagra, e se candidatou com a renúncia da ex-mulher do atual prefeito, Dânia Maria da Silva.
O problema é que a candidata desistiu de disputar o cargo, no dia 03 de outubro e no dia 04, um dia antes da eleição, encaminhou por fax o comunicado da renúncia. Ainda no dia 03/10, Percídio fez sua inscrição e a do vice, ilegalmente, pois no dia 04, Dânia ainda era candidata, portanto não poderiam ter feito a inscrição de outro postulante.
A cidade parece desacreditada, pois não possui posto de combustivel

Dânia Maria da Silva havia separada de Jurandir Mascarenhas Gomes há mais de quatro anos, porém ficou atuando com secretária de ação social e mesmo não havendo relacionamento matrimonial, apesar de terem filhos, pois não eram casados civilmente, quando foi aprovada a lei no nepotismo, ela foi exonerada, juntamente com uma irmã e um filho de Jurandir, caracterizando parentesco, criando ai um dos motivos para gerar um processo de impugnação e para não correr este risco, optou por substituir seu nome por Percidio Ribeiro.  Além da questão de registro, também foi alegado e provado compra de votos.
Jurandir Mascarenhas, já exerceu três mandatos de prefeito, ou seja, 1992, 2000 e 2004, mas Dânia Maria esteve como primeira dama nos seus dois primeiros mandatos. Procurada pelo CN, ela não estava em casa. Atualmente filiada a PT, Dânia já estar nas atividades da pré-campanha.

Dos nove vereadores, sendo 02 do PT, Vivaldo Batista de Oliveira Neto e Gerson Batista Veloso, Raimundo Nonato de Almeida Costa (PRB), José Gerson Leal de Oliveira (PRTB), Valdimiro Santiago de Souza (PSB) e Josielmo Santos de Souza (PSDC), apóiam abertamente a base de Didi. O vereador Rosalvo Luiz Láudano Santos (PSD), não definiu a posição e José Fabiano da Silva (PDT), mantém até o momento uma posição contrária, segundo o presidente da Câmara, vereador Luciano Rangel Batista de Oliveira (PR), que também faz parte da base da situação.
O vereador Miro Santiago, como é conhecido o socialista Valdimiro Santiago, informou ao CN que apenas sete, dos nove vereadores compareceram à posse do prefeito e os dois ausentes enviaram justificativas alegando motivo de viagem. “Não tenho dúvida quanto ao apoio que Didi terá da Câmara Municipal. Estamos sintonizados com o povo de Itanagra, que só quer o progresso da cidade”, comemorou.
Grande esperança da população itanagrense é a construção da rodovia que vai aproximar a BR 101 a linha verde
  
De acordo com o vereador Josielmo Santos, “Josiel” a posse de Didi é esperada há muito tempo por todos na cidade e confirmou que e cinco partidos já integram a base governista, formada por PSB, PRP, PT, PR e PDT.
Saiba mais sobre Itanagra - O município de Itanagra foi fundado no dia 30 de julho de 1962, e a cidade teve inicialmente outras denominações como Cipó das Cabaças, Engenho de Cipó, Açú da Torre, Vila de Itanagra até passar ao nome atual. O nome Itanagra significa Pedra de Areia. A cidade já foi habitada por povos indígenas e fica situada entre os  municípios de Entre Rios, Mata de São João Pojuca e Araçás, hoje um municipio cercado de progresso, porém não vem usofruindo. Basta salientar que a sede municipal está situada a 18 km da linha verde, uma das areas mais badaladas da Bahia e que segundo informações teria perdido parte do território para Mata do São João, tendo inclusive sendo cobrado pelo deputado Roberto Carlos que o municipio devolvesse a Itanagra o que lhe pertence.
Das 417 municípios, Itanagra estar na posição 388 e segundo o censo de 2010 tem 7.591 habitantes. Apesar da gestão anterior ter como slogan, “Construindo uma cidade”, a única obra que vem trazendo esperança à comunidade é a construção da BA 504, com 22,21 km de extensão, ligando até Araçás.
O Tribunal de Contas do Município (TCM) já havia votado neste mês a favor da emissão de um parecer prévio para rejeitar contas da prefeitura da cidade relativas a 2010 e recomendou a formulação de representação ao Ministério Público, aplicou multa de R$ 7 mil e determinou devolução de mais de R$ 37 mil aos cofres públicos. Cerca de R$34 mil desse valor não teve comprovação de despesa.
Para o próximo pleito deverão estar na disputa, além do prefeito afastado, o que acaba de assumir e Dânia Maria.
Texto Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Uso de helicóptero da PM deixa leitor indignado com Wagner


                                       
O fato de o governador Jaques Wagner (PT) ter priorizado o helicóptero como meio de transporte em seus deslocamentos, mesmo em Salvador, tem gerado sentimentos que vão da curiosidade à indignação, como a desse leitor do Política Livre que o flagrou – e por isso revoltou-se ainda mais – descendo da aeronave pertencente à PM. Junto com uma sequência de três fotos, produzidas com seu Iphone, portanto, de baixa definição, ele fez um texto que o site reproduz abaixo. Como não pediu sigilo, seu nome é divulgado ao final da nota: “Enquanto em Salvador e a Bahia o índice da violência cresce a cada dia assustadoramente, o governador Jaques Wsgner utiliza (sic) o helicóptero da Policia Militar para transporta-ló (sic) do palácio de ondina para o aeroporto de salvador. A Policia (sic) e toda a sua estrutura deveria (sic) estar protegendo a população e não transportando sua excelência. O cidadão paga impostos para ter segurança e nào (sic) para o governador de beneficiar. O gelo optei pousou as 8:25 hs no hangar da EBRA e o governador desceu e pegou um avião Xingu da Abaeté. Joseph Maia”.
(Política Livre)

Pojuca: Colisão entre carro e moto deixa dois mortos na BA-507



Duas pessoas morreram na madrugada deste sábado (28) em um acidente no Km 02 da BA-507, próximo ao município de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma motocicleta Honda CG125 se chocou de frente com uma Splitter Mercedes Benz por volta das 4h15 da manhã. O condutor da motocicleta, Derivaldo Santos do Nascimento, e o carona, Anderson Dos Santos Silva, de 16 anos, morreram antes mesmo de serem socorridos. O motorista da Splitter, Adalton Rodrigues dos Santos, de 40 anos, não ficou ferido. Ainda segundo a PRE, não há informações sobre o motivo que fez o motociclista perder a direção do veículo e bater de frente com a Splintter.
(Correio da Bahia)

Moradores de Barreiras protestam contra violência

Moradores vão às ruas pedir paz para a cidade

Miriam Hermes, da Sucursal Barreiras


Com o fechamento da BR-242 por cerca de 10 minutos, um grito contra a violência foi realizado na manhã deste sábado, 28, em Barreiras (a 855 km de Salvador), na região oeste da Bahia, em protesto à onda de crimes que está assustando a população. Esta semana, o policial militar Renato da Silva Oliveira, de 31 anos, foi morto e esquartejado. O corpo foi encontrado em três locais diferentes nos arredores da cidade.
O ato reuniu representantes de diversos setores da comunidade, na Praça Castro Alves e nas proximidades do Centro de Abastecimento Barreiras (a feira livre), onde a movimentação é intensa.
A mobilização, que  teve origem na Pastoral da Juventude da diocese de Barreiras, contou com o apoio da Agência 10envolvimento, dos alunos e professores da Ufba, da Comissão Voluntária pela Segurança e Paz, que congrega mais de 40 entidades e outras organizações como a Academia Barreirense de Letras.
De acordo com o bispo de Barreiras, Dom Josafá Menezes, “mais uma vez a sociedade civil se manifesta para cobrar medidas eficazes no combate à violência, que cresce no mundo todo e assusta também na nossa região”. Para ele, é importante que a sociedade ajude com idéias e ações, “pelo bem da coletividade”.

(ATARDE)

Feira: Adolescente baleado na boca morre no hospital


                              
Morreu no Hospital Geral Clériston Andrade na noite de sexta-feira (27),o adolescente de 17 anos, Alessandro Mathias da Silva, que residia no bairro Baraúnas. Segundo a polícia, o jovem estava próximo a casa onde morava quando foi baleado com tiros na boca e nas axilas, disparados por dois homens não identificados, por volta das 18h. Ele ainda foi socorrido para o hospital, mas não resistiu. Até o momento a autoria e os motivos do crime não foram identificados. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
(Acorda Cidade)

Didi (PSB) assume Prefeitura de Itanagra e anuncia auditoria nos contratos


                                       
 
Durante a cerimônia de sua posse como prefeito, realizada na manhã de hoje na Câmara Municipal de Itanagra, o microempresário Didi (PSB) anunciou que sua primeira medida no cargo será fazer uma auditoria nos contratos e licitações firmados na gestão de seu antecessor, Percídio Ribeiro dos Santos (ex-PFL/DEM). O ex-gestor foi cassado no final de março pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e teve as contas de 2010 rejeitadas pelo TCM.

"Minha primeira medida como prefeito será verificar todos os contatos e licitações para tomar pé do tamanho do estrago que foi feito em Itanagra. Falando, ninguém acredita no estado em que a Prefeitura está, só vindo aqui e vendo com os próprios olhos", afirmou o socialista, que deve anunciar o novo secretariado a partir da próxima semana.

O vereador Miro Santiago (PSB), informou que sete dos nove vereadores compareceram à posse do prefeito e os dois ausentes enviaram justificativas alegando motivo de viagem. "Não tenho dúvida quanto ao apoio que Didi terá da Câmara Municipal. Estamos sintonizados com o povo de Itanagra, que só quer o progresso da cidade", comemorou.

O vereador Josiel (PRP), por sua vez, disse que a posse de Didi é esperada há muito tempo por todos na cidade. Segundo ele, pelo menos seis vereadores de cinco partidos já integram a base governista, formada por PSB, PRP, PT, PR e PDT.